sexta-feira, 30 de maio de 2008

Tá aí uma coisa que quero ver

No sul se discute a possibilidade de uma copa regional. Depois da extinção desse tipo de competição por exigência das federações de futebol e do ajuste no calendário futebolístico brasileiro o tema volta a respingar na mídia. A proposta que vem do estado do Paraná tem a intenção de recriar a copa sul (que depois mais tarde se tornou Sul-minas). Eu sempre fui favorável a esse tipo de torneio.
As federações estaduais reclamam, pois isso pode acabar com o futebol no interior e com as receitas dos clubes pequenos. Mas convenhamos, existe futebol no interior? São poucas as exceções. O futebol brasileiro vive numa falência de craques e dos clubes. Essas ligas poderiam ser mais rentáveis. Esse ano acompanhei o campeonato candango (Estadual de Brasília). É algo que não existe. Só o Brasiliense tenta fazer uma equipe razoável. Os demais times do DF não tem torcida e muito menos investimento. Utilizei apenas esse exemplo, mas poderia citar outros campeonatos como os do norte e nordeste. Acho que os únicos estaduais que fogem a regra são: Rio de Janeiro e São Paulo
A proposta é que a Copa Sul iniciaria já na temporada 2009. Participariam os principais clubes do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e teriam no máximo 18 times. O projeto foi apresentado pela FUTPAR, liga criada pelos principais clubes do Paraná. Com a criação do novo campeonato nos moldes da antiga Copa Sul-Minas, o Campeonato Estadual seria disputado apenas pelas equipes que não disputarão a nova competição, sendo realizado simultaneamente. Como incentivo, os melhores colocados no Estadual teriam vagas na Copa Sul seguinte. Já quem tivesse um baixo aproveitamento na Copa, seria "rebaixado", jogando o estadual do ano seguinte.


Copa Sul 1999 - Campeão: Grêmio

Copa Sul-Minas - Campeões: América-MG (2000) e Cruzeiro-MG (2001 e 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário