segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Semana em pílulas: nº. 03

Assuntos em destaque.

1) Grenal na Web: Viva as televisões via internet. Só assim consegui assistir o Grenal. Que por sinal foi um jogo razoável. Mesmo o Inter tendo mais chances na partida, acho que o 1x1 foi justo. Fiquei impressionado com a ousadia do medroso Celso Roth. Colocou um atacante no lugar de um zagueiro. Parabéns, até que um dia.

2) Vinny: Lembram dele? Aquele que gravou “trocentas” músicas iguais. O autor da inesquecível “Heloísa mexe a cadeira”. Pois é, ele está de volta. Agora acústico. Que medo! Ele foi aquele que um dia ousou gravar uma música com a “Tiazinha”. O refrão é fantástico. “Uhh tiazinha; mexe essa bundinha e vem”... hehehe.

3) Eurocopa: A Espanha levou a taça. Assisti apenas aos jogos que passavam na tv aos finais de semana. Mas o que vi gostei. Grandes partidas. Ganhou a equipe que soube melhor explorar e dominar o meio campo. Mesmo com a eliminação precoce, a Holanda jogou muito bem enquanto esteve no torneio. Fiquei impressionado com o futebol apresentado pela Rússia.

4) Dicionário Brasília – Porto Alegre / Porto Alegre – Brasília: Olha a confusão. Aos poucos eu vou imitando o grande professor Luis Augusto Fischer.

Vamos fazer o rancho?
Em Brasília: Construir uma moradia
Em Porto Alegre: Fazer compras no mercado

Polar?
Em Brasília: Relativo aos pólos celestes ou terrestres
Em Porto Alegre: Cerveja

Tesourinha?
Em Porto Alegre – Tesoura pequena ou nome de um ginásio de esportes
Em Brasília – Via que dá acesso aos eixos rodoviários (vulgo retorno)

Esquina?
Em Porto Alegre - Canto onde duas vias públicas se cortam
Em Brasília: Não consta nada no dicionário. Até porque aqui não existe esquina.

5) Euricão: Até que enfim tiraram o cartola Eurico Miranda do Vasco. Custou! Vamos ver se o maior ídolo do clube da cruz de malta, Roberto Dinamite, será um bom dirigente.

domingo, 22 de junho de 2008

A Semana em pílulas: nº. 02

Assuntos em destaque.

1) Eurocopa: Só “jogão”. No final de semana tivemos duas ótimas partidas. A Rússia eliminou a favorita Holanda na prorrogação e a Espanha tirou a Itália nos pênaltis. As semifinais ficam assim: Alemanha x Turquia e Rússia x Espanha

2) Os Trapalhões: Renato Aragão e Dedé Santana vão reviver a dupla na Turma do Didi. Depois de alguns anos separados, eles tentam retomar a parceria de sucesso dos anos 80. Claro que temos que lembrar sempre dos saudosos Mussum e Zacarias.

3) Felipão agora no Chelsea: Depois de ser eliminado pela Alemanha na Eurocopa por 3x2 o ex-técnico da Seleção portuguesa começa a pensar nos novos comandados do time inglês. Não tenho dúvida de que ele terá muito sucesso no Chelsea. É a equipe de Londres investindo para conquistar a Champions League 2008/2009.

4) Plácido Domingo: O tenor vai se apresentar em Outubro no México em um sitio arqueológico. O local tem tudo a ver... hehehe!! Que maldade!!! Tirando a minha brincadeira de mau gosto, em março deste ano, o veterano Domingo foi eleito o maior tenor de todos os tempos por um júri de 16 críticos convocados pela revista "BBC Music Magazine". Ele ficou popularmente conhecido com a apresentação dos três tenores em 1990 na abertura da copa do mundo da Itália. Ele dividiu o palco com nada mais nada menos que Luciano Pavarroti e José Carreras.

5) O Brasil de Dunga: Não vou aprofundar a análise. A campanha nas eliminatórias reflete o desempenho do técnico. A seleção penta campeão é a 5ª na competição. Se terminasse agora, a seleção canarinho ia ter que disputar uma repescagem com a equipe que ficar em 4ª na disputa das Américas Central e Norte para conseguir a vaga para a Copa da África do Sul.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Semana em pílulas: nº. 01

Como nem sempre tenho tempo ou paciência para escrever sobre um determinado assunto, estarei enumerando cinco tópicos com pequenos comentários. Todo domingo estarei destacando o que vi, ouvi, li ou observei. Sempre dentro das características do Blog: Futebol, música e outras histórias (Não necessariamente nesta ordem). Até porque, política e economia vamos deixar para quem ganha dinheiro com isso.... hehehe

Cincos assuntos em destaque.

1) Brasil, meu Brasil Brasileiro: Parece que o Dunga resolveu inventar na seleção. Os jogadores tupiniquins que atuam no exterior estão em ritmo de férias. O reflexo da atuação maravilhosa do Brasil de Dunga: Paraguai 2 x 0 Brasil / Brasil 0 x 2 Venezuela.

2) Morre o sambista Jamelão: O samba está de luto. Mas como diz a música “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar”.

3) Fresno no Altas horas tocando Chitãozinho e Xororó: Os “Emos” fizeram uma versão para Brincar de Ser Feliz que é aquela música que tem refrão assim “Como é que eu posso me livrar das garras desse amor gostoso”

4) O Frio de Brasília: Isso existe aqui? Ou será apenas ilusão. Uma coisa é certa, a seca já começou, pois a última chuva foi em Abril.

5) Grêmio é segundo no Brasileirão mesmo com Celso Roth: Justiça seja feita o time está bem ajustado jogando um futebol bem competitivo. Mas isso vai até quando?

domingo, 15 de junho de 2008

O Adeus de um ídolo

A vida é feita de ciclos. E nesses ciclos há sempre um período de recomeço. Nesse novo momento em que esta vivendo o Internacional, na retomada de trabalho, o maior ídolo do clube dá adeus, ou, um até logo. Fernandão está deixando o time que aprendeu a amar e que se identificou desde o inicio de sua trajetória de muitas vitórias pelo colorado. Um profissional sério e competente. Como falei no início sobre ciclos, o atacante completa um período importante. Ele vai para o futebol de catar ganhar uma boa grana. E quem sabe ele não volte ao futebol gaúcho num futuro próximo. Boa sorte!!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O chefe do Rebanho chegou

O Internacional contratou Tite para ser o comandante do clube. O desafio de Adenor Bachi ao assumir o campeão do mundo de 2006 é levar o colorado a novas glórias. Para isso ele terá que provar o seu profissionalismo a cada dia. Ele chega com uma certa desconfiança por parte da torcida em função de ter declarado publicamente ser torcedor do Grêmio. E foi exatamente com o arqui rival as principais conquistas da carreira como por exemplo o título da copa do Brasil de 2001. Tite é um profissional competente e chega com a missão de substituir Abel Braga. Acredito que ele terá a capacidade de acertar a equipe no Brasileirão. No RS ele ficou estigmatizado pelo episódio das ovelhinhas quando o ex-presidente Flávio Obino numa conversa com o então vice de futebol Luis Eurico Vallandro captado pela imprensa quando se referiu à relação do treinador com o grupo de jogadores do tricolor. Aí pergunto: Qual treinador não tem os seus “bruxos”. O antigo treinador do Inter, Abel trouxe para o colorado o zagueiro Fabiano Eller com quem tinha trabalhado no Fluminense e no Flamengo. Criou também uma relação de parceria com os atacantes Fernandão e Iarley. E quem não se lembra das eternas oportunidades recebidas por Adriano Gabiru e Michel.
De toda a forma ressalto mais uma vez minha admiração por Tite e acho que ele terá sucesso no comando do Internacional.

Sport é o campeão da Copa do Brasil

Muito merecido o título conquistado pelo Sport na Copa do Brasil. Foi à equipe que mais empolgou torcedores e apaixonados por futebol. Eliminou nada mais, nada menos que a forte equipe do Palmeiras, o campeão do mundo Internacional e a tradição do Vasco da Gama. Durante o torneio, a Ilha do Retiro se transformou, como muitos jornalistas disseram, na “La Bombonera” Brasileira. Um time que mostrou brio, garra e qualidade técnica. Vale destacar que fiquei impressionado com o trabalho realizado por Nelsinho Baptista. Achava que ele tinha acabado para o futebol, pois no futebol nordestino ressurge como um fênix. Outros heróis importantes no título do Sport: Magrão, Dutra, Sandro Goiano, Carlinhos Bala e Romerito (que não pôde jogar as finais porque o seu contrato de empréstimo tinha terminado).
Ao Corinthians o segundo lugar deve servir de estímulo na disputa da série B. Depois de um 2007 trágico, o Timão vai bem na Segundona e chegou a final da Copa do brasil. Em outros tempos o resultado seria uma tragédia. Mas na atual situação do Coringão foi um tropeço num caminho que promete ser cheio de obstáculos até o fim deste ano.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

A emoção de Iarley

Uma cena difícil, porque não dizer rara, de se ver nos últimos tempos no futebol. O jogador Iarley chora ao se despedir do Internacional. O atleta vai atuar a partir de agora no Goiás. A imagem e o gesto do atacante ainda mostra que é possível criar um vinculo com um clube de futebol e seus torcedores. Iarley sempre foi um profissional dedicado e com espírito de grupo. É uma pena que o desfecho da carreira desse atleta no Inter tenha que ser dessa forma meio a contra gosto. Ele participou ativamente das principais conquistas do colorado, a Libertadores e o Mundial de 2006. Mesmo assim temos que entender que são coisas do futebol e do “tal” profissionalismo.
Sinceramente acho que ele ainda podia render no Inter, mesmo assim, entendo que ele é um jogador caro para os cofres do clube principalmente por estar na reserva. Desejo boa sorte ao atleta nesse novo desafio. Fica a minha admiração pelo competente atacante e artilheiro que foi no Inter.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O QUE É SER DE BRASÍLIA

Essa história com elementos bem peculiares de Brasília recebi por e-mail do amigo e colega da Tv justiça Werles Neves. Vamos à lista

O QUE É SER DE BRASÍLIA

1) Você se sente confortável com a umidade de 10%.
2) Ao dirigir, você fica meio paranóico com os limites de velocidade.
3) Você, de fato, pára o carro na faixa de pedestres.
4) Você acha normal um PM a cada cruzamento e cruzar com uma viatura da PM a cada 500 metros.
5) Ouve dizer 'é bem pertinho' e pensa tranqüilamente em 10 km.
6) Você sabe do que estão falando quando perguntam 'conhece alguém da cinco'?
7) Você se sente à vontade com endereços em coordenadas cartesianas.
8) Sabe que se for a um endereço nas 300, 100 e 200 irá a um apartamento bom; na 400 provavelmente terá que subir escadas; na 700 vai ter de procurar vagas nas calçadas das casas.
9) Quando começam as chuvas você escuta ' esse ano vai chover como nunca'.
10) Quando param a chuvas você escuta 'esse ano a seca vai ser braba'.
11) Você vê alguém fazer barbeiragem no trânsito e diz 'Só pode ser goiano'
12) Não agüenta mais quando chegam os seus parentes querendo conhecer a torre e a esplanada.
13) Você reclama para o amigo: 'Não tem nada para fazer nessa cidade..' Mas fica indignado quando alguém de fora reclama que em Brasília não tem nada para fazer.
14) Sabe, perfeitamente, o que significa quando alguém diz 'Eu moro no Lago'
15) Pelo menos cinco pessoas que você conhece fazem Direito.
16) Fica chateado quando te perguntam se já viu o presidente.
17) Você vê o dia começar friozinho; acha perfeitamente normal que às 11hs esteja fazendo um calor de rachar; à tarde esteja muito, muito quente e seco; à noite, frio novamente ou até mesmo desabando um temporal; isto, além de a chuva ter iniciado e parado cinco vezes durante o dia ou à tarde.
18) Você não tem a menor noção do que seja uma esquina de paralelepípedos.
19) Você sabe que 'Ir ao Gilberto' não quer dizer visitar alguém.
20) Sabe que Samambaia não é só uma planta !
21) Você diz 'Vou ao Shopping' sabendo que isso só pode siginificar ir ao Parkshopping, se não, diria 'Vou ao Pátio' ou 'Vou ao Alameda'.
22) Sabe que se for ao shopping Pier 21, você não vai lá pra fazer compras.
23) Sabe que uma boate da moda não dura mais do que três meses.
24) Já passou um carnaval ou feriado em Caldas Novas.
25) Morre de rir, ou de raiva, nas vésperas de feriados, quando te dizem 'o último que sair (da cidade) apaga a luz'.
26) Sempre que viaja é perguntado a qual gangue você pertence, e se vc já queimou algum índio.
27) Conhece, no mínimo, 10 pessoas que nunca foram ao Rio de Janeiro e têm mais sotaque que o pessoal de lá.

terça-feira, 3 de junho de 2008

É o meu Rio Grande do Sul

A tradição gaúcha em destaque durante uma semana em Brasília. Essa é a 16ª edição da Expotchê que começou na última sexta-feira com a apresentação do grupo Jazz 6 de Luis Fernando Veríssimo. Para este gaúcho que já está a mais de 6 meses no Planalto Central é uma forma de matar a saudade do povo, costumes e das coisas do Rio Grande. Como diria o poeta sobre Porto Alegre e o RS “Coisas de magia, sei lá, paralelo 30”. Pois é, são coisas que não se explicam. Num mate amargo, no tempero campeiro de um carreteiro de charque, no churrasco, na música, nas histórias ou simplesmente em nossas expressões. O orgulho de ser gaúcho!!! Isso tudo está presente na exposição. Nos embalos de sábado à noite e muito frio em Brasília (se é que isso existe ou é possível aqui), Kleiton e Kledir. Como sempre um grande show. Participação especial de Zé Flávio (ex-parceiro na época dos Almôndegas). A fila para entrar no parque da cidade, onde acontece a Expotchê, era imensa. Só consegui assistir a metade do show. Mesmo assim valeu a pena, pois em alguns instantes ao som da dupla, pude fazer uma viagem até o sul pela Maria Fumaça, que saiu da estão de Pedro Osório. Dali fiz umas escalas em Cachoeirinha e Cidreira... hehehe.. Ahhhh!!! Só pra não esquecer, tem ainda Papas da Língua e Nenhum de Nós na Expotchê.