sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Brasileirão sem brilho!!!

Prestes a terminar mais uma edição do Campeonato Brasileiro de futebol, pouca coisa emociona os torcedores. Com o São Paulo campeão há várias rodadas fica faltando apenas a definição de quais serão os times que vão disputar a próxima taça libertadores da América e as equipes que serão rebaixadas. Foi um Brasileirão sem brilho! Um dos motivos foi que os principais craques do país jogam no exterior nos campeonatos espanhol, italiano, inglês, alemão... Outro fator é a fórmula de disputa do campeonato. Concordo com os críticos esportivos que aprovam o torneio por pontos corridos. Sem dúvida, o campeão será aquele que tiver a melhor campanha. Foi assim com Cruzeiro, Santos, e São Paulo. No caso do Corinthians é um capítulo a parte. Ele foi premiado pelo cancelamento de diversos jogos na máfia do apito. Beneficiou o clube paulista e prejudicou a equipe que apresentou um bom retrospecto que foi o Internacional. Mas essa história fica para uma outra oportunidade. Abro a polêmica novamente. Será que o campeonato não deveria voltar a velha forma com play-off decisivo? Acho que ficaria ainda mais emocionante a competição. Ver a imprensa passar o dia inteiro cobrindo o Clube A e o B antes da decisão. Os torcedores motivados para a final. E a emoção do campeão após a finalíssima é muito legal. Sei q um dos complicadores é o "tal" calendário do futebol e que muitos times já ficariam parados em Outubro. Para isso podia ser feito o campeão do primeiro turno contra o do segundo. Já teriamos uma decisão. Ou os quatros primeiros jogando mata-a-mata. Na verdade o que gostaria era que o Brasileirão tivesse mais emoção do que atualmente. Já que não podemos contar com os nossos craques, que se valorize cada vez mais o espetáculo!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Engenheiros do Hawaii em Novos horizontes

Parece que Humberto Gessinger gostou mesmo da fórmula "acústico". O mais recente trabalho dos Engenheiros do Hawaii segue na linha dos violões. Confesso que ao ouvir pela primeira vez o disco achei uma cópia mal feita do acústico MTV. Porém, vendo o DVD mudei o conceito. É um trabalho que não tem a mesma estrutura dada pela MTV para a realização de um disco. Mesmo assim, o primor das letras e a musicalidade dos Engenheiros compensam os outros elementos. Novos horizontes não se limita em ser regravações de sucessos. Tem 9 músicas novas com temas do momento, algo que é característico na carreira de Gessinger, e reeleituras para mais 9 clássicos como por exemplo Toda forma de Poder e Alívio imediato. Com relação as novas canções destaco "Não consigo odiar ninguém" que segundo o release no site da banda foi inspirado em uma reportagem sobre as comunidade do orkut "Eu odeio isso, aquilo, etc"; Guantánamo e vertical.

PARTICIPAÇÕES
Como foi no acústico MTV, os convidados para o mais recente trabalho dos Engenheiros são Carlos Maltz (ex-baterista e fundador da banda) e Clara Gessinger (Filha de Humberto); Maltz participa tocando bateria e cantando na música cinza. Já Clara canta com o pai duas músicas: "Onda" e Parabólica (música composta por Humberto para ela).
DISCOS
Novos Horizontes é o 18º trabalho oficial dos engenheiros, fora os discos de coletâneas. Antes desse trabalho tiveram:
Acústico MTV (2004); Dançando no campo minado (2003); Surfando Karmas e DNA (2002); 10.001 Destinos (2001); 10.000 Destinos (2000); Tchau Radar (1999); Minuano (1997); Humberto Gessinger Trio (1996); Simples de Coração (1995); Filmes de Guerras e canções de amor (1993); Gessinger, Licks e Maltz (1992); Várias Variáveis (1991); O papa é pop (1990); Alívio Imediato (1989); Ouça o que eu digo não ouça ninguém (1988); A revolta dos dândis (1987) e Longe demais das capitais (1986).

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cascavelletes no You Tube

No you tube tem um vídeo de uma apresentação muito louca, entre as várias que os Cascavellettes proporcionaram aos seus fãs. Mas essa que vou comentar é surreal. Embalados pelo sucesso de Nega Bom bom que estava na trilha de top model, novela da Globo, o grupo foi se apresentar no programa Clube da Criança na extinta TV Manchete. A apresentadora era Angélica. Ai é que vem a história, a música que os Cascavelletes tocou no programa foi "Eu quis comer você". Algo bizarro!!!! A platéia era formada só por crianças que aplaudiam e dançavam uma música que provavelmente não sabiam o significado da letra. O pior veio depois com a Angélica "entrevistando o vocalista Flávio Basso. Claro que essa história já tem mais de 20 anos. Hoje com o tal indicativo de adequação para os programas de TV (uma espécie de censura elaborada pelo governo federal) acredito que não iria ao ar no horário em que era exibido o clube da criança e muito menos para aquele público. Ainda sobre os Cascavelletes, neste ano a formação original se reuniu para fazer uma única apresentação que aconteceu na festa de aniversário da rádio Pop Rock. Os fã foram ao delírio ao ouvirem vários sucessos do grupo que marcou o rock gaúcho no fim dos anos 80.

Um pouco da história dos Cascavelletes
Considerados os primos sujos da banda TNT, os Cascavelletes surgiram em 1986./ Flávio Basso (vocal) e Nei Van Sória (guitarra), Frank Jorge (baixo) e Alexandre "Lord" Barea (bateria) formavam o grupo. Eles gravaram uma demo que se tornaria um verdadeiro clássico do sul, com músicas "Menstruada", "Morte por Tesão", e "O Dotadão Deve Morrer". Em 1988, vem o primeiro disco independente, com várias músicas da demo e mais algumas novidades, como "Estou Amando Uma Mulher". No ano seguinte, lançam o disco "Rock'a'ula". O trabalhou emplacou vários sucessos, como "Moto", "Jéssica Rose" e "Nega Bom Bom", que fazia parte da trilha sonora da novela Top Model da rede globo. Em 1991, gravam um compacto com as músicas "Sob Um Céu de Blues" e Homossexual", último registro em disco.

domingo, 11 de novembro de 2007

Ira!!!

Uma das principais bandas de rock do país está na UTI. Com a saída de Nasi do Ira! o futuro é insólito para o grupo. Mesmo Edgar Sacandurra sendo o gênio e mentor do Ira, a banda perde uma de suas principais características: identidade. Os integrantes garantem q vão manter o mesmo espírito agora com Edgar nos vocais. Acho q não será a mesma coisa. No ano passado assisti um show dos caras em São Leopoldo... Muito bom!!! Um grupo que mostrava sincronia, cumplicidade, tesão e música boa. Entrei no site oficial http://grupoira.uol.com.br/ e para minha surpresa encontrei a seguinte mensagem "Site temporariamente fora do ar". Pergunto: A página na internet está fora do ar p/ não precisar explicar o que a aconteceu com a banda? Ou pq esperam a volta de Nasi???

A HISTÓRIA:
Toda confusão começou em Setembro quando Nasi brigou com o empresário, seu irmão, Airton Valadão Júnior. Segundo os principais sites, o cantor teria avisado que sairia da banda após a turnê do disco invisível DJ p/ se dedicar a um projeto solo. Marcos Valadão, o Nasi, teria sido agredido com uma faca por Júnior, depois de discussão sobre os negócios do conjunto.

CONFUSÃO:
Declarações de Nasi à revista "Flash News": "Tenho duas coisas que são sagradas para mim: O Ira! e a música, que eles profanaram”, disse Nasi . Sobre o guitarrista Edgard Scandurra, o cantor declarou: "Esse canalha vive agindo como uma Greta Garbo, exercitando seu poder para intimidar os outros”.

Declarações de Edgar Scandurra: "Entre os vários momentos de altos e baixos, o melhor momento da nossa carreira foi há pouco tempo, com o lançamento do 'Acústico MTV'. A gente ficou com música no primeiro lugar das paradas, coisa que não acontecia há muitos anos, conquistando um público mais jovem", disse o guitarrista. "A gente estava passando mais tempo fora do que em casa com as últimas turnês, talvez isso tenha ajudado no desgaste. Questionado pela revista se ele tinha esperança de que as coisas ainda se acertem ele respondeu: "Eu tenho esperança que a decisão que nós tomemos seja a melhor para o Ira!". "A história bonita da banda tem que prevalecer".

CONCLUSÕES:
O desgaste da banda foi algo natural depois do sucesso do acústico MTV. Antes desse disco o Ira! estava um pouco esquecido pela mídia. Mantinha ainda uma relação forte com os fãs. Ai veio novamente o sucesso e o cansaço dos shows. O casamento com mais de 20 anos parece ter chegado ao fim. Mas acredito q o tempo vai encarregar de unir os "meninos paulistas" novamente. Para os apreciadores fica o desejo de sucesso a todos os músicos. Bandas como Capital Inicial, TNT, Rádio Táxi, The Police entre outras passaram por isso. E retornaram em nome do rock'n'roll e da grana dos shows e discos com os maiores sucessos... Faz Parte!!!!