quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A cultura do comentário

A cada dia fico mais impressionado com o excesso de comentaristas. É na TV, rádio, jornal, revista, etc. Para deixar bem claro, não sou contra a emissão de opinião. Até porque uso o blog com essa intenção, mas o que me chama a atenção é que atualmente tem gente para analisar tudo. Tradicionalmente, temos os comentários políticos, econômicos, esportivos entre outros que servem para ajudar a entender um pouco mais sobre cada área. Claro que temos também especialistas em tecnologia, música, judiciário, gastronomia, cinema e se continuar a enumerar categorias vou passar o dia inteiro escrevendo. Isso mostra um pouco do que chamo da cultura do comentário. É a necessidade de falar sobre todos os assuntos emitindo uma opinião. O cidadão também gosta de ouvir esse “analista” para criar uma polêmica ou simplesmente concordar com o tal especialista na área. Geralmente no senso comum as pessoas tendem a concordar com os comentaristas. Mas o que me desperta a curiosidade é saber por que criaram novas categorias como “comentarista de Big Brother” e de “novela”. Assistindo à um desses programas de televisão a tarde, vi três “analistas” discutindo a postura e se fulano presta ou não no Big Brother. Continuei olhando o tal programa. Tive a sensação de estar assistindo um programa como o Canal Livre, só que exclusivamente para analisar cada passo dos integrantes do Big Brother. Aí começa a banalização dos comentários. Outra coisa, a análise de cada cena e de como o personagem deve fazer na novela. Se bem sei, a novela é uma obra fechada. Que às vezes até muda por causa da opinião popular. Mas chegar ao ponto de dizer o que o personagem deve fazer sem saber a sinopse do material, é muito achismo e necessidade de falar sobre o nada.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Semana em pílulas: n.º 34

1) Fotinho Cara: Não tenho o costume de falar sobre política no blog. Mas como a história foi interessante vamos a ela. Na semana que passou teve o encontro de prefeitos em Brasília. A curiosidade é que muitos mandatários pagaram 30 reais para tirar uma foto ao lado do presidente Lula e da Ministra chefe da casa civil Dilma Rousseff. Na realidade era uma foto montagem, mesmo assim os prefeitos fizeram questão de levar essa recordação. Pra se ter uma idéia a foto lembra os famosos “santinhos” em época de campanha.

2) Ataque Vermelho:
O sistema ofensivo do Internacional encanta pela agilidade e objetividade. O colorado está formando um grande time para a disputa da temporada de 2009. Além dos hábeis Alex, nilmar e D’Alessandro, surge um novo craque. Tyson! O atacante com nome de pugilista vem nocauteando as defesas adversárias.

3) Ataque Azul: Parece que a dupla Jonas e Alex Mineiro está cada vez mais entrosada. De renegado a goleador, Jonas vai se firmando no time. Já Alex Mineiro está apagado com os gols. Mas tem sido um ótimo assistente no ataque tricolor. Vamos ver como fica a partir de agora com a chegada dos argentinos Herrera e Maxi Lopez. Mas é inegável que as opções deste ano são bem melhores do que as que tinham em 2008.

4) Seleção: O Brasil fez uma boa partida e derrotou a atual campeão mundial, a Itália por 2 a 0. Ao que tudo indica, Dunga vai confirmando o passaporte para a copa do ano que vem. Muito critiquei o comandante da seleção canarinho, mas parece que ele está encontrando o time ideal.

5) Mano Chao: O cantor que se destacou no final dos anos 90 está em turnê pelo Brasil. Nesta segunda ele se apresenta aqui em Brasília, depois segue para mais três shows em palcos brasileiros. Ele ficou conhecido no país com a música clandestino que também foi gravada pela banda Tihuana na versão “tupiniquim”.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A Semana em pílulas: n.º 33

1) Grenal: Foi um jogo de muita movimentação, O Grêmio foi superior em campo , mas quem levou o resultado positivo foi o Inter. O gol no início do jogo favoreceu o esquema montado por Tite que era esperar o adversário e sair com rapidez para o ataque. Já o Grêmio tinha posse de bola e domínio do meio campo. O problema era a insistência de bolas alçadas para a área colorada e o excesso de arremates de longe do gol. Mesmo com o gol legitimo marcado por Jonas e anulado por Carlos Simon, não culpo o arbitro pela derrota do Grêmio. Vou usar uma frase muito comum no repertório do técnico colorado. “O inter não foi produtivo mas foi efetivo”. Enquanto que o Grêmio foi “produtivo e nenhum pouco efetivo”.

2) Felipão: Durou um pouco mais de seis meses a passagem de Luis Felipe no futebol Inglês. Os resultados negativos e a distância na ponta da tabela culminaram no fim do “amor” entre Big Phill e o Chelsea. Agora se preparem!!! O técnico brasileiro não vai ficar muito tempo desempregado. Deve começar novamente a especulação dele assumir a seleção brasileira. Mas acredito que a tendência é que Felipão fique no futebol europeu.

3) Planeta Atlântida: Mais uma grande festa. Dá edição gaúcha assisti 3 shows. O Rappa, Jota Quest e Victor e Léo. Foram boas as apresentações cada uma no seu estilo. Destaque para o palco voador (que não era o principal). Nesse espaço tocou o “fenômeno” Malu Magalhães, Pouca Vogal, Zeca Baleiro e Mono bloco.

4) Que Medo!!! O rei do futebol quer se tornar o rei da música. Pelé está planejando lançar nove discos com os parceiros Bono Vox, Mick Jagger e Elton John. Será que os astros da música vão prestar um “tostão” da sua voz para o álbum que o craque brasileiro pensa em lançar. Poderia fazer uma nova versão da música A-B-C e convidar o presidente Lula né!!! Hehehe.

5) Músicas: A música baiana dominou o cenário brasileiro em 2008, segundo o Ecad. A faixa mais executada em shows no Brasil foi “Praieiro”, de Manno Góes (da banda baiana de axé Jammil ). A segunda mais executada também vem da Bahia: “Quebra Aê”, de Durval Lelys, músico do grupo Asa de Águia. Em terceiro, vem “100% Você”, de Alexandre Peixe e Beto Garrido, que foi martelada pelo Chiclete com Banana. O compositor que mais arrecadou com a execução de suas músicas em shows no Brasil foi o mineiro Victor Chaves, que com seu irmão Leo forma a dupla Victor & Leo, que no ano passado percorreu o país realizando shows.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Atlântida no mundo da música

Nesta sexta-feira tem inicio mais uma edição do Planeta Atlântida em solo gaúcho. A festa reúne em dois dias aproximadamente 120 mil pessoas. Quem não foi aconselho a ter essa experiência. É uma maratona intensa de shows e muita alegria. Tive a oportunidade de ir em 2001 e até hoje me lembro de cada show. Saímos com um grupo de amigos de Cachoeirinha no sábado um pouco depois das 14h e chegamos a Atlântida na SABA campestre (local onde ocorrem os shows) no final da apresentação da dupla Kleiton e Kledir que cantava “Deu pra ti... baixo astral” sendo acompanhados por Luis Fernando Veríssimo no sax. Depois subiu ao palco o grupo de Brasília Natirus. Ainda teve o show dos Engenheiros do Hawai com a participação de Paulo Ricardo, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Jota Quest, Raimundos, Capital Inicial, Papas da língua e Comunidade nin-jitsu. O Set list de artistas era bem melhor do que atualmente, mas tenho que entender que se passaram oito anos e os jovens daquela época se tornaram adultos e as crianças daquele período viraram adolescentes. E o Planeta Atlântida acompanha a evolução dessa juventude. Na edição deste ano tem Ivete Sangalo, o Rappa, Jota Quest, NX Zero Exaltasamba, Victor e Léo, entre outros. Como estou longe, vou tentar acompanhar mais uma vez pela internet alguns shows. Para que está no sul... uma boa festa!!!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Semana em pílulas: n.º 32

Demorou mas veio o resumão.

1) Reforços: Na semana que passou a dupla Grenal voltou a se mexer para a temporada 2009. O Inter apresentou o lateral esquerdo Kleber (ex-Santos) e o atacante Alecsandro (ex-cruzeiro). O Grêmio respondeu com Herrera (ex-corinthians) e ainda procura outro atacante, já que a negociação com Maxi Lopez esfriou. Na teoria, esses dois novos jogadores do colorado são melhores do que o reforço gremista. O Inter corrigiu duas carências. Já o Grêmio acho que não consegue completar o ataque com o argentino.

2) Festival de Salvador:
É uma pena que a globo transmita só um pouquinho do festival de música de Salvador. Assim como o Planeta Atlântida, o evento é referência no meio musical neste período de férias. Além dos grupos e artistas baianos se apresentaram: Capital Inicial, O Rappa, Ana Carolina, Biquíni Cavadão e Alanis Morissete.

3) Convocação: Dunga chamou o óbvio para o confronto contra a Itália. A novidade ou a grande surpresa foi o meia Felipe Mello. Já o atacante Amauri vai ter que esperar uma outra oportunidade para vestir a amarelinha já que a Juventus não liberou o atleta para o confronto. Teve “chiadeira” da CBF por causa disso. Ta parecendo o caso Battisti, só que no futebol.

4) Costelão: Depois de muito tempo com vontade de experimentar o famoso costelão no CTG Jayme Caetano Braum em Brasília neste domingo estive lá. Não é só a comida que movimenta muitos gaúchos para prestigiar esse cardápio que é servido sempre no primeiro domingo de cada mês, mas também as tradições como a música e o baile por exemplo. Por falar em dança, nos próximos meses o grupo os Serranos vão animar um baile no CTG. A previsão é que eles estejam na capital do País em Maio.

5) Cândido Norberto: Morreu um dos radialistas mais respeitados do RS. Aos 83 anos, o criador no programa mais tradicional do rádio gaúcho, o Sala de Redação, vai deixar saudade. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento com pneumonia e teve falência múltipla de órgãos. Além das diversas funções que exerceu no rádio, ele foi deputado.