domingo, 27 de janeiro de 2008

CANDANGÃO 2008

Oito equipes disputam o campeonato de Brasília que iniciou na semana passada. O Brasiliense mais uma vez larga na frente como favorito a conquista do Penta campeonato. Com pouco investimento na maioria dos outros times, o Jacaré não deve encontrar adversários que complique a trahetória dentro do Candangão. A principal estrela do Brasiliense é o meia Iranildo (ex-flamengo) e o zagueiro Júnior Baiano (que jogou a copa de 98 na França).
A segunda força de Brasília é o Gama. O time com a maior e mais vibrante torcida do DF vai ter que se contentar mais uma vez com uma equipe modesta. Neste domingo acompanhei o clássico contra o Ceilândia no estádio Mané Garrincha. O jogo terminou empatado em 2x2. Uma partida fraca sem lançes de emoção. Vai ver que pela falta de craques, também a pouco interesse nos jogos do campeonato local. O Mané Garrincha tem capacidade para mais de 40 mil torcedores, mas nesse jogo que citei deveria ter no máximo 500 pagantes. Como já falei no Ceilândia que é considerado o terceiro principal time, destaque para o veterano zagueiro Andrei (aquele que tomou um soco do Romário quando eles jogavam pelo Fluminense) e o meia atacante Edson Araújo (ex-portuguesa).
Seguindo a série curiosidades do Candangão, dois times tem histórias muito particulares. O Legião, que subiu da série B o ano passado, faz uma homenagem a maior banda de rock de Brasília e uma das mais conceituadas do País a Legião Urbana. Por causa disso é que vem o nome do equipe. Os diretores do Legião estão investindo pessado, distribuindo camisas durante os jogos e um serviço especial no Bar com distribuição de bebidas. Por causa disso o time virou a sensação do campeonato. O objetivo da administração do clube é criar mais adeptos em todos os cantos do Distrito Federal. A segunda curiosidade é que uma equipe de Minas Gerais, disputa o campeonato de Brasília. É o Unaí. Não me perguntem porque o Unaí disputa o campeonato de outro estado! Assim que descobrir essa resposta eu coloco no blog... hehehe... Mas como estamos no Brasil tudo é possível.
Para concluir, ainda disputam o campeonato o Guará, Dom Pedro II e o Brazlândia.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Pato mania: A estréia do craque

A estréia de Alexandre Pato no Milan foi badalada no mundo inteiro. O jogador é considerado uma promessa no futebol mundial. A quem diga que ele é o novo fenômeno (apelido dado a Ronaldo pelas suas jogadas desconcertantes). O certo é que Pato é um atleta que tem estrela. Em sua estréia pelo Internacional ele tomou conta do jogo contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 2006. Em seguida veio o mundial de clubes e o jovem mais uma vez foi o destaque. Agora no Milan ele tem uma parceria invejável no ataque: Kaká e Ronaldo. Kaká é nada mais nada menos que o melhor do mundo na atualidade. Prêmio dado pela FIFA pela bela temporada de 2007 do jogador que culminou com o título da Copa dos Campeões e do Mundial de Clubes. Já Ronaldo por mais fora de forma, e também as reincidentes lesões, o fenômeno é um jogador que merece todo o respeito do mundo futebolístico. Quando todos não acreditavam em sua recuperação, Felipão apostou nele que deu a resposta sendo o artilheiro da copa de 2002. Claro que a imagem da última Copa e também da final de 98 serão marcas negativas na carreira do atleta. Mas não dá deixar a culpa apenas com Ronaldo sendo que a comissão técnica é muito responsável pela organização do grupo em uma copa do mundo. Voltando a falar no jovem craque Alexandre Pato, a estréia no time italiano deixou uma boa impressão. Fez até com que o presidente do time Silvio Berlusconi desistisse temporariamente da contratação de Ronaldinho Gaúcho. Vamos ver até quando vai funcionar e vai durar a magia de Alexandre Pato no Milan.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O Nº 1

Nesta semana o técnico da Seleção Brasileira Dunga foi eleito o melhor técnico de 2007 segundo a Federação Internacional
de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O título da Copa América conquistado diante da Argentina deu credibilidade ao treinador que até então não tinha tido nenhuma experiência em clube antes de assumir a seleção canarinho. A organização que elegeu Dunga era composta por representantes de 93 países. O técnico campeão do mundo em 2002 Luiz Felipe Scolari ficou em 10º na pesquisa. É um pouco prematuro classificar Dunga como o melhor do mundo. Ele tem muita coisa para provar. O que não se pode negar é o espírito de conjunto e disciplina implantado por ele na seleção. Ao assumir o comando do Brasil, mesmo sem ter treinado outra equipe, a CBF quis passar credibilidade e confiança, coisa que foi perdida pela pífia atuação na Copa do mundo de 2006. Ainda por cima o desastre foi culminado quando a entidade divulgou casos de indisciplina e a falta de foco para conquistar a Copa da Alemanha. Por merecimento, outros treinadores deveriam comandar a seleção. Pelo histórico de conquistas cito Vanderlei Luxemburgo, que foi demitido pela CBF após os jogos olímpicos de 2000, Muricy Ramalho, Paulo Autuori. Mesmo assim, acredito que Dunga irá dar uma boa resposta como o comandante do Brasil. O futuro do jovem treinador vai depender muito do resultado da seleção que irá para China neste ano.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Começo do ano em alta velocidade.

Texto de Ernesto Brock

Depois de uma temporada movimentada dentro e fora da pista, a Formula 1 começa o ano com ainda mais força perante as demais categorias do automobilismo mundial. Depois da confirmação dos pilotos Fernando Alonso na Renault e de Heikki Kovalainen na Mclaren, agora são os carros para temporada 2008 que começam a aparecer.
A atual campeã Ferrari já lançou seu modelo F2008 no ultimo dia 6 de Janeiro, porém o diretor técnico Aldo Costa declarou que o carro que vai para a primeira prova do ano em Melbourne na Austrália será bem diferente do modelo apresentado a imprensa. “O carro vai passar por uma grande evolução ainda e quando chegarmos à Austrália, o modelo terá elementos totalmente novos", fala Costa.
Não é novidade os carros da primeira prova do ano serem diferente dos lançados, ou até mesmo, algumas equipes lançarem os carros realmente novos apenas a partir da segunda ou terceira prova da temporada. O que pode mudar um pouco neste ano são as novas regras como o fim do controle de tração e também a grande briga pelo titulo que se espera para este ano e nesse confronto não vai ser tolerado que se perca de pontos no inicio do campeonato.
Pelo menos 3 pilotos estarão na briga pelo titulo em 3 equipes diferentes. O atual campeão Kimi Raikkonen na Ferrari, o Bi Campeão Fernando Alonso na Renault e o estreante do ano de 2007 Lewis Hamilton na Mclaren. Fora outros pilotos que começam o ano como segundo piloto, ou em equipes emergentes.

Data dos lançamentos:

6/1 – Ferrari – Fiorano - Itália
7/1 – MclarenStuttgart – Alemanha
10/1 – ToyotaColônia – Alemanha
14/1 – BMW – Munique – Alemanha
16/1 – Red Bul RacingJerez – Espanha
29/1 – HondaBrackley – Inglaterra
31/1 – Renault – Paris – França

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O que representa o título em Dubai?

Essa foi a pergunta que fiz logo após a vitória do Internacional de Porto Alegre sobre a Inter de Milão. A repercussão que teve o torneio, pelo menos para os torcedores colorados, foi semelhante ao mundial de clubes. Acho que não se comparam, mas tem alguns elementos importantes. Por exemplo, a premiação. Com a conquista do torneio foram quase US$ 2 milhões em prêmios. Isso garante ao Inter novos investimentos ou até mesmo aliviar a folha salarial do mês. Outro fator que julgo importante é o respeito e a possibilidade de novos lucros por causa do torneio. Há pouco mais de um ano, o clube gaúcho conquistava o mundial de clubes vencendo nada mais, nada menos que o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Agora consegue uma vitória importante sobre um dos maiores clubes do mundo, a Inter de Milão. Isso dá respeito e valoriza a marca. Mas de nada basta aos colorados a conquista do título de Dubai. Depois de um 2007 decepcionante, que se salvou com o título da Recopa sobre o Pachuca é hora de ver se o colorado será a equipe aguerrida de 2006 ou a perdida do ano passado. Vai depender do suporte da direção e de que o técnico Abel Braga não tenha grandes invenções. O Inter tem uma boa equipe. Apenas o São Paulo tem um plantel mais qualificado do que a equipe gaúcha. Acho que o grande desafio do colorado é a conquista do Brasileirão que chegou muito perto em 2005 se não fosse as irregularidades na arbitragem o que acabou beneficiando o Corinthians.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Deu pra ti baixo astral!!!

No meu primeiro artigo de 2008 vou falar sobre a dupla gaúcha Kleiton e Kledir. Eles já estão a um bom tempo morando no Rio de Janeiro, mas a raízes continuam fortes com o Rio Grande do Sul. Ganhei de presente de um casal de amigos gaúchos que moram também em Brasília um DVD ao vivo dos caras gravado em Porto Alegre em 2005. Ali eles resgatam a história da carreira com canções marcantes como Nem pensar, Vira Virou, Paixão, Maria Fumaça e a clássica Deu Pra ti. Além dessas tem duas músicas em que eles gravaram na época do grupo Almôndegas que é Vento Negro, composta por José Fogaça, e Canção da Meia-noite de autoria de Zé Flávio. Kleiton e Kledir ao vivo é um DVD que mostra uma forma simples de se fazer um bom show com cumplicidade entre os artistas e a platéia. Eles abriram portas para muita gente boa que hoje se destaca no cenário musical do País.

