segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O titulo Brasileiro tem nome: Tite



Não sou muito adepto em personalizar uma vitória, mas tentei resumir o título ao treinador que teve muitos méritos na montagem do Corinthians campeão. O timão conseguir ser regular ao longo de toda competição. Sem um grande craque, o treinador conseguir acertar o time através de um esquema tático que predominava o contra-ataque com velocidade. A fórmula não é inovadora. Pelo contrário, foi muito utilizada por um campeão em anos anteriores, Muricy Ramalho. O mérito do Tite foi conseguir tirar proveito do esquema e pontuar na hora certa da competição.

Quando falo em “hora certa”, a virtude do Corinthians foi saber somar pontos logo no início do Brasileirão, quando outros grandes clubes estavam disputando outras competições simultâneas. Esse comentário não é para menosprezar o título, de forma alguma, mas sim, parabenizar para o planejamento feito logo após a eliminação para o Tolimã na Libertadores da América.

Posso ser contestado pelo fato de ter dito que o Corinthians não tem nenhum craque. Para o torcedor do clube paulista, provavelmente, ele diria. “Como assim, temos Alex, Jorge Henrique, Wilian, Liedson, Danilo, Ralf, Paulinho e Adriano”. Com todo respeito, acho todo bons jogadores. O único craque dessa lista seria o Adriano, que fora de forma não entra na análise e mesmo assim fez um gol decisivo.

Acho que o Tite sempre foi um bom estrategista e montou times equilibrados. Na entrevista coletiva, logo após o título, ele ressaltou que foi o primeiro trabalho em São Paulo que o técnico conseguiu concluir um planejamento. De fato, concluiu com êxito. Acho que o treinador gaúcho se firma no cenário entre os grandes com o título Brasileiro. Ele já tinha um bom currículo, tanto em Grêmio, quanto no Inter, mas faltava uma competição como essa para que todos analisassem o currículo de Tite de outra forma.

O título foi merecido e o campeonato Brasileiro empolgante. Até as últimas 5 rodadas tínhamos quase 6 times na disputa e na rodada decisiva dois clubes na iminência do título, em uma competição de pontos corridos. O Brasileirão 2011 foi emocionante devido a instabilidade dos times.
E os craques? Acho que dá pra destacar alguns, que não ganharam o campeonato, mas deram brilho como Neymar, Leandro Damião, Dedé, Fred, Borges, Lucas e por vezes, Ronaldinho Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário