segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Terror na aventura do Dakar

Texto de Ernesto Brock

Qual será a prova do automobilismo mundial mais conhecida? Mônaco (Formula 1), Indianápolis (Formula Indy). Acredito que dentro do calendário de um campeonato seriam estas duas, mas tem uma prova que considero uma das mais conhecidas e importantes que por si é um campeonato. Falo do Rali Lisboa – Dakar (mais conhecido como Rali Dakar, antigo Paris-Dakar).
Acontece que este ano em cima da hora no dia 4 de Janeiro o Lisboa – Dakar foi cancelado, quando todos os pilotos e equipes já estavam prontos para a largada. O motivo foi na verdade um alerta de perigo nas 8 etapas que cruzariam a Mauritânia, e uma suposta ameaça de ataque terrorista da Al-Qaeda.
Foi a 1° vez em 23 anos de competição que a prova não acontece. Algumas etapas são canceladas por causa do tempo ruim ou até mesmo de perigo em função de atentados nas regiões que estão em conflito por onde passa as máquinas do rali. Todos os pilotos sabem dos riscos ao participarem da prova mas a aventura é uma das principais motivações ao atravessar a misteriosa corrida das Arábias moderna.
Acho que deveriam encontrar outro meio de realizar a prova. A imprensa de Portugal, país onde o rali teria sua largada este ano, calcula um prejuízo de cerca de 15 milhões de euros para empresas do país ligadas a organização e patrocínio do Rali. Sem contar as outras empresas dos mais diversos países que investiram para explorar a imagem do evento.
Jornalistas portugueses como João Lagos do jornal “Diário de Noticias” defendem esta mesma opinião. "Há quem defenda que a melhor maneira de contrariar, de combater o terrorismo, é enfrentá-lo de frente. Estou totalmente de acordo"."Por ameaças similares se teria cancelado os Jogos Olímpicos ou um Mundial de futebol?", declarou Lagos.
Por outro lado, alguns pilotos como o brasileiro Jean Azevedo que disputaria o Rali Dakar pela décima vez que concordou com o cancelamento. “Acho que a organização fez o certo. Os responsáveis explicaram que não havia como garantir a segurança do evento. Concordei com a decisão que foi tomada. Agora é focar nas competições aí no Brasil, principalmente no Rali dos Sertões, que cresce a cada ano”.
Agora fica a pergunta qual será o futuro do Rali Dakar? Será que devemos temer novos ataques terroristas? É bom lembrar que estamos em ano Olímpico. Ameaças desse tipo pode inibir os mais importantes eventos esportivos. Respostas para estas perguntas só o tempo vai dizer.
Por enquanto vou deixando minhas opiniões neste espaço que pode responder algumas destas perguntas, ou até mesmo trazer novos questionamentos. È o que espero ao escrever. Além da opinião de um fã do mundo dos esportes pretendo informar os apaixonados por automobilismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário