sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aquele que ninguém quer ganhar...

Texto escrito por Ernesto Brock

O que está acontecendo no campeonato brasileiro de 2008? Parece que nenhum dos times que está brigando pelo titulo está com “sorte” para ganhar.
Se olhar pela qualidade, eu diria que o Cruzeiro é favorito, mas perde jogos “fáceis” onde não pode perder pontos, como contra o Atlético Paranaense. O Palmeiras perde um jogo inexplicável para o Fluminense na última rodada. O Grêmio vem se segurando como
pode na primeira posição com um futebol de baixo nível técnico. Atualmente o time que parece mais preparado para ganhar o titulo é o São Paulo que começou a arrancada ganhando fora e dentro de casa do mesmo jeito, sem jogar muito, mas chegando ao resultado.

Mas porquê toda esta falta de regularidade no campeonato? Minha opinião é que este ano temos um dos campeonatos com mais baixo nível técnico comparado com os anteriores e por isso vemos esta irregularidade. Vejamos de novo os times que estão brigando pelo titulo:
Palmeiras é um time de idade media alta que não consegue manter um grande número de partidas jogando bem;
Cruzeiro, por outro lado, peca ao contrário do verdão por ter um time de garotos que depende muito do caldeirão do Mineirão para ganhar e quando joga fora de casa sente a pressão;
Grêmio sente a falta de um jogador diferenciado, tem um grupo bom mas não tem o jogador que decida uma partida difícil;
São Paulo talvez tenha o grupo mais equilibrado entre os quatro primeiros, mas também vem sentindo a falta de um jogador mais decisivo.

Então o que esperar das últimas seis rodadas do campeonato brasileiro? Acredito que o São Paulo continue sua arrancada para o título, porém torço para que algum um dos outros três times leve o caneco, por um simples motivo: com o São Paulo ganhando o terceiro título em seqüência pode surgir vozes entre os dirigentes brasileiros para mudar a forma do campeonato, que a meu ver é um sucesso, pois quase todos os times têm algo pelo que lutar até a ultima rodada, ao contrário dos famosos “mata x mata” onde nesta época do ano a maioria dos times brasileiros já estaria de férias.

Como gremista ainda tenho esperança de um título inédito neste formato de pontos corridos, porém tenho sérias críticas ao desempenho do treinador e de alguns jogadores. Acredito que o Grêmio, dos quatro times que disputam o título, seja o de pior momento e que devia se preocupar em ganhar os jogos que ainda tem em casa para garantir a Libertadores e começar a planejar a temporada 2009 com novo presidente e possivelmente com um novo treinador.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 20

1) Corinthians: O "timão" está de volta a Série A. Com méritos, acampanha da equipe na segunda divisão foi e está sendo invejável. Àsvezes é preciso ter uma queda para o clube se reorganizar e voltar comforça ao cenário nacional junto aos principais times do País. Nãotenho dúvida que o Corinthians terá um time competitivo para 2009 evai lutar pelos principais títulos. Parabéns ao grande Mano Menezesque mais uma vez reconduzir um time grande à 1ª divisão.

2) Tropeços: Não sei se dá para classificar como tropeço, mesmo assim,Palmeiras e Cruzeiro perderam nesta rodada e estão agora à quatropontos do líder Grêmio. A situação do verdão é a pior. O clube saiu dazona de classificação para a libertadores. Restam sete rodadas e ocampeonato segue em aberto tanto para o título, quanto para osclassificados para o principal torneio da América do Sul de 2009.

3) Reeleição 1: José Fogaça conseguiu a reeleição em Porto Alegre.Fazendo uma rápida leitura sobre essa eleição, o prefeito da capitalgaúcha poder ser um dos postulantes ao governo do estado pelo PMDB em2010. Não consigo vislumbrar nenhum nome forte da sigla para oPiratini. A tendência é o PMDB repetir o nome de Germano Rigotto casonão peça para Fogaça renunciar a prefeitura em nome do estado. Osempre lembrado Pedro Simon acho que é carta fora do baralho nadisputa do Governo Gaúcho.

4) Reeleição 2: Já em São Paulo surge mais uma força nos Democratas. Aeleição de Gilberto Kassab praticamente ajuda a garantir o atualgovernador paulista José Serra como candidato a presidência. Kassab sedeu bem por ter o apoio de Serra e pela grande rejeição de MartaSuplicy. Nem a participação do presidente Lula ajudou a petista areverter essa situação.
5) Frase da Semana: "Vim fazer o programa aqui antes que vocês resolvam se separar do Brasil e eu precise de passaporte para entrar aqui". Serginho Groissman conversando com os gaúchos no Teatro São pedro em comemoração aos 8 anos do Programa Altas Horas.

sábado, 25 de outubro de 2008

Brasília é um sucesso – 1 ano na Capital Federal

A impressão que tenho é que cheguei ontem aqui. Ao mesmo tempo tenho a sensação de que já moro e trabalho em Brasília a mais ou menos uns 5 anos. O que realmente posso dizer é que estou feliz vivendo na capital federal. Obviamente que sinto muita falta da minha família e dos amigos que estão no Sul, mesmo assim, passados 365 dias tenho a certeza de que fiz a coisa certa ao aceitar a proposta da minha amiga Roberta Paz em vir pra cá trabalhar na rádio Justiça. Não tenho como esquecer aquele dia 1º de Outubro em que de certa forma fui surpreendido com uma ligação de Brasília me chamando pra trabalhar na “terra do lula”. Digo isso, pois eu sabia que existia essa possibilidade de vir pra cá, mas achava que dificilmente se concluiria. Depois teve também as conversas que tive tanto com familiares quanto com amigos para saber qual a decisão mais correta que devia tomar. Como falei no artigo em comemoração a um ano de blog, neste período também já troquei de emprego e agora to na Bandnews.

Arriscar uma nova vida, em outro estado com mais pessoas desconhecidas do que conhecidas gera medo e muitas incertezas. Graças a Deus, e agradeço à ele cada dia por ter encontrado amigos maravilhosos que me receberam muito bem e que estão sempre do meu lado dando apoio e formando uma família, que não é a Scolari, mas de gaúchos no Distrito Federal. Claro que também tem aquelas pessoas sensacionais que a profissão se encarrega de colocar também neste núcleo de amizades.

Após a dificuldade em entender as siglas que chamam de endereço e os códigos que servem como referência posso dizer que estou adaptado a essa “terra de gigantes” que oscila uma temperatura agradável com momentos de muita seca ou chuva no verão.

Não tenho muito o costume de relatar coisas pessoais. Utilizo o blog mais para emitir opinião de assuntos que gosto e contar algumas situações curiosas. Mesmo assim, resolvi escrever para compartilhar com os amigos que torcem pelo meu sucesso mesmo distante dos pampas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Entenda a crise nos mercados

Esta perfeita explicação sobre o que acontece no tumultuado mercado financeiro mundial, recebi por e-mail do meu colega da Band Achiles Pantazopoulos


"Isso é uma forma didática de explicar a crise americana."

É assim: O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça na caderneta aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito). O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia. Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS, PQP, FDP ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer. Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu). Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países. Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu e nós também!

Entenderam!!!


É quase isto!!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Semana em Pílulas n.º 19

1) Futsal: Falcão e cia. deram um show no mundial realizado aqui no Brasil. A decisão contra a Espanha foi mto difícil. mesmo assim conseguimos o Hexa. A curiosidade ficou na premiação dos melhores atletas da competição. Eles receberam um trofeu chamado e com formato de "Chuteira" ou de ouro, prata, bronze. Não sei se estou desatualizado, mas até onde sei o Futsal se joga com tênis. Fica aí a "corneta". Por falar em "corneta", o técnico PC podia passar algumas dicas de como ganhar e superar adversidades pro Dunga né...

2) Plebe Rude “in the roots”: Projeto bem bacana desta banda clássica de rock e punk dos anos 80 no Brasil. O grupo vai tocar duas quintas por mês num bar aqui em Brasília chamado Bocanegra. A idéia é fazer a festa da música, tocando sons dos anos 60, 70 e 80. Claro que não vão faltar as músicas da Plebe. Segundo o vocalista Philippe Seabra vários convidados vão participar e um que já está confirmado é o vocalista do Biquíni Cavadão Bruno Gouveia.

