terça-feira, 28 de abril de 2009

Sorte, coincidência ou consequência*

Os bastidores do futebol são tão atraentes quanto o jogo dentro das quatro linhas. Se no campo é necessário estratégia para derrotar o adversário, fora dele não é diferente para montar um time vencedor. Não é de hoje que escuto que um time para ser campeão precisa de seqüência. Seja da comissão técnica ou do grupo de jogadores.
Mas, às vezes essa possível lógica não é tão exata assim. Explico: Vamos fazer uma viagem há 2000. Na ocasião, o campeonato brasileiro tinha virado Copa João Havelange. O Vasco com uma campanha impecável se preparava para o título. Tinha no comando Oswaldo de Oliveira. Pois bem, chega a reta decisiva da competição e o então treinador brigou com o presidente do clube, Eurico Miranda.
Conseqüência: ele foi demitido e Joel Santana assumiu o cargo. Quebrando a lógica de que futebol é seqüência, pelo menos de treinador, ele mal sentou na casamata e já estava comemorando com o Vasco o título Brasileiro daquele ano.
A história se repete em 2005 em duas oportunidades. Na primeira com o São Paulo. O tricolor paulista vinha bem na Taça Libertadores, mas o técnico Leão resolveu deixar o time para aceitar uma proposta milionária para treinar um time japonês. Aí o São Paulo trouxe Paulo Autuori que conquistou a Libertadores e de quebra o mundial de clubes. No mesmo ano, o Corinthians tinha Márcio Bittencourt como técnico e a diretoria tirou ele do comando no fim do campeonato para por Antônio Lopes. Por coincidência, o delegado levou os méritos da conquista daquele Brasileirão.
Agora na decisão do campeonato candango a história se repete. O que ainda não se sabe é se a conclusão será semelhante às citadas. O Brasiliense contratou Roberval Davino. O antigo treinador Reinaldo Gueldini deixou o jacaré quando o time já estava classificado para a final.
Resta saber se Davino terá a sorte de assumir um time vitorioso. Por conseqüência dos fatos ele está num momento importante em que o jacaré busca o sexto título local seguido. Se vencer, é claro será uma bela coincidência para os torcedores do time candango.

*artigo publicado por Adriano Oliveira no site: http://www.clubedoesportedf.com.br/

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Semana em pílulas: n.º 41

1) Mano e Ronaldo: Um estrategista nato e um jogador fenomenal. Essa dupla vem transformando o Corinthians um dos melhores times do país. Com um plantel inferior ao que tem no timão, Mano Menezes conseguiu no Grêmio o Vice na Libertadores de 2007. Agora no Coringão ele tem um bom time e um jogador fora de série. O “gordinho” já está quase no peso ideal e com um futebol que ha muito tempo não se via no Brasil.

2) Campeão: Com os 5 gols na decisão do mineiro o Cruzeiro praticamente já garantiu a taça. O time de Adilson Batista não tomou conhecimento do Atlético Mineiro. Agora a preocupação da raposa é só com a Libertadores. No domingo que vem a equipe azul vai comemorar mais um título.

3) Button: Ele a equipe Brawn vão dominando o mundial de Formula 1. Em compensação o bom piloto, mas azarado, Rubinho Barrichello como na época em que estava na Ferrari vai errando na estratégia e como sempre tentando encontrar culpados para o insucesso. Vou me permitir e usar uma frase utilizada pelo meu amigo Ernesto para resumir o que estou falando do piloto brasileiro. “Quem nasceu para ser tostão, nunca vai chegar à milhão”.

4) Galvão sempre Galvão: Mais uma pérola para a história do locutor. Durante a transmissão do GP do Bahrein ele ressuscitou o tecladista da banda de rock Pink Floyd. A gafe ocorreu quando Galvão viu o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, no autódromo e, resolveu criar uma banda imaginária. Ao escalar o time de notáveis da música ele incluiu Richard Wright, tecladista do Pink Floyd, que morreu em setembro de 2008, como baterista deste tal grupo. Além de ressuscitar Wrigth, Galvão trocou as bolas e a função do tecladista. Além de Mason, estiveram presentes no grande prêmio Eric Clapton e Robert Plant, ex-Led Zeppelin.

5) Maísa a menina rebelde: A malinha da TV brasileira vem aprontando cada dia mais. Depois de tentar tirar a peruca do homem do baú, a pequena rebelde chamou o Silvio Santos de idoso, velho e horroroso. O que pode ser engraçado tem se tornado uma piada de mal gosto todos os domingos. Quem vai segurar a nova estrela do SBT?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Coisas de Brasília

Não tem como explicar a magia de Brasília. Uma cidade que abriga todas as pessoas dos mais diversos cantos do país. O brilho será por causa das luzes dos prédios e das obras de Niemeyer? Ou talvez pela tímida aparição da natureza entre as construções e pelas águas do Paranoá? O que faz de Brasília ser uma cidade encantadora é a perspectiva da realização de sonhos. Sejam eles quaisquer. Possíveis ou impossíveis. Se bem que não acredito que existam sonhos impossíveis, mas sim reais ou do contrário será apenas uma utopia. Um professor da UnB sintetizou bem um sentimento que tinha desde que cheguei à capital do país e não tinha encontrado a palavra certa para expressar. Quando se chega a Brasília você tem a real noção de que é brasileiro. Não pelo fato de estar onde se concentra o poder político e judiciário. Mas sim, pelas pessoas que moram aqui. São gaúchos, paulistas, cariocas, mineiros, gente de tudo quanto é lugar. Culturas diferentes, hábitos, costumes, etc. E toda essa mistura faz de Brasília um lugar legal pra se viver. Parabéns aos 49 anos da nossa capital do país.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Semana em pílulas: n.º 40

1) Campeões: Internacional e Sport são os primeiros campeões estaduais de 2009. O colorado gaúcho mais uma vez comprovou a superioridade na competição e aplicou 8 a 1 no Caxias na decisão da Taça Fábio Koff. Como o Inter já tinha vencido a Taça Fernando Carvalho e ficou com o título do Gauchão. A vitória de forma invicta no campeonato pode ser um indicativo de que o centenário do time pode ser comemorado com novas conquistas.

2) Outras decisões: No paulistão dois alvinegros. Corinthians e Santos. Eles derrotaram os dois favoritos respectivamente da competição. São Paulo e Palmeiras. No carioca o Flamengo jogou um balde de água fria na confiança do Botafogo. Agora as duas equipes começam travar uma batalha na próxima semana. E no campeonato candango Brasiliense e Brasília fazem a grande final. O Gama mais uma vez decepcionou e ficou pelo caminho. O que resta para o alviverde é a série C do brasileirão. Mas se quiser ter uma boa campanha e voltar pra B vai ter que ir rapidamente as compras.

3) Ronaldo: Não é que o gordinho ganhou na corrida. No segundo gol do Corinthians contra o São Paulo o fenômeno deu uma arrancada digno de Formula Um e deixou pra trás o zagueiro Rodrigo. Aos poucos o atacante vai chegando mais próximo do condicionamento físico ideal.

4) O Rei: A maior estrela da música popular Brasileira completou neste domingo 68 anos. Roberto Carlos comemorou o aniversário com um show em casa. O cantor se apresentou na terra natal Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo. Neste ano, o compositor também completa 50 anos de carreira e sucesso absoluto.

5) Sem técnico: Mais uma semana e o Grêmio ainda não anunciou o treinador que vai comandar o time no restante da temporada. Enquanto segue a espera por Autuori, nos bastidores surgem possibilidades a cada instante: Marcelo Rospide pode ser efetivado. Empresários tentam colocar o argentino Alfio Basile no comando do tricolor. Torcida pede Renato, mas se contenta com Gilmar Iser do Juventude. Ao que parece a novela prossegue até o fim do mês.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Semana em pílulas: n.º 39

1) Quebra cabeça: Desde a demissão do técnico Celso Roth, a direção do grêmio vem montando um verdadeiro quebra cabeça para definir o novo comandante. O preferido era Geninho. Ele recusou a proposta. Depois Nelsinho Batista também rechaçou o convite. Enquanto a torcida pedia por Renato Gaúcho, a diretoria preferiu Paulo Autuori. O que acho que acertou. É um técnico experiente e que já ganhou duas libertadores (Cruzeiro e São Paulo) Assim, o tricolor gaúcho pode se encaminhar para ter sucesso na competição sul americana. Mas pelo que acompanhei no noticiário, o treinador está distante do estádio olímpico e ao que indica Renato Gaúcho deve assumir.

2) Imperador: O craque brasileiro Adriano pediu um tempo. Ele disse na semana que passou que perdeu a vontade de jogar futebol. Qual será o problema? Ai é que está o ‘x” da questão. Se especula problemas com drogas e álcool. Outras pessoas dizem que ele segue deprimido com a morte do pai e o termino do relacionamento com uma namorada. Na verdade ninguém sabe o que é? Mas o jogador está assinando o fim da carreira precocemente. Com essa atitude ele está perdendo a oportunidade de disputar mais uma copa do mundo.

3) Hamilton x Barrichello: A possibilidade de exclusão da Maclaren abre a polêmica de uma possível ida de Louis Hamilton para a Brawn GP no lugar de Barrichello. Jack Stewart, ex-patrão de Rubinho, saiu em defesa do piloto Brasileiro. Será que o dono da escuderia Ross brawn vai abrir mão de um piloto experiente? Daqui uns dias saberemos cenas do próximo capitulo.

4) País Tropical: Está chegando as lojas uma caixa com Nove cd’s do cantor Wilson Simonal. Serão relançados os trabalhos de 1961 à 1971. A novidade para os fãs é o disco México 70. Esse trabalho foi descoberto depois que a primeira caixa do cantor foi lançada em 2004. No disco tem versões de ‘Rain Drops Keep Falling on My Head’ e ‘Aquarius’

5) BBB 9: No meio de semana saiu mais um milionário do programa de televisão. Não sou fã deste tipo de jogo. Mesmo assim estava na torcida para que a Priscila ganhasse o dinheiro. Mais pelos atributos físicos da moça do que propriamente por outra coisa. Mas um colega de trabalho me explicou por que ela não ganharia. A bbb tinha que ter um estímulo para posar pelada para uma revista masculina. E não ganhando o jogo isso seria o mais provável. Portanto, aguardaremos as notícias futuras sobre o tema.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Barça Show

Já fazia um bom tempo em que não assistia a um jogo do Barcelona. Pra minha surpresa o time catalão atuou nesta quarta-feira pela Liga dos Campeões e o melhor passou em TV aberta. Fiquei impressionado com a forma com que time espanhol joga. A equipe comandada pelo técnico Josehp Guardiola é ofensiva sem ser completamente vulnerável. É claro que ele conta com excelentes craques do meio pra frente como: Henry, Etto e Messi. E isso ajuda para ter um time que tenha como preferência o ataque. Mesmo assim no esquema montado num 3-4-3 o time desempenhou um papel fortíssimo. O Barça derrotou a sempre dura equipe do Bayer de Munique por 4x0. A atuação foi de luxo. Confesso que muitas vezes prefiro o futebol competitivo em detrimento a arte. Mas não via um time jogar tão bem e me empolgar como espectador já há alguns anos. Pode até ser que o jogo tenha sido esporádico, ou, que o Barcelona fique pelo meio do caminho na competição. Mas pelo menos fiquei satisfeito em ver um time jogar bem e não desistir de fazer gol nunca. Acho que o Barcelona de Ronaldinho 2005 e 2006 foi o último time que gostei de ver jogar. O técnico era outro: Frank Rijkaard. E o esquema também. O 4-3-3. Porém, a vontade pelo gol era semelhante. Pelo que vi nesta quarta, volto a colocar o Barça como um dos candidatos ao título da Liga dos Campeões. Claro que não posso esquecer o também espetacular Manchester United. Mas os ingleses estão mais para o futebol competitivo, enquanto que os espanhóis apresentam o que chamamos de futebol moleque.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Semana em pílulas: n.º 38

1) 100 anos: Parabéns ao Spor Clube Internacional pelo centenário de glória. Como dizem os torcedores colorados “o campeão de tudo” tem muito o que comemorar. Desses 100 anos pude acompanhar o Inter da década de 80 pra cá. Sei que no final dos anos 70 o time tinha um verdadeiro rolo compressor. Depois disso, o colorado foi aos trancos e barrancos e conseguiu a maior conquista da história do clube em 2006 quando levou a Libertadores da América e o Mundial derrotando o grande Barcelona de Ronaldinho. Mais uma vez parabéns a nação colorada.

2) Freguês: É assim que o Grêmio tem sido nos últimos grenais. Um time que não consegue ter estratégia para derrotar o adversário. Ao contrário, o técnico Tite sabe montar o time e explora bem o potencial de cada jogador. Com a vitória de 2x1 o Inter se encaminha para mais um título do Gaúchão. Em contrapartida o Grêmio começa do Zero. A derrota serviu para a direção tricolor dar um basta a Celso Roth e procurar um novo comandante para a disputa da Libertadores da América.

3) Eliminatórias: O time do Dunga venceu e não convenceu. Derrotou uma equipe fraca e que não meteu medo em nenhum momento da partida. Mas verdade seja dita. A seleção cumpriu seu papel. Ao contrário dos hermanos argentinos que receberam o chocolate de páscoa antecipado da Bolívia. O 6x1 entrou para história. Maradona mal começou e já vai ter que lidar com problemas.

4) F1: A chuva que podia ter sido uma aliada dos brasileiros no GP da Malásia não ajudou ninguém. Ou melhor, auxiliou na segunda vitória consecutiva de Jenson Button da Brawn GP. Enquanto a modesta equipe de Ross Brawn voa baixo, as grandes Maclaren e Ferrari batem cabeça para acertarem seus carros.

5) 49 anos de Brasília: Para comemorar o aniversário da cidade estão confirmadas as presenças de vários artistas como a banda mineira Jota Quest, a cantora Claudia Leite e a apresentadora infantil Xuxa. O órgão responsável pela organização do evento, a Brasília Tur, deve confirmar ainda os shows de Padre Marcelo Rossi e Ivete Sangalo. Para o ano que vem, os 50 anos da capital do país a promessa é a banda inglesa U2.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Prioridade

Todo inicio de campeonato às equipes que disputam, principalmente, a Libertadores da América definem essa competição com prioridade. Por causa disso, escalam muitas vezes jogadores reservas para compensar a maratona de jogos nos primeiros meses do ano. É isso que tem feito o Grêmio no gaúchao. Aos trancos e barrancos a estratégia vinha dando certo até que ontem, quinta-feira, o tricolor perdeu por 4 a 0 e forçou um clássico grenal já para este domingo pelas quartas de final. Essa situação me fez recordar 1996. O grêmio tinha uma tarefa difícil que era derrotar o Palmeiras por um placar superior a dois gols pela Copa do Brasil. Dias depois, o tricolor enfrentava o América de Cali pela semifinal da Libertadores. A diretoria chegou fazer uma campanha para que os torcedores fossem ao jogo contra o time colombiano e abrissem mão do duelo com os paulistas. Só que naquela época a rivalidade entre os dois clubes brasileiros era tão grande, que o torcedor preferiu empurrar o time contra o “porco”. Resumo da história. O grêmio entrou com a equipe titular e foi eliminado das duas competições. Agora é que vem a dúvida! É melhor escalar os titulares no grenal para não ter mais uma derrota para o Inter e de quebra ver o maior adversário se encaminhar para mais um título gaúcho? Ou, preserva-se a equipe para o jogo contra o Aurora, pela libertadores, que pode garantir a classificação para a fase seguinte? Sei que é cruel essa situação e caberá a Celso Roth decidir. Acho que em função dos últimos desastres no clássico gaúcho o Grêmio vai enfrentar o arqui-rival com o que tiver de melhor. Mas um novo fracasso contra o Inter vai aumentar a cobrança ao técnico Celso Roth que poderá novamente ficar com a corda no pescoço no duelo de terça contra o Aurora.