domingo, 29 de abril de 2012

Especial: Engenheiros do Hawaii XII

Tchau Radar 1999


Esse trabalho custei um pouco a gostar. Tem grandes músicas que fui dar valor no disco posterior. É bem melhor do que o Minuano. Acho que é um trabalho que mostra mais maturidade. Perde aquela criatividade juvenil, mas ganha letras mais reflexivas. Não digo que são melhores do que as compostas na década de 80, até porque acho aqueles discos geniais, mas você sente um Humberto Gessinger adulto.

Eu que não amo você é uma canção composta para Porto Alegre. Foi durante um período em que Humberto estava voltando, literalmente, de mala e cuia para a capital gaúcha. Note alguns trechos “Senti saudade, vontade de voltar, fazer a coisa certa aqui é o meu lugar, mas sabe como é difícil de encontrar, a palavra certa a hora de voltar”.

Negro amor é uma versão de “It's all over now, baby blue” de Bob Dylan. Foi gravado ainda na década de 70 por Gal Costa. Concreto e Asfalto tem a inteligência e percepção na junção de idéias. Destacaria ainda, 3x4, canção que Humberto fez para homenagear a esposa, Adriana. Uma bela declaração de amor. “Diga verdade uma vez na vida, você se apaixonou pelos meus erros. Que eu perdi as chaves, mas que cabeça minha agora vai ter que ser para toda vida”.

Acho um disco muito conceitual. As músicas do album, como um todo, falam dessa “tônica” de recomeço e se apegar as origens. Para os saudosistas, recomendo ouvir o disco sem preconceitos do tipo “mas não é a mesma coisa do início de carreira”. De fato, não é, mas é um bom disco.

Músicas
1 - Eu Que Não Amo Você
2 - Negro Amor (Bob Dylan/Péricles Cavalcanti)
3 - Concreto & Asfalto
4 - Até Mais
5 - Nada Fácil (Humberto Gessinger; Luciano Granja; Lúcio Dorfman)
6 - O Olho Do Furacão
7 - Seguir Viagem
8 - 10.000 Destinos (Humberto Gessinger; Lúcio Dorfman)
9 - Na Real
10 - 3x4
11 - Melhor Assim
12 - Cruzada (Márcio Borges; Tavinho Moura)



Nenhum comentário:

Postar um comentário