quinta-feira, 3 de julho de 2008

Rotnitxe

Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonado por música. Minha preferência musical é o rock’n’roll, mas não tenho preconceito com outros estilos musicais. Tem algumas coisas na música que não suporto, outras eu conheço pra me divertir e o som que curto. Por falar em amplitude musical, esses dias estava escutando um dos meus cd’s em que faço uma salada musical. E eis que toca uma som bobo mais que eu acho muito legal. A banda se chama Rotnitxe. Ela apareceu nos meados dos anos 90 e só me lembro dessa música chamada Reggae da polícia.

A música era mais ou menos assim: “O que que a polícia tem? Salário baixo; carro, arma obsoleta; carroça./ O que que a polícia quer? dinheiro e saúde pra família. Veja o vídeo aí pra lembrar.

http://br.youtube.com/watch?v=hsK7CqVHh48

O pior é que procurei pra saber um pouco mais da história dessa banda no google e não achei nada. Mesmo assim quis relembrar um pouco deste som que até hoje eu não sei como eu conheci. No mesmo período, surgiram outras bandas de uma música só (Isso existe em todas as épocas). Alguns exemplos: Virgulóides (Bagulho no Bumba), Os Ostras ("Uma, Duas ou Três), Cogumelo Plutão (Esperando na Janela), Akundum (Emaconhada) e por aí vai... Recordar é viver.... hehehe

21 comentários:

  1. Uma vez eu joguei bola com o vocal do Rotnitxe e logo depois a banda se desmontou... só sei que o André Rafael, que era teclado da banda, está em Curitiba hoje, tocando na Fnac para lançar seu segundo disco solo... "na manhã do outro dia" esse cara fundou os estúdios AR no Rio... tocou com Baia & Rock Boys e outros artisas... abrazzz

    Mauro Mueller - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Adorava essa música na época, mas nunca consegui baixá-la em nenhum programa. Pena...

    ResponderExcluir
  3. Eu tive um cd deles, que tinha uma musica com martinho da vila, um pout-pourri de muscas dele com uma outra levada, eu lembro que gostava do disco ha uns treze anos atras maisomenos...
    é isso
    valeu!

    ResponderExcluir
  4. como faço pra baixar musicas da banda? eu tive um cd e emprestei! sabe como é né? é tao bom que nao me devolveram! andre_luiz_1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos !

    Sou o André Rafael. Eu era o tecladista do Rotnitxe.

    E realmete estive em Curitiba ano passado lançando o meu cd !!

    Qualquer coisa mandem um email para contato@andrerafael.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bem, meu camarada, a história é curta, mas, ainda assim, é uma longa história.

    Mongol era da troupe do Oswaldo Montenegro, mas tava querendo sair fora, seguir carreira solo e me chamou pra conversar.

    Ele me disse que tinha uns "sambas" de sua autoria, mas que sabia que samba, naquela época, não ia a lugar algum. Então me reuni com eles, o Tom Caponi ainda era bem menino e não era produtor, ouvi as músicas, sugeri alguns remakes interessantes como "Reatalhos de Cetim", tudo com sonoridade quase Zeppelin, bem áspera, mas com harmonias e letras de samba.

    Trabalhamos um ano sem parar, no Eco Som, estúdio que fica na Rua Real Grandeza, em Botafogo.

    Eles queriam grana, sucesso a todo custo e insistiam em soar um pouco mais "Paralamas". Eu não queria, mas a maioria venceu.

    Fechamos o Canecão e fizemos o lançamento da banda pra público, imprensa e gravadoras. Foi um sucesso. O show foi bem bacana e teve algumas curiosidades: os caras não sabiam tocar qualquer coisa lenta, então, para fazer um pequeno intervalo na barulheira eu os coloquei sentados no palco, comendo sanduiche, bebendo, enquanto no PA rolava "You've Got A Friend", na voz de Aretha Franklin. Outra curiosidade, aliás, parecida com o que sempre diz B.B. King. Eu pedi ao Tom pra fazer um arranjo de guitarra e ele disse que não sabia fazer acordes e nem tocar, apenas solar e tirar som.

    Esta era a banda original. Ainda não tinha o rapaz do teclado, que me parece, entrou porque tinha uma grana ou um estúdio, sei lá. Eu já estava fora, nessa época. Mas o fato é que no dia seguinte do show no Canecão, eu recebi um telefonema do Carlos Beni, produtor de um monte de gente, ex-baterista do Kid Abelha, dizendo que os tinha visto no estúdio Impressão Digital, e levou um susto, porque eu não estava lá com eles.

    Eu não sabia de nada e tínhamos uma reunião marcada para decidir com qual das 3 gravadoras que se interessaram íamos trabalhar. No entanto, eles estavam lá, gravando com o Mazola.

    Me deram uma volta bonita. Nunca vi um tostão desse ano de trabalho, nem dos arranjos todos que fiz e nem das idéias que dei.

    Nada. Mas, assim como fizeram comigo, fizeram com um monte de gente e acabar se esfacelando sozinhos, devendo dinheiro, dando calote em empresários, produtores de shows etc.

    Não incluo esse rapaz que tocou teclado, porque na época ele não fazia parte da banda.

    Eu conheci o Mongol, Zé Alexandre, o Oswaldo e todo mundo que andou ali, ainda garoto, no Grajaú.

