domingo, 27 de novembro de 2011

Sessão Pipoca: Escuridão + Ocasião + Salt

O fim da Escuridão

Tive uma ótima surpresa com esse filme. Gostei do enredo e mistura Drama, ação e suspense. O que tudo isso pode dar? Mais um bom filme do Mel Gibson. Já há um bom tempo que ele deixou de ser o policial de maquina mortífera para se tornar um ator que joga nas 11. Se bem que o filme em questão, ele é um detetive policial. Mas vamos ao filme: Thomas (interpretado por Gibson) vê a filha ser morta na porta de casa. A princípio parecia uma vingança contra o policial. Porém, os indicio levam a “queima de arquivo”. Sua filha trabalha em uma empresa que está produzindo armas nucleares com o subsidio de um senador. Ela descobre tudo, por causa disso é envenenada e morta. Insatisfeito e desconsolado, Thomas segue as pistas até chegar ao responsável pela morte de sua filha.

Título original: (Edge of Darkness)
Lançamento: 2010 (Reino Unido, EUA)
Direção: Martin Campbell
Atores: Mel Gibson, Danny Huston, Ray Winstone, Caterina Scorsone.
Duração: 108 min
Gênero: Suspense


A ocasião faz o ladrão

Kennu Reavers se mete em uma enrascada. Ele é chamado para ser o motorista da fuga de um assalto a banco. Sem meter a mão no dinheiro e sem dedurar os comparsas, ele vai preso e cumpre pena. Um cara completamente sem objetivo, quando saí da prisão resolve cometer o crime que cumpriu sem ter tido culpa, como forma de se sentir úitil e recompensado. Para isso, planeja um plano de roubar o caixa forte cavando um túnel. Em meio a tudo isso ele se apaixona por uma atriz de teatro. Unindo o útil ao agradável, o teatro fica próximo ao banco o que favorece a escavação. Para dar certo a ação ele conta com o apoio de um amigo de cela, da namorada e do guarda, que o prendeu no primeiro assalto. História sem muita ação, mas muito bem amarrada, o que torna um bom filme.

Titulo Original: Henry’s Crime
Origem: Estados Unidos, 2010
Direção: Malcolm Venville
Atores: Keanu Reeves; Judy Greer; Vera Farmiga; James Caan; Peter tormare; Fisher Stevens; Bill Duke
Duração: 108 min.
Gênero: Comédia


Salt

Mais um filme com a Angelina Jolie de pura ação. Ela é uma agente dupla Russa/Americana. Quando criança viu seu pai ser morto e sobreviveu sendo recrutada para uma espécie de irmandade. Infiltrada na polícia americana, ele não quer mais estar ligada ao terrorismo e sim de poder levar uma vida pacata com o marido. Porém, ela tem o esposo assassinado pelos Russos. Indignada e sem confiar em ninguém, ela se aproveita da duplicidade para facilitar a entrada novamente na irmandade e se vingar dos assassinos de seu marido. Claro que o filme extrapola a lei da física e foge do realismo, mesmo assim, é muito bom e para quem gosta de ação vale a pena ver.

Título original: (Salt)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Phillip Noyce
Atores: Angelina Jolie, Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Daniel Olbrychski.
Duração: 100 min
Gênero: Ação

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sexta Trash: Tema de novela – Saramandaia

Procurando temas trash’s no you tube me deparei com a abertura da novela samramandeia. Além de ser muito tosco, descobri de onde sugiu a música “pavão misterioso” Exatamente dessa novela. Desde pequeno escuto cantarem essa música, mas nunca soube porque “cargas d’água” eu também cantava. Vai ver que é em função da TV e do sucesso de Saramandaia. Como a novela é de 1976, tive que pesquisar também na internet um pouco da história. No elenco Juca de Oliveira (João Gibão), Yoná Magalhães (Zélia), Antônio Fagundes (Lua Viana) e Sônia Braga (Marcina). Como a idéia não é falar da novela, vamos ao tema de abertura interpretada por Ednardo.



domingo, 20 de novembro de 2011

Sessão Pipoca: Procurado + Código + Senhores


O procurado

Muita ação o filme todo. Tirando os excessos de todo o filme desse gênero, a história trata de um jovem que não tem noção do que quer na vida. Daqui a pouco se mete com matadores de uma “tal fraternidade”. Lá ele descobre que é filho de um matador e é treinado para assassinar quem matou o seu pai. Porém, quando ele pega o alvo, descobre que tudo era uma mentira é que o “dito” assassino é o seu pai. Um filme eletrizante e cheio de surpresas. Tem um timaço de atores a começar por “Morgan Freeman” e a linda Angeline Jolie.

Título original: (Wanted)
Lançamento: 2008 (Alemanha, EUA)
Direção: Timur Bekmambetov
Atores: Angelina Jolie, James McAvoy, Morgan Freeman, Terence Stamp.
Duração: 110 min
Gênero: Ação

Código Para resgate:
Dois Policias corruptos tentam eliminar uma prova que os incriminam. Para isso, eles seqüestram a filha da Vice-presidente do Banco em que a “encomenda” está guardada. Para isso, ela precisa invadir o código de segurança da empresa para pegar o chip com as imagens. Nesse misto de adrenalina e tensão é que passa o filme.

Título original: The Kidnapping (2007)
Lançamento: 2007 (Canadá, EUA, Inglaterra)
Direção: Arthur Allan Seidelman
Atores: Judd Nelson, Thomas Ian Griffith, Amy Carlson, Darcy Rose Byrnes, Bess Meyer, Bryan Cuprill,
Gênero: ação

Senhores do Crime

Um policial consegue se infiltrar em uma família de mafiosos russos que moram em Londres. A intenção é descobrir uma série de crimes cometidos por esse grupo. Nikolai tem a tarefa de se manter camuflado e vê seu trabalho facilitado ao conhecer a enfermeira Anna. Essa mulher, atende uma prostituta de 14 anos que morre durante o parto da filha. Todo o mistério e crimes estão anotados em um diário que passa a ser a moeda de troca para a sobrevivência de Anna e da menina recém nascida. Um filme de suspense muito bom.

Título original: (Eastern Promises)
Lançamento: 2007 (Canadá, EUA, Inglaterra)
Direção: David Cronenberg
Atores: Naomi Watts, Viggo Mortensen, Josef Altin, Vincent Cassel.
Duração: 100 min
Gênero: Suspense

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Especial: Engenheiros do Hawaii VI

Várias Variáveis – 1991


Todos os fãs e entendidos de música costumam dizer que esse é o disco mais pesado dos Engenheiros. Fazendo uma comparação “meio porca” diria que é o “Sargent Peppers” do grupo gaúcho. Mesmo fugindo daquela melodia mais pop/garagem e entrando no lado mais rock”n’roll da coisa, esse disco traz canções como Muros e grades que trata da “prisão” da população em casa com medo da violência. Tem uma frase na canção que retrata bem isso que digo “Nas grandes cidades de um pequeno dia-a-dia, o medo nos leva tudo, sobretudo a fantasia”. Em Herdeiro da Pampa Pobre, Humberto e sua turma revivem um clássico da música tradicional gaúcha com o “tal” peso que cito no inicio do texto. É nesse disco também que tem “piano bar” que mistura a melancolia e o amor. A curiosidade é que essa música nunca foi de trabalho, mas em função dos pedidos dos fãs se tornou praticamente obrigatória nos shows dos Engenheiros. Destaco também a balada/triste, Ando Só.

1- O Sonho É Popular
2- Herdeiro Da Pampa Pobre
3- Sala Vip
4- Piano Bar
5 - Ando Só
6 - Quartos De Hotel
7- Várias Variáveis
8 - Sampa No Walkman
9 - Muros E Grades
10 Museu De Cera
11 - Curtametragem
12 - Descendo A Serra
13 - Não É Sempre
14 - Nunca É Sempre







sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sexta Trash: Tema de Novela - Rainha da Sucata

A sexta-feira chegou com mais um clássico das aberturas de novela: rainha da sucata. O “molejo” do som de Sidney Magal com a “tosquidão” de idéia de juntar ferro velho dançando com bailarinos. Se muitos consideram o Hans Donner um gênio das aberturas de novela, vamos combinar que isso não foi criativo. No mínimo pobre e forçando uma barra. Mais do que a abertura vamos a canção. “Me chama que eu vou” é o título da “obra” interpretada por Magal. Pegando carona com o sucesso da lambada no Brasil, ele lançou está música que junto com “Sandra Rosa Madalena” sucessos nos Karaokês da vida.




quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Especial: Engenheiros do Hawaii V

O papa é pop – 1990


Os anos 90 iniciaram para os Engenheiros do Hawaii com um sucesso estrondoso do disco que tinha como canção principal a regravação de Era um garoto que como eu... Sem dúvida é o trabalho que se tornou mais popular do grupo. Apesar dos grandes hits estarem nos discos anteriores, o Papa é Pop tocou a exaustão nas principais rádios do Brasil. Além da faixa, título e de Era um garoto, a balada melodramática, Pra ser sincero embalou os casais em crises. Gosto muito desse disco. Anoiteceu em Porto Alegre é uma canção que traz os sentimentos mais diversos sobre a cidade. Exercito de um homem só, se confunde com a utopia e a história do Rio Grande do sul. Essa música dividida em duas parte. Por falar em sequencia, é possível dizer que “Perfeita Simetria” é a versão alternativa de Papa é Pop. A melodia é a mesma, o que muda é a letra. Em “Nunca mais poder” tem a força do refrão “todo mundo é eterno, todo mundo é moderno, como um relógio antigo”. Provavelmente, até quem não conhece muito Engenheiros do Hawaii, deve ter ouvido esse disco que é incrível.

1 - O Exército De Um Homem Só I
2 - Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones
3 - O Exército De Um Homem Só II
4 - Nunca Mais Poder
5 - Pra Ser Sincero
6 - Olhos Iguais Aos Seus
7 - O Papa É Pop
8 - A Violência Travestida Faz Seu Trottoir
9 - Anoiteceu Em Porto Alegre
10 - Ilusão De Ótica
11 - Perfeita Simetria



sábado, 5 de novembro de 2011

Sessão Pipoca: Mercenários + Furia + Vingança



Os Mercenários
Esse filme eu já vi faz algum tempo, mais ou menos uns 6 meses. É ação do inicio ao fim. Stalone convocou os principais nomes que fazem filme desse gênero para integrar o elenco. A equipe do ex-rambo, rock, etc, mata por dinheiro e eles são contratados para derrubar o general Garza. Só que logo eles são atacados pelas forças de Garza e de Monroe, um empresário americano. Porém, na cidade de Vilena, o personagem de Sylvester Stalone se apaixona pela filha do chefe militar, que é a atriz Gisele Itiê. Com medo de que ela sofresse retaliação por querer derrubar o governo, Stalone e o grupo retornam para acabar com “os bandidos”. O enredo se assemelha a outros filmes. Apesar da critica “cair de pau” no filme, acho que ele é bom. As criticas foram muito mais motivadas pelas declarações infelizes de Stalone chamando brasileiro de “macaco” do que em função do filme. A citação dele foi a seguinte “"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado", "Obrigado, Obrigado e leve um macaco!",”.
Título original: (The Expendables)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Sylvester Stallone
Atores: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren.
Duração: 103 min
Gênero: Ação


Homens em Furia

Jack (Robert de Niro) é um policial que está prestes a se aposentar. Porém ele se envolve com uma dupla fatal Stone e Lucetta. Stone (Edward Norton) tenta o regime de progressão de pena após cumprir quase toda a sentença. E para isso ele precisa que o policial libera a condicional. É a aí que a mulher Lucetta (Milla Jovovich) entra na história para seduzir “De Niro”.Nesse drama que envolve ética profissional, traição e planejamento o filme prende o espectador que não sabe como tudo isso vai acabar. Um bom filme e com um elenco de primeira.

Título original: (Stone)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: John Curran
Atores: Robert De Niro, Edward Norton, Milla Jovovich, Frances Conroy.
Duração: 105 min
Gênero: Drama

Rápida Vingança

Driver (Dwayne Johnson) cumpre 10 anos de prisão após assaltar um banco se meter em uma emboscada. Ele era o motorista da fuga no assalto. Ao ser pego por outros bandidos, seu irmão é assassiando. Ao sair da cadeia ele quer vingança. E isso ocorre. Driver mata todos que estavam no grupo que assassinou o seu irmão e deixou ele na cadeia. É um bom file ao estilo “Segal”. Para quem não sabe quem é o Dwayne Johnson é o mesmo que assinava com alcunha de The Rock e que fez “bem vindo a selva” e “escorpião rei”.

Título original: (Faster)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: George Tillman Jr.
Atores: Dwayne Johnson, Billy Bob Thornton, Tom Berenger, Mike Epps.
Duração: 98 min
Gênero: Ação

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sexta Trash: Tema de Novela - Barriga de Aluguel

Depois de quase um mês de férias, chega Novembro e nossa coluna está de volta. Embalado pelas coisas que vão e voltam resolvi escrever sobre temas de novela. Após ver no comercial do canal Viva que a novela “Barriga de Aluguel” será reprisada, na hora lembrei da musica de abertura. “Agüenta Coração”. A canção tocou tanto que enjoou, além dela ser chata. Porém, é uma música que se você cantar “agora agüenta coração...” provavelmente, você vai ficar o resto do dia cantanto. No retorno do Sexta trash,.. “Agüenta Coração” com José Augusto. Hehe... ps. Foi um trocadilho...kkk, infame, mas foi um trocadilho.