sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SEXTA TRASH: Que letra é essa IV


Neguinho da Beija-flor.

O samba toma conta da passarela do sexta trash. O blog não é a “Sapucaí”,mas você está convidado a dar uns passinhos com o artista de hoje. Neguinho é sambista desde 1976. O bordão dele todo mundo conhece: “olha a beija-flor aí gente”. Mas o assunto é outro. Estamos analisando letras de música. Eu acho essa canção que vamos falar de uma “beleza” que não vou analisar outras possíveis musicas do artista.

Veja como a letra é poética: “Mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher... [2x] / A mulher, é a mulher [3x] / A mulher, a mulher a mulher! / Melhor que uma mulher, só dez mulher só dez mulher / Melhor que dez mulher, só mil mulher, só mil mulher... / 1 mulher 2 mulher 3 mulher 4 mulher 5 mulher 6 mulher 7 mulher 8 mulher 9 mulher É 10 mulher! / Mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher... vaaai [2x]”

Viram que lindo!!! Se prestar bem a atenção ele dá uma assassinada no português. Mas vamos lidar com isso como licença poética.

Para começar bem o meu recesso de natal, então vamos com mulher, mulher, mulher. São 4 minutos de muita mulher... Oh maravilha!!



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SEXTA TRASH: Que letra é essa III


JORGE BEN JOR

É engraçado estar falando do rei do samba rock Brasileiro no sexta trash. Eu sou fã do swing e das músicas de Jorge Ben Jor. Como diz Marcelo D2, Benjor é um dos “Grandes arquitetos” da música brasileira. Salve Simpatia, mas o cantor terá passagem por essa coluna. Já que estamos falando de letras que não tem nexo, mas a melodia que acaba levando a canção, Jorge Ben não fica para trás dos “poetas do axé”. Não estou querendo fazer qualquer tipo de comparação, apenas estou fazendo uma constatação. Vamos lá:

1ª música “W Brasil”: “Alô, Alô W o Brasil... Jacarezinho! Avião! Jacarezinho! Avião! Cuidado com o disco voador. Tira essa escada daí. Essa escada é prá ficar Aqui fora Eu vou chamar o síndico. Tim Maia! Tim Maia!” Entendeu alguma coisa?

2ª música é “Taj Mahal” (essa é uma das minhas favoritas: “Foi a mais linda História de amor. Que me contaram E agora eu vou contar. Do amor do príncipe Shah-Jehan pela princesa Mumtaz Mahal Do amor do príncipe Shah-Jehan pela princesa Mumtaz Mahal...Tê Tê Tê, Têtêretê.” E ai, o que achou dessa “velhinho”?

Mas vou fazer justiça. Não se pode resumir a obra de Jorge Ben Jor a essas cançoes que citei. O “cara” tem muitas músicas bacanas, inclusive essas que fazem todos cantarem e dançarem.

Para hoje vamos com o clássico... “Os alquimistas estão chegando, estão chegando os alquimistas... o o o o”

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SEXTA TRASH: Que letra é essa II


VINNY


Com uma voz forte e um ritmo agradável para as pistas, o cantor Vinny poderia ser o “Ricky Martin” brasileiro. É mas não conseguiu. Com uma música que mescla o pop com o eletrônico ele tentou de tudo e chegou a fazer sucesso sim. So que tudo que é superficial um dia acaba, a “magia” de Vinny também. Recentemente, ele tentou fazer um disco acústico com as suas músicas. Pra que né??? Mas vamos ao que interessa: As letras:

Começo pelo principal sucesso do cantor: “Heloísa mexe a cadeira”: “Mexe a cadeira e bota na beira da sala Mexe a cadeira agora bem na minha cara. Mexe a cadeira da maneira que te tara . Mexe a cadeira e perde a vergonha na cara E vem, vai, vem ,vai Move your body, don't stop”

A 2ª pérola: “Uh Tiazinha”; Uh, Tiazinha! Mexe essa bundinha e vem Uh, Tiazinha! Mexe aqui pra mim também Pira, pira, pirou Pira, pira que pirou!”

Tem ainda aquela “Shake Boom” Yeah, ah, ah, bota lenha na fogueira, Yeah, ah, ah, incendeia a noite inteira. Yeah, ah, ah, olha só como ela mexe. Boom, boom, shake, shake, shake, boom. Yeah, ah, ah, tem carinha de criança. Yeah, ah, ah, mas já sabe entrar na dança. Yeah, ah, ah, olha só como ela mexe. Boom, boom, shake, shake, shake, boom

Como dira o Vinny, então “vem pro badauê, no balancê” e pros marmanjos o clipe que ele fez com a tiazinha.

Divirta-se