domingo, 26 de junho de 2011

Sessão Pipoca: Mestre + Calma + Gente


Um crime de Mestre

Um grande filme. Você fica ligado do início ao fim com a precisão de um crime praticamente perfeito. Eu faço uma leitura um pouco diferente da sinopse original. O personagem (Ted) interpretado por Anthony Hopkins mata a mulher após descobrir que ela estava traindo. Ele cria uma cena para que não seja descoberto. Tem um álibi perfeito. O cara que prende ele é exatamente o amante da mulher. Quando vai a julgamento, Ted diz que tudo que falou sobre o crime foi sob coação, já que o delegado tinha uma relação com a mulher, que naquele momento estava no hospital em coma. Ele não é condenado, e destrói com a carreira promissora do jovem promotor Willy. No fim do filma, o advogado consegue incriminá-lo por Ted ter desligado os aparelhos que mantinham viva a mulher. Confesso que pela primeira vez torci para que o “bandido” saísse ileso, pois a jogada para se livre do crime passional foi de mestre. Vale a pena ver esse filme.

Título original: (Fracture)
Lançamento: 2007 (EUA)
Direção: Gregory Hoblit
Atores: Anthony Hopkins, Ryan Gosling, David Strathairn, Billy Burke.
Duração: 112 min
Gênero: Ficção

Muita calma nessa hora

Bem babaca o filme. Você consegue rir em poucos momentos. A história mostra os desejos, amores e desamores da adolescência. Acho que para a galera mais jovem, de até 20 anos, a formula funciona. Para quem tem um pouco mais, já força um pouco mais a barra. Por ter uma lista de jovens talentos do humor tanto no roteiro quanto em cena achei que seria melhor. Pelo menos esperava boas gargalhadas. Na real não gostei muito do filme, mas se você pretende ver com a namorada, ou “ficante”, com outras intenções, aí vale a dica.

Título original: (Muita Calma Nessa Hora)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Felipe Joffily
Atores: Andréia Horta, Gianni Albertoni, Fernanda Souza, Débora Lamm.
Duração: 92 min
Gênero: Comédia


Gente Grande

Uma ótima comédia que não chega a ser o tradicional “pastelão”. Mas, em alguns momentos isso acaba ocorrendo. Estrelado por Adam Sandler (uma espécie de Selton Melo americano), cinco amigos de infância se reencontram depois de muitos anos para ir no velório do treinador de basquete deles. “Os malucos” resolvem reviver, agora junto com a família, alguns dos momentos inesquecíveis de infância. Só que você imagine um adulto querendo ser criança, só virar comédia. E nisso o filme vai bem. É diversão garantida.


Título original: (Grown Ups)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Dennis Dugan
Atores: Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, Rob Schneider.
Duração: 102 min
Gênero: Comédia

sábado, 25 de junho de 2011

Coisas de Little Fall's: Baladas

Como em toda a cidade “emergente”, Cachoeirinha estava entre os destaques para festas alternativas. Quando trato como “alternativa” não é “festa estranha com gente esquisita” como diria Renato Russo, e sim, por fugir do circuito mais comum: Porto Alegre, Outras cidades como Gravataí (Borracharia), Novo Hamburgo (Underground) e São Leopoldo (Factory) concorriam com Little Fall’s.

A década de 90 e 2000 foi promissora para as casas noturnas do município da prosperidade. Tinha a SEC (Sociedade Esportiva Cachoerinha) remanescente dos anos 80. Outros clubes desse período como: Veranópolis e Palmeirinhas, já não tinham a mesma procura.

Anos 90 foram das casas que deixaram de lado o rock oitentista para apostar na dance music, funk melody e pagode. E basicamente esse era o repertório. Por mais que você procurasse outra coisa, as cidades da região metropolitana apostavam naquilo que seria de fácil consumo, e também é bom dizer sazonal.

Uma das casas mais duradouras foi o Planeta Dance. Um “cubículo” que sempre estava lotado. O som ficava por conta do Nelsinho DJ. Oh!!! tantos amores e muitos foras levei! Mas o que importava era a festa. No fim da balada, cachorro quente vendida nas “towner’s” e um “apésão” até em casa, pois o último coletivo tinha saído a meia-noite. Mas com 14, 15, 16 e 17 anos tudo é aventura e diversão.

Depois do Planeta, a baladinha do momento era o Século XV. Uma construção medieval e uma casa bacana que ficava no parque da matriz. Durou alguns anos, mas depois que passa a novidade, a tendência é enjoar e isso ocorreu também com a Discovery. Essa acho que foi o melhor lugar de balada de Cachoeirinha. Ficava no City Park, tinha uma ponte para chegar até o local. Só que ficava mais retirado da cidade. Então, pra ir na Discovery tinha que ir com os amigos maiores de 18 anos e de carro. Se não tinha essa alternativa, o negócio era recorrer para os pais de alguém.

Bons momentos e muita diversão nesse período em que o único compromisso era estudar e fazer festa. Se bem que eu já estava na labuta desde de os 15 anos... hehehe!!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sexta Trash: Música Chiclete IV

Me Leva – Latino

Seguimos na árdua tarefa de pontuar musicas/chicletes. E claro, tem que ter funk. Mas pode ficar tranqüilo que não vai ter nessa coluna “minha eguinha pocotó” ou “tchutchuca vem aqui pro seu tigrão”, a coisa vai para o “rei” do Funk Melody, Latino. Esse é campeão de música grudenda. “tchuru-ru-ru-ru-ru, jogou teu chame em mim tchuru-ru-ru-ru não resisti to afim”, “Hoje é festa lá no meu AP, pode aparececer vai rolar bundalele”, "renata, ingrata". Mas a selecionada de hoje é “oh baby me leva, me leva que eu te quero me leva”


domingo, 19 de junho de 2011

SESSÃO PIPOCA: REIS + TEMPOS + CELA


Vou agregar mais uma coluna ao blog, agora falando de cinema. Vou colocar algumas observações sobre filmes que assisti. É bom deixar claro que não sou nenhum especialista e não tenho nenhuma pretensão em fazer dos comentários referencia sobre as obras. São apenas “pitacos” e impressões sobre obras que assisti. Outra observação importante: Dificilmente serão lançamentos, até porque não tem essa ânsia de consumir novidades, ainda mais se tratando de filmes. Feito o registro, vamos aos filmes.

OS REIS DA RUA:

O roteiro é meio óbvio. Trata-se de um policial que se vê envolvido na morte do colega. Ele não é o culpado, mas sente que o crime não vai ter um desfecho e vai para “debaixo dos Panos. O personagem principal, interpretado por Keanu Reeves, descobre que existia uma rede de policiais corruptos que planejavam a morte dele para manter o sistema. E claro, essa rede era composta por aqueles em que ele achava que eram amigos. Mesmo com o roteiro óbvio, um filme com ação do início ao fim.

Título original: (Street Kings)
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: David Ayer
Atores: Keanu Reeves, Forest Whitaker, Common, Martha Higareda, Chris Evans.
Duração: 109 min - Gênero: Drama



TEMPOS DE PAZ:

Esse era um filme que queria ver há um bom tempo. "Tempos de Paz" é simples e emocionante. Fala da chegada dos estrangeiros da 2ª guerra mundial ao Brasil. Eles vinham para um com a idéia de estar chegando em um país livre, que na verdade não era tão livre assim, vivia uma ditadura na década de 40. Dan Stulbach e Tony Ramos valorizam a história que foi encenada por eles nos palcos e depois, foi parar na telona. Além disso, mostra a magia do teatro e do uso das palavras. Bom filme!!

Lançamento: 2009 (Brasil)
Direção: Daniel Filho
Atores: Tony Ramos, Dan Stulbach, Daniel Filho, Louise Cardoso.
Duração: 80 min - Gênero: Drama


CELA 211

Um policial em seu 1º dia de trabalho se depara com uma rebelião no presídio. Quis o destino que ele ficasse em meio aos presos e se tornasse um interlocutor. Mas enquanto ele ajudava a mediar a negociação entre policia e presos, sua esposa grávida é morte após ser agredida por policiais. Indignado ele se torna um perigo para o sistema corrupto e burocrático e se torna um dos bandidos. Um filme intenso do início ao fim. Vale a pena ver.

Título original: Cell 211
Duração: 113 minutos (1 hora e 53 minutos)
Direção: Daniel Monzón
Atores: Luis Tosar (Malamadre), Alberto Ammann (Juan Oliver), Antonio Resines (José Utrilla), Manuel Morón (Ernesto Almansa)
Gênero: Ação / Drama Ano: 2009

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sexta Trash: Música chicletes III

Cigana – Raça Negra

Resolvi seguir no pagode e homenagear aqueles que fizeram o samba romântico se popularizar ao extremo e vender milhões de discos. O grupo que foi “pinçado” para trazer a música pegajosa do dia foi...foi... foi...???? Raça Negra. Olha, a lista é grande também. Tem “cheia de manias, toda dengosa, menina bonita, sabe que é gostosa”. Outra, “o mel dos seus beijos tem o gosto do amor, me leva junto com você”. Se preferir “Chega de tantas mentiras, chega de brigar com meu amor”. Mas o clássico do boteco da esquina é “Então vem, então vem, maltrata de vez, maltrata de vez” e com a música Cigana fica a pérola da semana.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jeitinho Brasileiro

Piada enviada por Elizeu

O Secador de Cabelo.

Uma Senhora muito distinta estava em um avião vindo da Suíça. Vendo que estava sentada ao lado de um padre simpático, perguntou: Desculpe-me, padre, posso lhe pedir um favor? Claro, minha filha, o que posso fazer por você?
- É que eu comprei um novo secador de cabelo sofisticado, muito caro. Eu realmente ultrapassei os limites da declaração e estou preocupada com a Alfândega. Será que o Senhor poderia levá-lo debaixo de sua batina?
- Claro que posso, minha filha, mas você deve saber que eu não posso mentir!
- O Senhor tem um rosto tão honesto, Padre, que estou certa que eles não lhe farão nenhuma pergunta. E lhe deu o secador.
O avião chegou a seu destino. Quando o padre se apresentou à Alfândega, lhe perguntaram:
-Padre, o senhor tem algo a declarar?
O padre prontamente respondeu: Do alto da minha cabeça até a faixa na minha cintura, não tenho nada a declarar, meu filho.
Achando a resposta estranha, o fiscal da Alfândega perguntou: E da cintura para baixo, o que o Senhor tem? Eu tenho um equipamento maravilhoso, destinado ao uso doméstico, em especial para as mulheres, mas que nunca foi usado.

Caindo na risada, o fiscal exclamou:- Pode passar, Padre! O próximo...


Moral da história: A inteligência faz a diferença. Não é necessário mentir, basta escolher as palavras certas.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cat Stevens - Yusuf Islam

Sou fã do trabalho desse artista. Fui apresentado a obra de Cat Stvens por uma amigo nos tempos em que trabalhava na CONAB em Porto Alegre. Aí se vão quase 15 anos. Ele levou um disco do artista e fiquei impressionado com a qualidade musical e a profundidade das letras.

A inspiração desse post veio logo após a compra de um DVD do Cat Stevens. O show ao vivo é de uma tunê de 1976 chamada MAJIKAT. Eu adquiri o DVD por R$ 19,90 e fiz o seguinte comentário no Facebook. “Enquanto isso o DVD do "Calcinha alguma coisa" custa RS 39,90. Lembrei de uma frase de um músico gaúcho o Beto Beatle: "como é bom viver num país subdesenvolvido. Enquanto Bethovem você compra un cd por R$ 6 o é o tchan é vendido por R$20".