Mudando um pouco de assunto, mas não o tema central que é a dupla gaúcha, Kleiton lançou um livro sobre sonhos. “"Sonhos e Sonhadores” são experiências anotações que o artista tem feito desde os anos 70 e que nos último 10 anos isso foi se intensificando até surgir o livro. O processo de escrita do autor começou quando ele percebeu que tinha anotado centenas de sonhos e ao comentar com amigos eles se interessavam quando os liam. A primeira parte do livro traz informações ao leitor, com muitos exemplos que vem de Freud, Jung, Marie-Louise von Franz, entre outros.
Voltando para a música, a dupla Kleiton e Kledir deve lançar um CD com músicas inéditas neste ano.

Terror na aventura do Dakar

Texto de Ernesto Brock

Qual será a prova do automobilismo mundial mais conhecida? Mônaco (Formula 1), Indianápolis (Formula Indy). Acredito que dentro do calendário de um campeonato seriam estas duas, mas tem uma prova que considero uma das mais conhecidas e importantes que por si é um campeonato. Falo do Rali Lisboa – Dakar (mais conhecido como Rali Dakar, antigo Paris-Dakar).
Acontece que este ano em cima da hora no dia 4 de Janeiro o Lisboa – Dakar foi cancelado, quando todos os pilotos e equipes já estavam prontos para a largada. O motivo foi na verdade um alerta de perigo nas 8 etapas que cruzariam a Mauritânia, e uma suposta ameaça de ataque terrorista da Al-Qaeda.
Foi a 1° vez em 23 anos de competição que a prova não acontece. Algumas etapas são canceladas por causa do tempo ruim ou até mesmo de perigo em função de atentados nas regiões que estão em conflito por onde passa as máquinas do rali. Todos os pilotos sabem dos riscos ao participarem da prova mas a aventura é uma das principais motivações ao atravessar a misteriosa corrida das Arábias moderna.
Acho que deveriam encontrar outro meio de realizar a prova. A imprensa de Portugal, país onde o rali teria sua largada este ano, calcula um prejuízo de cerca de 15 milhões de euros para empresas do país ligadas a organização e patrocínio do Rali. Sem contar as outras empresas dos mais diversos países que investiram para explorar a imagem do evento.
Jornalistas portugueses como João Lagos do jornal “Diário de Noticias” defendem esta mesma opinião. "Há quem defenda que a melhor maneira de contrariar, de combater o terrorismo, é enfrentá-lo de frente. Estou totalmente de acordo"."Por ameaças similares se teria cancelado os Jogos Olímpicos ou um Mundial de futebol?", declarou Lagos.
Por outro lado, alguns pilotos como o brasileiro Jean Azevedo que disputaria o Rali Dakar pela décima vez que concordou com o cancelamento. “Acho que a organização fez o certo. Os responsáveis explicaram que não havia como garantir a segurança do evento. Concordei com a decisão que foi tomada. Agora é focar nas competições aí no Brasil, principalmente no Rali dos Sertões, que cresce a cada ano”.
Agora fica a pergunta qual será o futuro do Rali Dakar? Será que devemos temer novos ataques terroristas? É bom lembrar que estamos em ano Olímpico. Ameaças desse tipo pode inibir os mais importantes eventos esportivos. Respostas para estas perguntas só o tempo vai dizer.
Por enquanto vou deixando minhas opiniões neste espaço que pode responder algumas destas perguntas, ou até mesmo trazer novos questionamentos. È o que espero ao escrever. Além da opinião de um fã do mundo dos esportes pretendo informar os apaixonados por automobilismo.

2008 - Um ano de muitas atividades

Começando os trabalhos do blog em 2008. Após uma parada para as festas estamos retomando a rotina de blogueiro. A partir de agora conto também com a participação do meu amigo Ernesto Brock para falar do mundo do automobilismo. Um grande conhecedor do esporte e apaixonado por Formula 1 ele estará colaborando com textos explicando e contando um pouco sobre o que rola entre os autódromos e pilotos. Além de opiniões e palpites. Por falar em palpites, às vezes também vou me aventurar a falar algumas “bobagens” sobre automobilismos... hehehe. Seja bem vindo meu amigo, e mais uma vez obrigado pela parceria de sempre desde os tempos do Som&Prosa no rádio. Como falei no inicio desse blog, é um espaço democrático de idéias e quem quiser contribuir sobre diversos assuntos será sempre bem recebido. E a todos amigos e colaboradores um ótimo 2008