    Ao saber do que estava acontecendo, apenas liguei pro celular do Mongol e disse que queria que ele me contasse uma coisa qualquer que eu não soubesse e dei 30 segundos pra ele começar a falar.

    Ele enrolou e não falou.

    Canalha, sem caráter, aprontou, não só comigo, mas com muita gente. Os Dunga, o Tom Capone e o resto da galera só se deram mal na mão dele.

    apesar da altura toda do Tom, dei-lhe uma decisão dentro do Eco Som. ele ouviu calado e abaixou a cabeça. Não disse uma palavra. Pouco antes de ir para o Grammy e morrer no acidente de moto, me viu no Downtown, me chamou, pediu que eu sentasse e conversou seriamente comigo. Me pediu desculpas e disse que todos erraram, mas que o Mongol tinha aprontado com eles também, sumindo, inclusive, com dinheiro de shows. Enfim, o Tom morreu e uma dívida impagável ficou por aí.

    Eu produzi o LP, em vinil mesmo, nos estúdios da Som Livre, cujas versões são bem mais rascantes e rock'n'roll do que esta pastelança que virou CD.

    Enfim, você queria saber a história da banda e está contada aqui, até onde eu a vivi e com a minha assinatura.

    Ninguém, jamais, vai me desmentir.

    Tenho um nome a zelar e não sou moleque. Mas o Mongol é. Pode ter certeza disso.

    Um abraço

    Sergio Vasconcellos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por essa história, é raro ver informação sobre essa banda por aí. Aqui no RS tocava muito Reggae da Policia, em festas nos anos 90, e me perguntava por que a banda não tinha estourado. Agora entendo.

      Por sinal, você saberia dizer de onde tiraram o nome Rotnitxe??

      Excluir
    2. Rotnitxe é Extintor ao contrário. capa do disco inclusive..

      Excluir
  7. A postagem removida foi apenas porque continha muitos erros de digitação. Não mudei nada, até inseri alguma coisa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Li que você é editor e âncora da Bandnews Brasília. Eu tive o prazer de fundar a Fluminense FM "A Maldita" com um ex-colega seu, de Bandnews, o Luiz Antonio Mello e com outros dois jornalistas: Samuca Weinner, já falecido, e Amaury Santos, hoje, na MEC AM, RJ.

    ResponderExcluir
  9. Adriano, essa tinha tudo pra ser uma grande banda: Mac William na batera, Dunga no baixo, Mongol na voz e o grande Tom Capone na guitarra.
    Trabalhei com quase todos eles e era fã do Mongol nos anos 70, aqui em Brasília. Desde que ele começou a trabalhar com o Oswaldo Montenegro e até hoje, quando faz shows solo. Duna, Mac e Tom fizearm muitos shows comigo na época do Pânico! O Tom era nosso produtor (fez as experiências dele com a gente o Peter Perfeito) e os outros dois eram do Habeas Corpus, juntamente com o Pierre Aderne. Todos foram pro Rio em 88 e a banda Rotnitxe, embora seja de brasilienses , foi formada no Rio. Dunga e Mac saíram e foram tocar com Lulu Santos. Tom virou o maior produtor musical do Brasil nos anos 90/2000 e Mongol, muito sacaneado pela indústria fonográfica, tá na lida underground.
    A poroposta deles era um ska co eggae a la ingleses, mas cabaram aceitando o formato muito pop que as gravadoras achavam que era o que vendia.
    Não abem nada esses diretores de gravadoras, mas ganham oceanos de dinheiro impondo seus gostos duvidosos.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal relembrar essas músicas, anos 90 ainda salvou alguma coisa no rock nacional. Vai mais umas aí pro pessoal relembrar:
    Comunidade Ninjitsu - Detetive
    Tihuana - Eu vi Gnomos
    Fincabaute - Coisa de Maluco
    Tianastácia - Conto de Fraldas
    Nepal - E eu
    Anibal - Alguém

    ResponderExcluir
  11. Essa música é disponível no site do SINDPOLMG www.sindpolmg.org.br na parte de Downloads.

    Virou lema do movimento grevista da PCMG.

    ResponderExcluir
  12. Me deparei hoje com minhas musicas antigas, Emaconhada e Qualé. E pensei, não tem nada no Wikipédia sobre o AKUNDUNm, que foi como conheci essas músicas. Não entendia o porque, uma música tão legal, descontraída. Porém assim é a vida, aqui se faz, aqui se paga.
    Se o que o Sergio estiver dizendo for verdade ( e pelo que aconteceu com o AKUNDUN, acredito que seja) o destino deles era certo. Uma pena.

    Que isso sirva de lição para quem está em seu inicio de carreira.

    ResponderExcluir
  13. Amigo, pode ter certeza de que foi tudo verdade. Não retiro uma vírgula. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Bacana encontrar esse post tao longevo e ainda ativo. Depois de tantos anos desde o show que vi dos caras do Rotnitxe no Canecão em 1993 (na época "trabalhava" por lá), essa banda permanecia um mistério pra mim... mais ainda: estou errado ou quem abriu aquele show foram os então desconhecidos Raimundos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Raimundos abriu o show dos Titãs no Canecão!

      Excluir
    2. O da turnê Titanomaquia, certo? Mas tenho uma vaga lembrança dos Raimundos abrirem o show do Rotnitxe... posso estar engando, afinal fazem 30 anos...

      Excluir