Pra quem não conhece Cat Stvens, abaixo tem um vídeo com a música mais famosa dele. É emocionante! O vídeo junta o clipe original com um show recente. Yusuf Islam é o novo nome de Cat Stevens. Stevens se converteu ao Islã e abandonou a música em 1978. Desde então passou a se dedicar a atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Depois de quase 30 anos, 2006, ele voltou a música. Nesse DVD ele explica o que levou ele a largar a música. Resumindo as palavras de Yusuf, ele teve um encontro com a espiritualidade e o sucesso estava fazendo mal. Na real ele se sentia com um certo vazio e começou a procurar em diversos livros e religiões algo que completassa.

Na entrevista, Yusuf explica que o mais difícil foi a aceitação do público com a decisão dele. Yusuf casou-se com Fauzia Mubarak Ali em 7 de setembro de 1979, com quem teve cinco filhos. Atualmente mora em Londres, mas periodicamente passa temporadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma outra curiosiadade é que o então, Cat Stevens chegou a morar no Rio de janeiro ainda na década de 70.


domingo, 12 de junho de 2011

Coisas de Little Fall's IV

Rota Romântica

Vamos aos pontos românticos de Cachoeirinha. Neste domingo dia dos namorados seguem algumas dicas, ou até mesmo, opções para passear como o “seu amor”

O dia começa com uma caminhada pelo parcão da cidade. Vocês podem dar algumas voltas curtindo a “beleza” da cidade tomando um bom chimarrão.

No almoço vai todo mundo para a Galeteria Pasta Suta

À tarde, dá pra ver aquele filme romântico no Shopping do Vale e saborear as delicias da praça de alimentação.

Se você esta com uma graninha no bolso, leva a gata para passar algumas horas na suíte do motel Sahara. Se faltou um pouco de “verba” vai para o motel aconchego mesmo, que lá com “quinzão” você faz a festa.

Pra fechar a noite com “chave de ouro” ou você leva seu amor para comer na pizzaria Krocante ou se quiserem alguma coisa mais “rústica” tem o Xis do bascão.

Se depois de todas as dicas ela continuar com você, pode casar que essa mulher com certeza te ama... hehehe.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sexta Trash: Música Chiclete II

Eu te quero só pra mim – Revelação

Se na semana passada o axé tomou conta da coluna, hoje vamos para o pagode. Da safra de pagodeiros mais recentes escolhi o Revelação. Até acho um grupo que tem umas músicas bacanas, mas de fato são pegajosas. Eles tem pelo menos duas canções famosas que quando você canta, não sai mais da cabeça. A 1ª é “Deixa acontecer naturalmente, eu não quero ver você chorar, deixe que o amor encontre a gente, nossa vida vai eternizar” A outra, que você vai ver no clipe, é “Eu te quero só pra mim, como as ondas são do mar”.

Então escute e propague o som nesta sexta e fim-de-semana




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Michael Sullivan

Michael Sullivan foi o maior compositor da década de 80. Junto com Paulo Massadas eles fizeram as principais trilhas de amor e infantis que embalam os corações e os sonhos até hoje. Lembro que lá em casa, isso no Rio Grande do Sul, tinhamos um disco de vinil que era com os sucessos da dupla. Nesse LP tinham músicas como “Um dia de domingo” (Tim Maia e Gal Costa), Deslizes (Fágner), Retratos e Canções (Sandra de Sa), Amanhã Talvez (Joana) e por aí vai.

Olhando o DVD do “The Originals” e pesquisando um pouco mais sobre a carreira dele, vi que ele passou por “Renato e Seus Blue Caps” e “The Fevers”, as principais bandas da década de 70. Esses grupos animavam os bailes da garotada no periodo da jovem guarda. O repertório principal eram de cançoes dos Beatles. Mas Sulivan também fez composições para esses grupos

Voltando aos anos oitenta, a parceria com Massadas pode ser comparada quase como Roberto e Erasmo. Por falar no rei, ele gravou uma das canções mais belas do repertório de Sullivan e Massadas: Amor Perfeito. Que nos anos 2000 foi regravada pelo Babado Novo de Cláudia Leite. Tim Maia eternizou outras três cançoes além de Um dia de domingo. Me Leva e Me Dê motivos. Todas essas músicas são de Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Lá vai a lista de sucessos: Whisky a Go-go, Show de rock’n’rol e um sonho a dois (Roupa nova); Nem um toque e custe o que custar (Rosana); Joga fora (Sandra de Sá); Dois (Paulo Ricardo); Talismã (Leandro e Leonardo). Já no grupo dos clássicos infato/juvenis tem: Uni du-ni-te (Trem da Alegria); Lua de Cristal (Paquitas); Festa do Amor (Patrícia Marx); Brincar de índio, Arco Iris, é de chocolate (Xuxa) e Amigos do peito (Trapalhoes).


O video que selecionei é da música "um dia de domingo". A interpretação é do próprio Michael Sullivan, mas a canção ficou eternizada nas vozes de Tim Maia e Gal Costa.


domingo, 5 de junho de 2011

Coisas de Little Fall's III

Siglas e interpretações

Claro que esta história tinha que ter ocorrido em Cachoeirinha. Em um dia inspirado, um colega do primeiro do Rodrigues Alves resolveu ser um piadiasta. Tudo começou na aula de Física.

O professor pergunta sobre força e o que significa a sigla HP (horse Power) ou CV (Cavalo Vapor). Sem pestanejar, o engraçadinho grita “Churrascaria Vassourão”, fazendo uma alusão a um dos principais restaurantes da cidade. A gargalhada tomou conta, mas o pior estava por vir.

Depois da aula de física, chegou a hora de assistir a aula de biologia. O tema era reprodução. O docente em frente ao quadro negro explicando sobre a matéria, quando de repente ele resolve perguntar a turma. “Alguém sabe o que é reprodução assexuada”?pergunta o professor. É claro que o colorga inspirado respondeu sem dar chance a ninguém da classe: “professor, é fazer sexo de corpo suado”. Depois dessa ninguém conseguiu conter a gargalhada. Resumo da história, a aula acabou naquele exato momento.

sábado, 4 de junho de 2011

Kaká X Ronaldinho

Olhando o jogo do Brasil neste sábado contra a Holanda fiquei impressionado que ninguém mais fala no Kaká. Tá certo que os nomes da vez são Neymar e Paulo Henrique Ganso, mas a imprensa sempre gostou de lembrar do grande craque. A comparação que faço entre Kaká e Ronaldinho é que o meia do Real Madri, praticamente, foi esquecido como opção para a seleção desde que acabou a copa do mundo do ano passado. Muito em função da lesão que teve e que ainda se recupera para chegar ao melhor futebol.
Em compensação, o meia/atacante do Flamengo Ronaldinho sempre é citado como um postulante a seleção. É bom lembrar que o Gaúcho não joga bola desde 2006, na copa da Alemanha. Mesmo assim, a estrela do craque permanece, aparentemente, intacta.
Alguns motivos para essa situação: Primeiro, por Ronaldinho jogar no Brasil e no time de maior torcida. Segundo pelo fato de que no auge da carreira o Gaúcho foi mais “mágico” e “brilhante” do que Kaká. Ambos foram jogadores sensacionais, mas o meia do Real Madri sempre foi um jogador mais objetivo. Isso não tira o mérito de Kaká e ele foi com méritos eleito o melhor do mundo. Mas acho que isso pode ter deixa-lo mais “esquecido”.Outro fator que prejudica Kaká é que ele não produz tantos factóides quanto Ronaldinho
O que pode determinar o futuro de Kaká na seleção é a nova temporada que começa em Agosto na Europa. Muito se comentou da possibilidade dele retornar ao Brasil para jogar no São Paulo. Mas o técnico José Mourinho pretende contar com ele. Não sei até que ponto ele está recuperado da lesão, mas depois de Ronaldo em 2002, não faça nenhuma previsão e nem encerro a carreira de um jogador de forma prematura.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sexta Trash: Músíca Chiclete I

Coração – Rapazolla

Você sabe aquela música que fica na cabeça e não sai nunca, é exatamente o que vamos fazer no Sexta Trash deste mês. Música Chiclete. Sempre tem um infeliz (nessa me incluo) que larga uma pérola e logo em seguida todo mundo fica cantando a mesma melodia. Então vamos a canção desta semana.

O axé por natureza já é pegajoso, mas pode ser pior quando aquele colega de trabalho chega e começa a cantar “Coração, Para que se apaixonou Por alguém Que nunca te amou Alguém que nunca Vai te amar”. A música até que é bonitinha, mas fica na memória e não tem mais jeito de você parar de cantar. Ai daqui a pouco já tem alguém assoviando, outro balbuciando, e mais um cantando e ai já contaminou todo mundo. Para você contaminar todos do trabalho hoje, segue o clipe


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os trintões


O futebol brasileiro voltou a recorrer a jogadores experientes para ser a solução da lavoura. Com exceção do Santos que tem um time jovem e talentoso, as demais equipes do campeonato brasileiro buscam no futebol europeu o toque de qualidade e brilhantismo que anda faltando. Justiça seja feita ao internacional e o cruzeiro que ainda tentam montar boas equipes sem cair em desespero.

Os destaques dos times no brasileirão vão exatamente para os trintões. Vejamos: O Grêmio perdeu o campeonato gaúcho para o principal rival e chegou a conclusão que necessitava reforçar a equipe. Qual foi a solução? Dar mais experiência ao grupo. Assim, chega Gilberto Silva, 34 para 35 anos, campeão do mundo de 2002 com a seleção brasileira. Renato Gaúcho chegou a usar a expressão “cascudos” para se referir a experiência dentro de campo.

Nessa linha, o São Paulo trouxe no início do ano o jogador Rivaldo. Com um passado brilhante e um futuro duvidoso, o jogador de 39 anos poderia ser a estrela ou referencia para os jovens como Casemiro e Lucas. Mas na realidade é mais um problema para a comissão técnica. Enquanto isso, Rogério Ceni de 38 anos é o principal ídolo da garotada.

Essa receita de que panela velha é que faz comida boa, também está sendo adotada pelo Bahia. O time que voltou este ano a série A vê em Ricardinho, 35 anos, o maestro para conduzir o time a permanecia na elite do futebol brasileiro. Além do veterano, o clube acredita que será possível recuperar os problemáticos Carlos Alberto, Jóbson e Souza. Essa tarefa já acho mais complicada, mas confesso que é uma estratégia audaciosa.

Poderia fazer uma lista em todos os clubes, MS vou ficar nesses exemplos. Mesmo assim, cito mais alguns que estão no Brasileirão:

América – MG – Fábio Jr (33 anos)
Atlético Goianiense – Anaílson (33 anos)
Atlético Mineiro – Magno Alves (35 anos)
Atlético Paranaense – Paulo Baier (36 anos)
Avaí – Marcinho Guerreiro (31 anos)
Botafogo – “Loco” Abreu – (34 anos)
Ceará – Iarley (37 anos)
Corinthians – Liédson (33 anos)
Coritiba – Tcheco (35 anos)
Cruzeiro – Gilberto (35 anos)
Figueirense – Túlio (35 anos)
Flamengo – Ronaldo Angelim (35 anos)
Fluminense – Deco (33 anos)
Internacional – Índio (35 anos)
Palmeiras – Marcos (37 anos)
Santos – Léo (35 anos)
Vasco – Felipe (33 anos)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pensamentos de um dia chuvoso

Cada vez que sinto o choro do céu bate uma saudade dos tempos de guri.
As gotas representam as partículas de uma prosa que começava no primeiro mate.
Fico pensando naqueles pedaços fartos de bolo de cenoura com uma xícara de chocolate quente

Sentia a água lavar tudo.
Começava pelo telhado, passava pelo chão e chegava à alma.
Ao desavisado, o desespero:
Um banho, muitas vezes não agradável, principalmente, quando ele chega por causa de forças externas.

E as noites chuvosas, os sonhos embalavam o desconhecido, o medo.
Um despertar não programado.
Rápido como um foguete, ou às vezes lento como uma tartaruga.
Respingos de afetividade e um toque de veneno