segunda-feira, 30 de março de 2009

A Semana em pílulas: n.º 37

Depois de quase três semanas longe do blog estou de volta com o resumo semanal. Vamos aos destaques

1) Brawn GP: A nova escuderia da Formula 1 foi a grande sensação do fim-de-semana. A equipe de Ross Brawn comandou os treinos e de quebra levou o grande prêmio da Austrália com uma dobradinha histórica: Button e Barrichelo. A mudança na aerodinâmica dos carros acabou favorecendo que se preocupou mais com o equilíbrio do carro. O interessante desta primeira prova é que a Brawn GP saiu de falida para favorita no campeonato mundial deste ano. Mas acho que é bom lembrar que a F1 começa de fato a partir da quarta prova quando todos os carros teoricamente estão ajustados pro restante da temporada.

2) Rubinho: O piloto de 36 anos deu uma demonstração de perseverança. Muitos já tinham o aposentado, inclusive eu, mesmo assim Rubinho está com um bom carro e surge como quem sabe um dos favoritos nesta temporada da Fórmula 1. Mas ressalto mais uma vez, é muito cedo para apontar um favorito. O que é fato nessa história é que Rubinho e Jeison Button estão com os carros bem melhores que os demais. Em nenhum momento o inglês sofreu para ganhar a prova. Já o piloto brasileiro ao trancos e barrancos e graças há algumas trapalhadas chegou na segunda posição.

3) Altitude: A seleção do Dunga tomou um chocolate da equipe equatoriana. O 1 x 1 foi um ótimo resultado pelos milagres que o goleiro Julio César realizou ao longo da partida. O treinador brasileiro segue cometendo os mesmo erros. Escala uma seleção com um meio campo lento e sem criatividade. Os bons resultados contra Portugal e Itália serviram para enganar os problemas táticos do time. Contra o Peru o Brasil deve vencer e fácil. Mas é preciso corrigir principalmente uma peça que está ultrapassada na equipe: Gilberto Silva.

4) Nasi : O cantor perdeu na justiça a ação que movia contra o guitarrista Edgar Scandurra. Marcos Valadão Rodolfo pedia R$ 68 mil de indenização. Na decisão do Juiz Regis Bonvicino ele escreveu o seguinte: “Melhor que Marcos Valadão Rodolfo (nome verdadeiro de Nasi) gastasse seu tempo se dedicando à música”. Lembrando que os músicos fundaram ´na década de 80 a banda Ira! e tocaram até pouco tempo.

5) Marlene e SBT: Marlene Matos está de volta. Quatro anos e cinco meses depois de sair da Band ela aceitou a proposta da emissora de Silvio Santos para comandar o programa de Netinho de Paula. O ex-pagodeiro vai comandar uma atração aos sábados para concorrer com o Caldeirão do Huck (globo), Programa Raul Gil (Band) e Melhor do Brasil (Record). A previsão é que o programa comece na segunda quinzena de maio.

quarta-feira, 11 de março de 2009

A Semana em pílulas: n.º 36

1) Pronto para degola: Desde que assumiu o Grêmio, o técnico Celso Roth é contestado pela maioria da torcida. De uma certa forma o “ódio” diminuiu com a boa campanha no Brasileirão que levou o tricolor a classificação para a libertadores. Mesmo assim ficou aquele gostinho de que era possível ser campeão brasileiro. Pois bem, chegou 2009 e o treinador volta a cometer os erros do passado. Os mesmo dirigentes que tinham convicção no trabalho do tecnico começam a repensar os rumos do time. E tudo isso porque??? Celso Roth não venceu nenhum gre-nal desde que voltou para o tricolor e de quebra teve dois resultados considerados negativos na seqüência do gaúchão.

2) Fenômeno: Não tem como negar que o cara tem estrela. Ainda fora de forma, mas começando a melhorar o condicionamento físico, não é que Ronaldo faz um gol no segundo jogo depois de um ano parado. De quebra no clássico contra o Palmeiras. E pra melhorar a boa impressão do craque, o gol foi feito nos acréscimos do segundo tempo quando o Corinthians perdia por um a zero. Parece que ele está fadado a ter que provar que ainda é capaz. Boa sorte ao fenômeno.

3) Rubinho: Como um fênix, o piloto Rubens Barrichelo surge das cinzas para correr mais um ano na Formula 1. Rubinho vai ficar na antiga equipe que de Honda passa a se chamar Brawn Racing ou GP, como alguns estão dizendo. O piloto se diz confiante em bons resultados na temporada. Mas o desempenho da equipe não deve ser muito diferente do que o ano passado apesar do forte motor mercedez.

4) Simply Red: A turnê da banda pretende encerrar um ciclo que durou mais de 20 anos embalando os corações apaixonados. O grupo liderado por Mick Hucknall ficou conhecido em todo o mundo com sucessos como For Your Babies, If You Don't Know Me By Now, Say You Love Me, Stars, Sunrise.

5) Hebe: A grande dama da TV brasileira completou no fim-de-semana 80 anos. Ele ainda mostra toda vitalidade todas as segundas no SBT. Ela é uma lenda viva e que fez e ainda faz a história da TV

quinta-feira, 5 de março de 2009

A volta do Fenômeno

O craque Ronaldo está bem gordinho, mas ele ainda está se recuperando depois de mais de um ano parado por lesão. No recomeço do fenômeno, nada melhor que um jogo contra o Itumbiara, uma equipe fraca. Ele jogou um pouco mais de 25 minutos e tentou mostrar um pouco da habilidade de consagrou o jogador. Ainda falta ritmo de jogo, sem contar que o preparo físico ainda está longe do ideal. Contudo, é bom poder ver que Ronaldo está recuperado de lesão e que em questão de tempo pode voltar a ser um bom jogador. Dificilmente será aquele craque da década de noventa ou o excepcional matador da copa de 2002. Apesar dos comentários de que ele vai começar o jogo contra o Palmeiras no domingo, sinceramente acho muito difícil o Mano começar a partida com ele no jogo. A não ser que a diretoria corinthiana pressione pra isso. Mas se o clube teve cautela e esperou para que o jogador voltasse quando estivesse bem, pode esperar mais um pouco para que ele assuma a titularidade quando estiver com 100% das condições atléticas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

A Semana em pílulas: n.º 35

1) Xeque-mate: É assim que tem sido os últimos sete grenais. Com se fosse um tabuleiro de xadrez as estratégias são montadas e quem está vencendo esse jogo é o técnico colorado Tite. O Internacional leva a taça Fernando Carvalho (correspondente ao 1º turno do gauchão) e assim já está garantido na grande final do campeonato local. O planejamento colorado tem sido o mesmo nos últimos confrontos. Pelo fato do tricolor jogar em um esquema que os laterais apóiam o tempo todo, o técnico Tite tem colocado os jogadores mais rápidos no flanco. E tem dado certo.

2) Roth: Ele tem sido alvo constante neste blog. O técnico gremista vai bem quando simplifica e coloca os jogadores nas suas devidas posições. Mas quando começa a querer inventar aí é que dá o problema. Depois de uma boa atuação contra o Universidad do Chile, o treinador saca um atacante e colocar mais um volante para o grenal. A partir daí o Grêmio começou a perder o duelo. A força do tricolor está no equilíbrio e com a mudança o time ficou desequilibrado deixando o Alex Mineiro completamente sozinho.

3) Taça Guanabara: Deu o óbvio na decisão carioca. O Botafogo aplicou 3 a 0 ao natural no Resende. O clube de General Severiano fez o que o Flamengo não teve competência por fazer. Em nenhum momento do jogo o Resende levou perigo ao gol alvinegro. Algumas coincidências: O Botafogo deixou de ser o quase e venceu com o comando de Ney Franco. Já o Flamengo que era o time que ganhava sempre o duelo local passou a ser o time do quase com o Cuca. Pode estar aí a explicação para alguns insucessos do botafogo no passado.

4) Carnaval: Passado o período do carnaval podemos dizer que o ano começou. Parabéns ao Salgueiro que quebrou a série de títulos da Beija-flor. A minha Mocidade Independente de Padre Miguel se escapou ali... ali do rebaixamento. Já em Porto Alegre deu Imperadores que homenageou o centenário do Internacional. E os Bambas da Orgia tiveram que se contentar com o vice.

5) Faculdade: O fato de universidades serem ligadas a alguns grupos religiosos não é nenhuma novidade, pelo contrario boa parte das grandes instituições de ensino tem padres ou bispos como comandantes. A curiosidade é que agora mais um templo resolveu entrar nesse meio. É a igreja da graça do Missionário R.R. Soares. A Faculdade do Povo contará, em princípio, com os cursos de Propaganda e Marketing, Jornalismo e Rádio e TV. Ainda não está definido qual será o local e quando será inaugurada a nova Universidade