sábado, 29 de outubro de 2011

Coisas de Little Fall's: Referências

Ao passar um endereço é comum você indicar um ponto de referência, ou seja, uma placa, um estabelecimento, etc. Na verdade, esse ponto é para facilitar o destino de algo. Mas como em tudo na vida o tempo passa, esses locais também vão mudando. Durante as férias perguntei a um amigo onde ficava um determinado local. Custei a entender. Só foi possível após um ponto de referência. Porém, esse referencial já não existia há 10 anos. Assim, resolvi escrever alguns locais que seguem como argumento para endereço, mas não existem mais. Para quem é de Cachoeirinha, ou gaúcho, será mais fácil para reconhecer. Segue a lista:

* Bananeira: Campo de futebol que agora virou zona residencial.
* Arapuã: Loja de eletro eletronico que foi substituida por outra loja do mesmo ramo.
* Pulga: Uma sala de cinema da cidade que virou igreja evangélica e agora é restaurante.
* JH Santos: Loja de eletro eletronico que também foi substituida por outra loja do mesmo ramo.
* Incosul: Loja de móveis e eletro eletronicos que também não existe mais. o prédio foi dividido em 3 lojas de especialidades diferente.
* Casas Pernambucana: Loja de Tecidos que virou outra loja do mesmo ramo.
* Galeria ou Casa Marques: Tinha de tudo lá e muito caro por sinal. Virou um restaurante e loja de venda de peças para carros.
* Casa Soares: Uma loja de calçados. O prédio foi destruido para a construção de um novo.
* Zucatti: Mini mercado que praticamente não tinha movimento. Virou loja de calçados.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Curiosidades “à Portuguesa”

Aqui no Brasil as piadas de Português fazem referencia a “burrice” do povo. Na verdade, eles são muito espertos e os que diferenciam da malicia tupiniquim é o fato de serem literais a palavra, o que não é demérito ou burrice, e sim, a cultura. Em Lisboa, tentei observar esse lado literal, mas não encontrei ninguém que fosse desse jeito. Mesmo assim, algumas diferenças em nossa língua chamaram a atenção.


Em Portugal se você chamar “VEM CÀ MEU PUTO” isso não é nenhuma agressão. Puto para os portugueses é criança. O mesmo serve para a expressão: “COMO ESSA BICHA ESTÁ GRANDE”. Em nenhum momento o povo português estará se referindo a um sujeito do sexo masculino com tendências femininas, mas a fila de banco, por exemplo.


As diferenças seguem. O telefone celular, lá é TELEMOVEL. Já banheiro é QUARTO DE BANHO. Se você falar BANHEIRO vão pensar que é salva vidas. Ah o transporte público também tem suas diferenças. O ônibus é o AUTOBUS e o trem é o mesmo que COMBOIO. No futebol o goleiro é o GUARDA REDES.


Para fechar, quem nasce em Lisboa é LISBOETA ou ALFACINHAS. Assim são chamados por gostarem muito de alface. O termo também teria surgido, do fato da região ter uma vasta plantação de alface, principalmente, durante o período muçulmano.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sessão Pipoca: Conspiração + 400 + Pulp



XIII Conspiração

Um filme que prende do inicio ao fim. A presidente dos Estados Unidos é morta e um homem é acusado de ser o atirador. Até aí a busca implacável da policia por esse homem é obvia. O que torna o filme intrigante é que uma rede de corrupção esta envolvida com as mortes que acontecem. E esse homem acusado de ser o atirador se torna a chave para descobrir o verdadeiro autor das chacinas que acontecem. Em meio a tudo isso ocorre uma disputa presidencial. O mais impressionante é que quando toda a cúpula é descoberta e parece que se chegou ao fim toda a corrupção. De longe, o homem usado pela policial descobre que tudo aquilo não chegaria ao fim. Mas agora já é tarde, o que era para ser o cara da ética, na verdade era o grande líder e tinha se tornado presidente, numa pura conspiração. Filmaço. São 2h30 minutos de muita atenção. Vale muito à pena assistir. Esse é o 2º filme que vejo com a dupla Val Kilmer e Stephen Dorff. O anterior foi Felon. Muito bom

Título Original: XIII - The Conspiracy
Origem: EUA
Ano: 2008
Diretor: Duane Clark
Elenco: Val Kilmer, Stephen Dorff, Mimi Kuzyk, Jessalyn Gilsig.
Duração: 175 min.
Gênero: Ação



400contra1

O filme conta a história do crime organizado. Confesso que esperava bem mais do filme pelo que falavam. Não gosto muito da história de que bandido é coitado. A organização deles era muito mais por pacto entre marginais do que planejamento. Com o tempo para fugir da cadeia eles se organizam com planejamento. Mostra que o sistema carcerário é podre, estamos cansados de ver nos filmes. O problema é quando se tenta passar de que a sociedade é corrupta e os bandidos são “coitados” do sistema. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mais uma coisa que deixa o filme chato são as constantes indas e vindas. Exemplo Mostra a situação do presídio em 1971 e logo em seguida os Comando Vermelho assaltando um banco em 1981. Depois o filme volta a década de 70 e vai para a 80 de novo durante uma hora e meia nisso. Acho que isso só atrapalha o enredo. Mais uma vez ressalto: isso é uma observação de um amador, não de quem entende da sétima arte.

Título original: (400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Caco Souza
Atores: Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Fabrício Boliveira, Branca Messina.
Duração: 98 min
Gênero: Drama


Pulp Fiction
Todos me falavam maravilhas deste filme assinado por Tarantino. Um elenco com grandes nomes do cinema tinha tudo para ser um grande filme, mas confesso que foi uma decepção. O filme é enrolado e trata da vida de gangster, mas na verdade é muito sem propósito o filme. Aí você pode dizer “mas quem gosta de filmes do Segal é incoerente com esse comentário”. Até pode ser, mas de tanto ouvir que o filme era genial, esperava algo melhor. O que é bom incontestavelmente é a trilha sonora. Simplesmente, sensacional.


Título original: (Pulp Fiction)
Lançamento: 1994 (EUA)
Direção: Quentin Tarantino
Atores: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel.
Duração: 154 min