sábado, 8 de janeiro de 2011

Parabéns ao rei do rock: Elvis

No aniversário do rei do rock não poderia deixar de fazer minha homenagem. Acho que todos que me acompanham sabem que sou fã do Elvis Presley. Acho que o cara veste bem o “título” de rei do rock. Ele é um tenor com uma voz inconfundível. Poderia ficar por horas falando dele e seria repetitivo nos elogios. O motivo deste post é uma constatação que fiz assistindo o DVD com o show gravado em 1973 no Havaii. O Elvis é único cantor que tudo que regrava consegue deixar melhor que o original. Nem sempre isso ocorre quando um artista faz uma releitura do trabalho de outro artista. Mas com o Elvis, isso vira “bricandeira”. Essa constatação posso ter feito por ser fã do cara. Mas acho que ela é bem racional.

Vou dar alguns exemplos:

1º A música “It's Now Or Never” é uma versão do clássico italiano chamado O Sole Mio, composta no ano de 1898. O sole mio foi gravada pela primeira vez por Giuseppe Anselmi em 1907. A versão de Elvis é datada de 1960. Na minha modesta opinião, a versão de Elvis é a melhor de todas que já ouvi.

2ª "Something" é uma canção dos Beatles composta por George Harrison e que foi lançada no álbum Abbey Road de 1969. Elvis também fez a sua versão que ganhou mais emoção com o timbre marcante do cantor.
3º “Always on My Mind" é uma canção de grande sucesso cantada pelos Pet Shop Boys, na década de 80. Teve a versão também country de Willie Nelson e até p Zezé di Camargo e Luciano regravaram. A versão original era de Brenda Lee e também foi gravada por Elvis Presley. Eu vou fechando por aqui com os exemplos. Poderia seguir com outras várias músicas. Uma das mais belas canções no repertório de Frank Sinatra também foi regravada por Elvis Presley. Acho que essa é a única música que não consigo chegar a conclusão de quem teve a melhor gravação. “My Way”.

2 comentários:

  1. Também fizemos uma homenagem, se puder venha conhecer nosso blog.
    Um abraço!
    http://absintomuitorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Putz so agora vi q era niver do Rei. Estava assistindo hj a Rainha e igualmente reparando detalhes do qto Freddie Mercury era bom... Imagina um dueto dos 2, la no ceu.... Caraca!!!

    ResponderExcluir