domingo, 17 de fevereiro de 2008

A novidade antiga: Celso Roth no Grêmio

Depois da queda para a série B em 2004 é inegável que a direção do Grêmio, que tem como líder o presidente Paulo Odone, age rápido quando vê um desvio de rota. Foi assim quando contratou o técnico Hugo De Leon e demitiu logo após ser eliminado da Copa do Brasil de 2005. Ali, caiu também o diretor técnico Mário Sérgio. Mais do que rápido foi contratado Mano Menezes para comandar a equipe. Daquele momento em diante nós já sabemos o que aconteceu na trajetória do treinador que fez milagre com uma equipe mediana.
Pois bem, agora o tricolor gaúcho se depara com uma situação semelhante. O técnico então escolhido para substituir Mano era Vagner Mancini. Um treinador jovem e identificado com o clube por ter sido campeão da América como jogador em 2005. Outra particularidade com o antigo treinador, era que Mancini também tinha treinado equipes pequenas e conseguiu bons resultados (o título da Copa do Brasil com o Paulista é um exemplo).
Mesmo com as estatísticas a seu favor, 5 jogos, 3 vitórias e 2 empates o fato não foi capaz de sensibilizar a direção gremista diante das fracas atuações. Como não vi nenhum jogo do Grêmio ainda nesta temporada, estou me valendo do relato de amigos e de colegas jornalistas que acompanham o dia-a-dia do futebol. Agora é que vem a interrogação. Se na comparação anterior Mancini era o De Leon, será que Celso Roth é o novo Mano Menezes? Acho que não. O novo técnico do Grêmio é um velho conhecido da torcida. Mas acredito que ele não é a pessoa mais adequada para assumir o tricolor. A não ser que a direção esteja com medo de uma nova queda para a série B.
Quem deveria ser o técnico do Grêmio é um dos “Juniors” Caio (Goiás) ou Dorival (Coritiba). O problema é que esses dois técnicos estão empregados e dificilmente aceitariam o cargo depois do que aconteceu com Vagner Mancini. Se fosse para apostar em um novo nome; gostaria de ver o técnico Leandro Machado no tricolor. Como passei o artigo inteiro comparando situações vamos embasar ainda mais o meu argumento da mesma forma. Leandro Machado treina atualmente o Criciúma. Desse time veio um técnico que fez história e que também na época era desconhecido, Luis Felipe Scolari. Leandro Machado treinou o 15 de Novembro de Campo Bom e o Caxias. Esses foram os mesmos times que Mano Menezes comandou antes de chegar ao Grêmio. No comando do 15, Leandro Machado foi vice campeão gaúcho, perdendo a final para o Internacional.
Para quem gosta de misticismo ou acredita mesmo em coincidências, Leandro Machado seria o nome certo para comandar o tricolor; ou não? Claro que no futebol isso não é tão lógico assim. Espero que o Celso Roth de certo no Grêmio e me surpreenda. O que é pouco provável. Mesmo assim, boa sorte ao novo comandante gremista.

Um comentário:

  1. Pois é...
    O que dizer do acontecido.
    Penso que o Mancini era sim o cara para dar certo no Grêmio, não pela história dele no clube, pq nunca foi identificado, o torcedor achava ele um "perna de pau", mas pela caracteristica de ter levado clubes pequenos a títulos e cpnquistas importantes, como Luis Felipe, Mano Menezes.
    Espero tb, sinceramente que o Roth me surpreenda, mas não acredito que isso possa acontecer, estamos retrocedendo... uma pena!

    ResponderExcluir