domingo, 15 de maio de 2011

Coisas de Little Fall's I

CACHOEIRINHA 45 ANOS.


Hoje a "cidade dos meus versos", onde começaram os sonhos e onde tudo mais parece perfeito completa 45 anos. Cachoeirinha, ou como chamo carinhosamente de Little Fall's é um lugar simples, por vezes provinciano em excesso. Mas é lá que pude viver momentos inesquecíveis. Nasci, cresci e vivi em um lugar que se desenvolveu muito além do que se previa. De uma pequena queda d’agua, Cachoeirinha se tornou uma das cidades que mais cresce no estado. Basicamente a Indústrias e o comércio apostaram num lugar que muitos conhecem que é “logo ali cruzando a ponte”.

Dos meus quase 30 anos, 25 morei nessa cidade. Estudei em duas escolas: Inedi e Rodrigues Alves. Tive a oportunidade de trabalhar na assessoria de imprensa da prefeitura e iniciar a minha carreira no rádio por lá. A rua/travessa Santo Antõnio é parada certa a cada volta. Nossa casa tem quase a mesma idade da cidade. Se bem, que a minha família escolheu morar em Cachoerinha, antes de ela ser emancipada.

Lembro da ponte velha que só um carro passava. O outro tinha que esperar do outro lado da via. Avenida que por sinal era de mão dupla. Hoje são três pistas de cada lado e mesmo assim o transito é caótico. Sinais dos tempos e da evolução.

Às vezes me perguntam: O que tem Cachoeirinha? Respondo: magia! Beleza natural, você não encontra lá. Cidade cultural? talvez. Mas ainda é muito jovem para ter essa característica. Talvez um município valente. Acho que sim. O povo não se integra e trabalha para torna - lá cada vez melhor.

Uma vez no meu velho Chevette indo para a rádio comunitária, o cantor Frank Jorge disse: “Cachoeirinha tem um sol incomparável”. Não entendi o que ele quis dizer. Mas hoje penso que em sua poesia ele quis dizer que a população tem luz própria e incomparável. Vai ver que sim. Minhas palavras são muito simples para demonstrar meu amor e carinho por Cachoeirinha. Espero que nesta singela homenagem possa ter expressado o quanto sou grato de ser um cidadão “Cachoeirinhense”

Parabéns aos 45 anos de Cachoeirinha!!!



Música em Homenagem a Cachoeirinha:



“Cruzando a Ponte” – Odilon Ramos

Logo ali cruzando a ponte que me leva./ Sobre as águas turvas do Gravataí / No outro lado cachoeirinha me reserva / Um bom mate, um bo churrasco logo ali.


Logo ali, quem vai passando pela estrada / É convidado a que se chegue de desmonte / É o Rio Grande que se vê em cada galpão de CTG / Em Cachoeirinha logo ali cruzando a ponte.

O rancho da saudade, o fogo de chão, o guapos da amizade, amigos da tradição. / O mate amargo, o sinuelo da amizada são centros de tradição na terra da hospitalidade.

Canções de amor, a água na fonte. / É Cachoeirinha logo ali cruzando a ponte.

Coisas lindas que a memória não esquece. / Carreteiros e tropeiros na distancia./ A Cachoeirinha onde o povo se banhava. / Doces do ritter que adoçaram a nossa infância.

E o gaiteiro que foi prefeito e deputado e se bandeou cruzando a linha do horizonte. / Chico Medeiros foi pro céu e a gente ainda tira o chapéu ao lembrar seu nome logo ali cruzando a ponte

O espelho do passado a força do presente./ A escola do Cadop, a Matriz de São Vicente. / E os grandes pássaros de aço fazem a gente olhar o espaço, Cachoeirinha olha pro alto e vai em frente.

Canções de amor, a água na fonte. / É Cachoeirinha logo ali cruzando a ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário