quarta-feira, 25 de maio de 2011

Politicagem prejudica São Paulo na copa

Quando foram anunciadas as sedes para a copa de 2014 existiam algumas certezas com relação às cidades que estariam na lista. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília eram nomes certos. As demais viriam para contemplar a cultura ou regiões do Brasil. Porém, por culpa da politicagem a maior cidade do pais vai ficando prejudicada para a Copa do mundo. Até agora, São Paulo não colocou um prego para se preparar para a competição que ocorre em 2014. Ah!!!! Mas ainda tem 3 anos. Sim. Mas vamos combinar: passa rapidinho.

A capital paulista começou a ser preterida quando o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, resolveu fazer oposição a Ricardo Teixeira. Não sei se oposição seria a palavra mais adequada, mesmo assim, o que o comandante tricolor não quis ficar refém da CBF. Para repudiar essa atitude, a Confederação Brasileira começou a “cortar” o clube São Paulo. A primeira medida foi encontrar problemas no Morumbi. Argumentos não faltaram. O estádio não vai se adaptar a tempo, para chegar é difícil, etc. Mas o golpe todo era para a construção de um novo estádio. Ai veio a “brilhante” idéia de se fazer o Fielzão, estádio do Corinthians.

Não é que a partir daí o que era para ser solução virou problema! Só para deixar claro, não sou contra a construção do estádio do Corinthians, mas sim o fato da CBF ignorar uma arena praticamente pronta, como o Morumbi, e apostar em um projeto. E por apostar nisso, São Paulo está fora da Copa das Confederações de 2013. O que é isso? Incompetência? Prefiro chamar de politicagem.

Dessa forma, a capital paulista teme ficar fora até da copa. Seria um mico histórico a principal cidade do país não ser uma sede da copa. A intenção é tornar São Paulo a sede para o jogo de abertura. Acho que dá tempo, mas isso pode complicar. Por falar em jogo de abertura, Belo Horizonte e Brasília são candidatas ao jogo de abertura. Acho que estão no pareo, mas não podemos esquecer que o país sede faz o jogo de abertura, ou seja, Brasil. A sede da seleção canarinho será o Rio de Janeiro, portanto, acho que pela proximidade São Paulo seria o ideal. Caso os nossos cartolas compliquem a vida da terra da garoa, acredito que Belo Horizonte pode sair na frente na disputa com Brasília.

domingo, 15 de maio de 2011

Coisas de Little Fall's I

CACHOEIRINHA 45 ANOS.


Hoje a "cidade dos meus versos", onde começaram os sonhos e onde tudo mais parece perfeito completa 45 anos. Cachoeirinha, ou como chamo carinhosamente de Little Fall's é um lugar simples, por vezes provinciano em excesso. Mas é lá que pude viver momentos inesquecíveis. Nasci, cresci e vivi em um lugar que se desenvolveu muito além do que se previa. De uma pequena queda d’agua, Cachoeirinha se tornou uma das cidades que mais cresce no estado. Basicamente a Indústrias e o comércio apostaram num lugar que muitos conhecem que é “logo ali cruzando a ponte”.

Dos meus quase 30 anos, 25 morei nessa cidade. Estudei em duas escolas: Inedi e Rodrigues Alves. Tive a oportunidade de trabalhar na assessoria de imprensa da prefeitura e iniciar a minha carreira no rádio por lá. A rua/travessa Santo Antõnio é parada certa a cada volta. Nossa casa tem quase a mesma idade da cidade. Se bem, que a minha família escolheu morar em Cachoerinha, antes de ela ser emancipada.

Lembro da ponte velha que só um carro passava. O outro tinha que esperar do outro lado da via. Avenida que por sinal era de mão dupla. Hoje são três pistas de cada lado e mesmo assim o transito é caótico. Sinais dos tempos e da evolução.

Às vezes me perguntam: O que tem Cachoeirinha? Respondo: magia! Beleza natural, você não encontra lá. Cidade cultural? talvez. Mas ainda é muito jovem para ter essa característica. Talvez um município valente. Acho que sim. O povo não se integra e trabalha para torna - lá cada vez melhor.

Uma vez no meu velho Chevette indo para a rádio comunitária, o cantor Frank Jorge disse: “Cachoeirinha tem um sol incomparável”. Não entendi o que ele quis dizer. Mas hoje penso que em sua poesia ele quis dizer que a população tem luz própria e incomparável. Vai ver que sim. Minhas palavras são muito simples para demonstrar meu amor e carinho por Cachoeirinha. Espero que nesta singela homenagem possa ter expressado o quanto sou grato de ser um cidadão “Cachoeirinhense”

Parabéns aos 45 anos de Cachoeirinha!!!



Música em Homenagem a Cachoeirinha:



“Cruzando a Ponte” – Odilon Ramos

Logo ali cruzando a ponte que me leva./ Sobre as águas turvas do Gravataí / No outro lado cachoeirinha me reserva / Um bom mate, um bo churrasco logo ali.


Logo ali, quem vai passando pela estrada / É convidado a que se chegue de desmonte / É o Rio Grande que se vê em cada galpão de CTG / Em Cachoeirinha logo ali cruzando a ponte.

O rancho da saudade, o fogo de chão, o guapos da amizade, amigos da tradição. / O mate amargo, o sinuelo da amizada são centros de tradição na terra da hospitalidade.

Canções de amor, a água na fonte. / É Cachoeirinha logo ali cruzando a ponte.

Coisas lindas que a memória não esquece. / Carreteiros e tropeiros na distancia./ A Cachoeirinha onde o povo se banhava. / Doces do ritter que adoçaram a nossa infância.

E o gaiteiro que foi prefeito e deputado e se bandeou cruzando a linha do horizonte. / Chico Medeiros foi pro céu e a gente ainda tira o chapéu ao lembrar seu nome logo ali cruzando a ponte

O espelho do passado a força do presente./ A escola do Cadop, a Matriz de São Vicente. / E os grandes pássaros de aço fazem a gente olhar o espaço, Cachoeirinha olha pro alto e vai em frente.

Canções de amor, a água na fonte. / É Cachoeirinha logo ali cruzando a ponte.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bono Vox

10 de maio de 1960. Há 51 anos, nascia o astro do pop rock mundial, Paul David Hewson . O nome pode não ser o mais conhecido, mas quando foi batizado para a música ele surgiu como “Bono Vox”. Por sinal, foi um amigo que deu o apelido que o latin explica: Boa voz. E de fato, Bono tem uma voz inconfundível e um jeito único de interpretar suas canções. Ao contrario de muitos artistas que se consagram pela “futilidade” ou oportunidade de sucesso, Bono Vox escolheu o caminho do trabalho e do talento. Um cara que não se cala aos problemas do mundo. Pelo contrário, faz questão de pontuá-los e como cidadão tenta contribuir para um mundo melhor.

O jovem Paul nasceu e cresceu em Dublin, na Irlanda. Quando adulto fundou um dos grupos de maior sucesso no mundo U2. Ele já foi indicado ao prêmio Nobel da Paz, nomeado honorário cavaleiro pela rainha Elizabeth SEGUNDA, e escolhido como "Personalidade do Ano" pela revista Time. Pai exemplar??? Isso não posso afirmar, mas Bono é casado e tem 4 filhas. Atualmente segue em turnê com o show 360, que é a mais bem sucedida da história. A turnê termina com uma apresentação no Canadá, marcada para Julho.

domingo, 8 de maio de 2011

Coisas de Little Fall's

Tipo D

Essa é do tempo em que o “Som & Prosa” era um programa da Rádio Comunitário Integração, de Cachoeirinha. É bom lembrar que a minha carreira no jornalismo começou com experiências em rádio comunitária e na Rádio Metrópole, 1520 AM, do grande Derly Queiroz. Feito o registro vamos a coluna. Na época da rádio comunitária, o programa discutia diversos assuntos e levava artistas locais para tocar ao vivo no estúdio. Passaram pelo Som & Prosa, Frank Jorge, Banda Metamorfose, Cinema, Serapys Bei, Los Ramires, Villers, Sigma 7, Cupê Mal Assombrada, entre outros artistas da cidade. E uma das banda mais divertidas que tivemos no estúdio foi a Tipo D. uma banda de pop rock irreverente. Esses dias passando pelo you tube vi um vídeo deles e resolvi compartilhar. É sensacional. A música é de duplo sentido. O título da canção é o mesmo nome da banda. Nesse clipe eles explicam como surgiu a idéia de formar a” TIPO D”






quinta-feira, 5 de maio de 2011

Reflexões sobre o "fiasco" na Libertadores

As oitavas de final da Libertadores da América me fez refletir sobre o atual momento do futebol Brasileiro. Será que temos mesmo o melhor campeonato do mundo? Muitas vezes gostamos de encher a boca para dizer isso. Noto que é mera ilusão. Pode parecer oportunismo fazer uma análise após, quatro dos cinco times brasileiros serem eliminados na 2ª fase da competição, mas ta faltando humildade. Não gosto de justificar incompetência dentro de campo com palavras que não explicam as deficiências técnicas de cada time. Mas ficou claro um certo “salto alto” por parte dos brasileiros.

Vou começar pelo Cruzeiro. O time mineiro fez uma 1ª fase impecável e todos colocavam como postulante ao título e acho que de forma justa. Porém, o Cruzeiro achou que já tinha eliminado o Once Caldas quando venceu fora de casa por 1 a 0. E não é que veio a surpresa. Perdeu em Minas Gerais por 2 a 0 e foi eliminado.

Com o Internacional não foi diferente. Venceu a boa equipe do Peñarol no Uruguai por 1x0 e abriu o placar no jogo de volta, no Beira-Rio, logo nos primeiros minutos. O time demonstrava tranqüilidade em demasia. Aí é que foi o erro. O Peñarol na volta do intervalo voltou ligado no “220 v” e fez 2 gols. O até então “inerte” time gaúcho se deu conta que estava sendo eliminado e tentou reverter o jogo na base da afobação. Resultado: 2x1 para o adversário e mais um brasileiro eliminado.

Agora o Fluminense: aos trancos e barrancos consegui vencer o 1º jogo em casa contra o Libertad por 3x1. O time paraguaio não é nenhuma excepcional equipe, mas sabe jogar bola. O Fluminense achou que a vantagem de poder ser derrotado por um gol era suficiente. Se deu mal. Além de não achar o futebol durante 90 minutos está fora da Libertadores.

Dos eliminados, deixei o Grêmio por último por duas razões: Por ser torcedor e por que vejo uma situação um pouco diferente dos demais. Não digo que não teve salto alto durante a campanha tricolor. Mas acho que a eliminação se deve mais pela carência de bons jogadores no grupo do que falta de empenho. A derrota em casa por 2x1 para o Universidad Católica, foi um “balde de água fria” e o jogo da volta mais parecia um amistoso. O Grêmio foi completamente descaracterizado em função dos desfalques por lesão. Mas acho que mesmo com o time completo, dificilmente passaria de fase.

Sobre o único brasileiro que segue na Libertadores digo: O diferencial do Santos está no banco de reservas comandando o time, Muricy Ramalho. Ele consegue deixar o time conectado todo o jogo. Além disso, o clube paulista tem 2 jogadores de exceção que são Neymar e Ganso. É bem verdade que estiveram apagados no jogo contra o América do México. Graças ao goleiros Rafael, o Santos passou de fase. Senão fosse ele, estaríamos lamentando a eliminação de todos os brasileiros.

A reflexão que faço sobre o futebol brasileiro é que temos muito mais show do que competitividade no momento. Clubes, jogadores, técnicos e imprensa estão mais preocupados com o “show Business” do que com o futebol. Se os dirigentes, atletas e treinadores não amadurecerem corremos o risco de fazer fiasco dentro de campo na copa de 2014 no Brasil. Não quero fazer terra arrasada e nem ser oportunista, como disse no início, mas é bom ter o pé no chão e a tão falada frase dita por jogadores e técnicos “é um grande adversário e temos que respeitar” seja para preparar e colocar mais empenho dos jogadores do que para forjar uma “humildade. Por fim também é bom saber reconhecer quando o adversário é melhor. Não é demérito nenhum perder. Ruim é não saber por que perdeu.