3) Duda Kroeff:
O novo presidente colocou como meta quitar as dívidas do Grêmio. Colocar o tricolor literalmente no “azul” é ótimo, ó não podemos esquecer que futebol se faz com time. Portanto, é importante manter a base do elenco deste ano e reforçar o grupo com pelo menos 5 jogadores com condições de serem titulares para as disputas dos campeonatos do ano que vem. Vai aí as sugestões: Um lateral esquerdo, um zagueiro, Um volante e Dois atacantes.

4) Ficou para o Brasil: Mesmo com uma vantagem de sete pontos para Hamilton, o Brasileiro Felipe Massa mantém a esperança de conquistar o mundial em casa. A tarefa é difícil, mas nunca se sabe se uma Raikonen ou um Alonso não bata com seu carro no do inglês no dia da corrida. Sabe como é né, Senna e Prost já foram campeões do mundo assim. Não é bonito, mas ilegal também não é.

5) Frase da semana: “'Depois que o Brasil vence, todas as equipes são fracas' Dunga ao analisar a vitória do Brasil sobre a Venezuela.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

1 ano de Blog

Por incrível que pareça resisti e venho resistindo à preguiça e a falta de criatividade e assim, estou completando um ano escrevendo “minhas bobagens”. Na real, a idéia era expressar e comentar sobre assuntos que gosto muito como futebol e música. Também há sempre um espaço reservado para contar histórias e abrigar a colaboração de textos de amigos. Nesse período muita coisa mudou. Troquei de emprego duas vezes e mudei de estado. Saí do meu amado Rio Grande para viver na espetacular Brasília. Inclusive, daqui uns dias estarei comemorando um ano aqui no planalto central. Claro que será também motivo de artigo. Durante esse período no futebol os temas foram quase sempre recorrentes a dupla grenal e ao técnico da Seleção o Dunga. Na música falei por diversas vezes nos Engenheiros do Hawaii e tentei resgatar coisas esquecidas como Cascavelletes, Rotnitxe e o próprio Yahoo. Agora partimos para mais um ano de muito trabalho e diversão contando muitas histórias.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Piada de Gaúcho

Quem estiver esperando por uma piada com os meus conterrâneos pode esquecer que eu não vou fazer isso. A idéia é contar um pouco como nós gaúchos radicados em outros estados sofremos. Olha é quase que rotina as piadas sem graça que fazem do nosso povo. Quando chego ao trabalho sempre escuto a seguinte frase “Ohhhh Gaúcho!!! Eu tenho uma piada lá da tua terra pra te contar”. Se analisarmos que um ano tem 360 dias e que eu estou morando em Brasília quase esse tempo, posso afirmar que durante esse período ouvi praticamente uma piada de gaúcho por dia, geralmente sempre vinculada aos moradores de Pelotas. O negócio é ouvir e não revidar. Isto é inveja que a gente está tomando conta do País, seja na política, na cultura ou no futebol... hehehe.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Semana em Pílulas n.º 18

1) Emocionante: A cada prova fica mais sensacional a disputa na Formula 1. Mais uma vez aconteceram coisas estranhas que estão resultando num final de temporada imperdível. Hamilton largou na pole e Massa em 5º. Na largada o inglês já se enroscou com o finlandês Kimi Raikonnen. Por isso, ele foi punido e teve que cumpria a pena passando pelos boxes. O mesmo aconteceu com o Brasileiro da Ferrari que se enroscou com Hamilton em uma ultrapassagem. Resultado disso: O espanhol Fernando Alonso levou a melhor e por conseqüência o grande prêmio do Japão. Massa chegou em sétimo e somou mais 2 pontos enquanto que Hamilton amargou uma 12ª colocação.

2) Renato Russo: Ele foi um dos maiores poetas do Brasil e do mundo. Neste sábado, completou 12 anos da morte do líder da Legião Urbana. O material deixado por este artista ficará eternizado pra sempre na música. Era um cantor com voz inconfundível, interpretação forte e inteligente ao brincar com as palavras que transformava em canção. O Brasil sente saudade e presta homenagens sempre a esse cara que foi e será sempre um grande nome na nossa música.

3) Ganhou: O time do Dunga fez 4 a 0 na “forte” seleção da Venezuela. Não quero parecer q estou sempre de mau com o treinador brasileiro, mas vencer a equipe venezuelana é como brigar com bêbado. Se bater, bateu num bêbado. Se apanhar, apanhou de um bêbado. Mas o que importa nisso tudo mesmo é que o Brasil fez o que tinha que fazer. Impôs o futebol como tem que ser uma seleção que é pentacampeã.

4) Que exemplo: Nada mais me surpreende. Olha só esta história que foi publicada no site clicrbs. Um guarda de trânsito em Porto Alegre foi flagrado bêbado. Se não bastasse o mau exemplo, além da embriaguez, ele foi autuado por ultrapassar pela direita (três vezes), deixar de sinalizar manobra com antecedência (três vezes), dirigir ameaçando os demais veículos e por desobedecer ordem de parada da polícia. O azulzinho (como são chamados os agentes de transito na capital gaúcha) vai responder a processo administrativo no Detran e poderá perder a habilitação por período superior a um ano.

5) Frase da semana: “Seu Silvio, muda o Pantanal de horário, coloca a Hebe no lugar”. Danilo Gentili do CQC ao entrevistar Silvio Santos no programa exibido na segunda dia 06/10.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Envelheço no feriado

Texto escrito por Eduardo Neto
Conheço muitas pessoas que consideram seus aniversários o dia mais importante do ano. Talvez isso seja um traço que cada um traga de sua infância. Me refiro a aquela bagagem que formamos nos primeiros anos de nossa vida e depois carregamos até o fim dela. De qualquer forma, respeito e concordo com todos que pensam dessa forma. É realmente um dia especial. Nos sentimos especiais quando as pessoas lembram de nós, recebemos presentes, visitas, ligações, abraços e outros cumprimentos. Quem não gosta de se sentir querido?
Já os meus aniversários costumam gerar histórias que poderei contar para meus netos; disso tenho certeza. Nos três últimos não tive muita sorte e, por isso, deixarei essas de fora. Mas trago comigo uma experiência que a maioria das pessoas não tem: fazer aniversário em um feriado. E não é um feriado qualquer, pois falo de sete de setembro.
Consigo lembrar claramente de como era na escola. Os colegas que faziam aniversário durante a aula, recebiam algo da professora, a turma cantava parabéns, ganhavam algum tipo de “lanche especial”, e outras pequenas homenagens. Depois chega a época das sacanagens, quando os companheiros de classe passam a levar ovos, farinha, erva-mate e outras coisas, que misturadas e devidamente aplicadas no cabelo, podem transformar-se em um shampoo um tanto difícil de se retirar.
No meu caso, tudo sempre foi diferente. Nada de festinhas de turma, ou shampoos estranhos. Normalmente havia o compromisso de participar do desfile da escola nas ruas de São Leopoldo. Nesses dias, a preocupação com a bateria, as bicicletas, a organização das filas e outros detalhes do desfile, faziam até com que eu me esquecesse que aquele deveria ser meu dia especial.
Quando perdi o interesse pelos desfiles, algo que não demorou a acontecer, entrei na fase das festinhas caseiras. Porém, como minha cidade fica perto do litoral, as famílias de meus amigos mais próximos optavam por ir para a praia e meu evento perdia público.
Depois dos 18 anos, os ventos começaram a soprar ao meu favor. Passei a ter a oportunidade comemorar em casas noturnas, ou ir à praia com os amigos que viajavam com suas famílias quando éramos crianças. A partir daí foi uma beleza. O “aniversário do Batata”, em algum lugar, na véspera do feriado passou a ser algo que me fez entender o sentimento citado no início deste texto. Amigos reunidos, fazendo um churrasco, dançando em uma festa ou tomando uma cerveja comigo.
Sou uma pessoa que pensa demais na vida e, normalmente, durante essas divagações é que percebo como esses pequenos detalhes podem fazer tanta diferença. Acho até engraçado quando alguém comenta comigo: “Meu aniversário caiu em um domingo. Que estranho!”. Normalmente me limito a responder que sei como é, pois o meu é sempre em um “domingo”.

domingo, 5 de outubro de 2008

Semana em Pílulas n.º 17

1) Voto: Desde os meus 16 anos eu voto a cada eleição. Portanto, são 10 anos, Começou em 98 quando Fernando Henrique se reelegeu Presidente e para governo do RS foi eleito Olívio Dutra. Depois disso ocorreu mais quatro eleições. Neste pleito tive que justificar o voto pela primeira vez. É algo estranho, mesmo achando que o voto não deveria ser obrigatório senti falta de ir votar e ver o movimento nas urnas, sem contar o fato de rever os amigos no meu colégio Rodrigues Alves.

2) Nesta o Castro Neves dançou: O piloto Hélio Castro Neves foi preso nos EUA por sonegação de impostos. Ele só foi liberado após pagar fiança. Helinho que já venceu as 500 milhas de Indianápolis (prova clássica na Formula Indy) disse em entrevista que vai provar sua inocência. Com o perdão do trocadilho, tomara que ele consiga sair dessa corrida vencedor. Ah só pra explicar o porque do dançou no título do texto, é que Castro Neves foi o vencedor de uma espécie de “dança dos famosos” nos EUA.

3) Brasileirão: Só pra não dizer que não falei no resumo da semana, o Grêmio depois da sacudida que tomou no clássico contra o Inter jogou o suficiente para ganhar do botafogo e seguir na briga pelo título. Já o colorado decepcionou. Tomou 4 do Coritiba e fica cada vez mais distante da Libertadores 2009.

4) Yahoo: Esta semana vi a Banda Yahoo na ativa. Eles estiveram no Jô Soares. Acho que foi uma banda que terminou que ninguém sentiu falta. Mas como sempre é hora de recomeçar, adivinhem? Eles gravaram um DVD com os sucessos. A gravação foi no ano passado, mas só agora é que fui tomar conhecimento. Hehehe... Para os fãs vai um trechinho aí do meu conhecimento musical dessa banda, da época em que eles só apareciam na Xuxa. O nome da canção é “mordida de amor”. “Eu não quero tocar em você oh Baby, e fazer seu jogo vai me deixar louco...”.

5) Frase da Semana: "Vou levar o green, o verdinho". Marcelo D2, em momento Planet Hemp, ao ser indagado por Marcos Mion sobre o que levaria para a Jamaica

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eleições no Grêmio

As cartas para a presidência do grêmio estão lançadas. Duda Kroeff e Antõnio Vicente Martins disputam ainda neste mês quem será o novo comandante tricolor. Confesso que achei duas boas opções com estilos bem diferentes. Primeiro porque foge dos nomes de sempre como Cacalo, Adalberto Preiss, César Pacheco, Saul Berdichevski, Antônio Carlos Maineri, Denis Abraão, José Alberto Guerreiro e o próprio Paulo Odone, que já deu a sua contribuição e foi fundamental para a retomada das finanças e da auto-estima do clube. Claro que sei que essas “velhas raposas” que citei estão bem envolvidas nas duas campanhas, o que não poderia ser diferente. Quero dizer que não sou contra a participação desses dirigentes. Acho que são experientes e importantes para o Grêmio, mas a hora é de criar novas lideranças que queiram deixar o tricolor gaúcho no lugar que ele merece, entre os grandes e disputando o título.
Quem lê pode pensar, “mas esse cara que está escrevendo é louco, o Grêmio desde que voltou da série B tem ido bem”. De fato, mas é importante que tenham novos nomes para balançar e motivar a estrutura que completou este ano 105 anos.

Voltando aos candidatos, os dois nomes estiveram presentes em outras administrações, mas sem grande destaque. Duda Kroeff tem um perfil mais diplomático na linha de Fábio Koff, Obino, Adalberto Preiss e César Pacheco. Um cidadão inteligente capaz de montar uma boa estrutura principalmente de clube. Já Antõnio Vicente Martins é mais coração segue o estilo de Paulo Odone, Paulo Pelaipe, Cacalo e André Kriguer. No caso, esses dois últimos nomes que citei como um perfil semelhante a Vicente Martins apóiam Kroeff.

Discursos: Está no site globo.com

Martins: "Queremos um grande time de futebol para que possamos conquistar os títulos que o Grêmio merece. Se nos classificarmos para a Libertadores, seremos novamente campeões da América. Além disso, temos como compromisso a modernização do clube, e aí está inserida a Arena. Mas o principal compromisso é o futebol".

Kroeff: "O Grêmio se remete a minha infância, lida com minha vida. Nem quero falar do meu pai, porque aí bate uma saudade. A vontade que tenho é de administrar o Grêmio de forma moderna. Temos a Arena pela frente, que será a oportunidade de levar o clube a um novo patamar de administração".

Acho que as duas falas mostram bem o que disse acima. Gostei é claro mais do discurso de MartinsO primeiro turno está marcado para o dia 13 de outubro