quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa do futebol sonolento

Após todas as seleções que disputam a Copa da África terem jogado a primeira partida resolvi fazer uma análise geral desta primeira rodada. Até agora o que vimos foi um fraco futebol com times poucos criativos. Será o nervosismo da estréia? Não creio nisso. Acho que o futebol é muito mais produto de marketing do que qualidade em campo. Tivemos 16 jogos. Desses 4 foram bons: África 1x 1 México, Argentina e Nigéria, que terminou 1 a 0 para os hermanos. Alemanha 4 x 0 Austrália e Espanha 0 x 1 Suíça. No mais os jogos foram sonolentos com algumas exceções.
Mas vamos à diante na análise. De todas as seleções gostei especialmente do futebol da Alemanha. Alguém vai dizer: Mas eles pegaram um time morto!! Sim de fato, enfrentaram uma seleção sem muita qualidade, mas fizeram o que tinha que fazer golear. O que impressionou foram os toques rápidos e objetividade da equipe. A Alemanha sempre teve um time com boa marcação e a principal jogada era a bola aérea. Parece que isso mudou. Pelo menos no que vimos no primeiro confronto. Por enquanto apostaria na Alemanha como forte candidata ao título.
Outro time que foi bem, mas que mostrou fragilidades sérias na defesa foi a Argentina. Costumo dizer que se o Maradona não inventar, os hermanos tem tudo para ganhar a copa. Do meio pra frente o time é muito bom. O trio Higuaín, Tevez e Messi é rápido e brilhante. Sem contar que no banco tem ainda Agüero e Diego Milito. Para não deixar de falar na nossa seleção, o Brasil vai ter muitas dificuldades ao longo da copa. Mas não vejo a fraca atuação de ontem contra a Coréia do Norte como desesperadora. O time do Dunga sempre tem dificuldade com times mais ruins. Isso ficou comprovado em todas as competições antes da copa: Eliminatórias, Copa América e Copa das confederações. É só a gente recordar aquele jogo contra o Egito que ganhamos com um gol de pênalti do Kaká no fim do jogo. Ou aquele gol do Daniel Alves de falta contra a África do Sul. Ambos jogos que citei são da copa da confederações que o Brasil ganhou. Acho que contra a Costa do Marfim o futebol Brasileiro melhora um pouco e o grande jogo deve ser mesmo contra Portugal. Mas ressalto: O torcedor que pretende ver um show da seleção Brasileira nesta copa, pode tirar o “cavalinho da chuva”. Dificilmente o time do Dunga vai dar espetáculo. Essa seleção é burocrática, mas muito competitiva. E por causa disso, o Brasil pode levantar o Hexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário