domingo, 9 de março de 2008

De canto e sossegado

Uma das bandas mais criativas dos anos 90 no sul está em processo de longas férias. A Ultramen anunciou a separação após 16 anos de estrada e quatro álbuns. O motivo do “rompimento” não foi nenhuma briga entre os integrantes, mas sim objetivos diferentes. O tal trabalho paralelo à banda. O grupo gravou no último dia 6 no bar opinião em Porto Alegre, um DVD com os sucessos para marcar os clássicos da banda. A Ultramen tem, ou melhor, tinha: Tonho Crocco (vocal), Júlio Porto (guitarra), Pedro Porto (baixo), Zé Darcy (bateria), Marcito (percussão), Malásia (percussão) e DJ Anderson. A grande virtude do grupo é a diversidade de sons. Eles brincam com o rock, rap, soul, samba e o tradicionalista sem agredir os estilos. A mistura criou um som muito legal com letras que expressam as mais diversas situações como: preservação da natureza, o trabalho, crises e dificuldades financeiras e outros temas.
A primeira vez que ouvi a Ultramen foi na rádio Ipanema, 94,9FM Porto Alegre com a música Bico de Luz. O refrão é assim “Te liga bico, bico de luz. Num primeiro instante não chamou muita a atenção. Até porque na época (1996), as minhas canções favoritas que tocavam na rádio eram: Miss Lexotan 6 mg (Júpiter Maça); Bebendo Vinho (Wander Wildner) Sexo, Algemas e Cinta-liga (Tequila Baby); Detetive (Comunidade nin-jitsu); Eu quero mocotó (Professor antena); Little Mother of sky (Pato Fu) e Nunca Diga (Graforréia Xilarmônica)
Só pra lembrar que bico de luz era uma demo que rolava na Ipanema, pois o primeiro disco veio apenas em 98. Depois disso, gravaram os álbuns Olelê (2000); O Incrível Caso da Música que Encolheu e Outras Histórias (2002) e o capa preta (2006). Além disso, a banda gravou o acustico MTV bandas gaúchas(2002) o que foi um grande momento na trajetória da banda. A música “Dívida” foi uma das mais executadas no país. Na gravação do acústico o vocalista do Rappa Falcão participou cantando.
Quando surgiu o disco Olelê comecei a gostar do estilo da banda. Canções como “Preserve”, “Dívida” e “Peleia” se destacam. Dois anos depois, foi lançado O Incrível Caso da Música que Encolheu e Outras Histórias. O título do CD é muito criativo e as músicas bem legais. O samba-rock “Santo Forte” e “Grama Verde” são as minhas favoritas desse disco.
Como é de costume a pergunta fica no ar. Será mesmo o fim da Ultramen? Quando vai acabar as férias prolongadas? A música proporciona muito os encontros e desencontros. Espero que a parceria e a veia criativa da banda não tenha terminado.
O site www.ultramen.com.br disponibiliza o download dos três primeiros álbuns, no link Discografia e várias gravações ao vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário