quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Especial: Engenheiros do Hawaii

Como gosto de inventar moda... hehehe... Periodicamente pretendo escrever sobre alguns temas me aprofundando um pouco mais na análise. Resolvi começar por um Especial dos Engenheiros do Hawaii por ser uma das minhas bandas favoritas e por gostar do material que eles produziram nesses mais de 20 anos de história. Com essa parada dos engenheiros acho que é uma forma de homenagear aquela que eu acredito ser uma das bandas mais criativas do pop/rock brasileiro de todos os tempos. Nas próximas semanas vou tentar fazer uma análise da discografia da banda. Desde a saída de Augusto Licks dos Engenheiros do Hawaii, muitas pessoas acham que a criatividade da banda parou; coisa que eu concordo em parte. Sem dúvida os melhores discos do grupo devem ser credenciados a formação com o trio Gessinger, Licks e Maltz. A última participação do guitarrista foi no disco Filmes de Guerra e Canções de amor de 1993. Depois disso a banda se aventurou em diversas formações o que fez com que a veia criativa da banda navegasse em águas turbulentas a partir do álbum Simples de Coração de 1995. Mesmo assim, acho que a partir desse disco, a música dos engenheiros foi se reformulando até chegar numa maturidade musical que culminou com os dois excelentes discos o acústico MTV e Novos Horizontes que expressam bem a simplicidade nas letras de Humberto Gessinger com uma harmonia boa para ouvir. Nas próximas semanas vou falar de cada álbum dos engenheiros que são eles: Longe demais das capitais (1986) - A revolta dos Dandis (1987) - Ouça o que eu digo não ouça ninguém (1988) / Alívio Imediato – 1989 / O papa é pop – 1990 / Várias Variáveis – 1991 / Gessinger, Licks e Maltz – 1992 / Filmes de Guerras e Canções de Amor – 1993 / Simples de Coração – 1995 / Humberto Gessinger Trio – 1996 / Minuano 1997 / Tchau Radar 1999 / 10.000 e 10.001 destinos de 2000 e 2001 / Surfando Karmas e DNA 2002 / Dançando no campo Minado – 2003 / Acústico MTV – 2004 / Novos Horizontes – 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário