sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aquele que ninguém quer ganhar...

Texto escrito por Ernesto Brock

O que está acontecendo no campeonato brasileiro de 2008? Parece que nenhum dos times que está brigando pelo titulo está com “sorte” para ganhar.
Se olhar pela qualidade, eu diria que o Cruzeiro é favorito, mas perde jogos “fáceis” onde não pode perder pontos, como contra o Atlético Paranaense. O Palmeiras perde um jogo inexplicável para o Fluminense na última rodada. O Grêmio vem se segurando como
pode na primeira posição com um futebol de baixo nível técnico. Atualmente o time que parece mais preparado para ganhar o titulo é o São Paulo que começou a arrancada ganhando fora e dentro de casa do mesmo jeito, sem jogar muito, mas chegando ao resultado.

Mas porquê toda esta falta de regularidade no campeonato? Minha opinião é que este ano temos um dos campeonatos com mais baixo nível técnico comparado com os anteriores e por isso vemos esta irregularidade. Vejamos de novo os times que estão brigando pelo titulo:
Palmeiras é um time de idade media alta que não consegue manter um grande número de partidas jogando bem;
Cruzeiro, por outro lado, peca ao contrário do verdão por ter um time de garotos que depende muito do caldeirão do Mineirão para ganhar e quando joga fora de casa sente a pressão;
Grêmio sente a falta de um jogador diferenciado, tem um grupo bom mas não tem o jogador que decida uma partida difícil;
São Paulo talvez tenha o grupo mais equilibrado entre os quatro primeiros, mas também vem sentindo a falta de um jogador mais decisivo.

Então o que esperar das últimas seis rodadas do campeonato brasileiro? Acredito que o São Paulo continue sua arrancada para o título, porém torço para que algum um dos outros três times leve o caneco, por um simples motivo: com o São Paulo ganhando o terceiro título em seqüência pode surgir vozes entre os dirigentes brasileiros para mudar a forma do campeonato, que a meu ver é um sucesso, pois quase todos os times têm algo pelo que lutar até a ultima rodada, ao contrário dos famosos “mata x mata” onde nesta época do ano a maioria dos times brasileiros já estaria de férias.

Como gremista ainda tenho esperança de um título inédito neste formato de pontos corridos, porém tenho sérias críticas ao desempenho do treinador e de alguns jogadores. Acredito que o Grêmio, dos quatro times que disputam o título, seja o de pior momento e que devia se preocupar em ganhar os jogos que ainda tem em casa para garantir a Libertadores e começar a planejar a temporada 2009 com novo presidente e possivelmente com um novo treinador.

2 comentários:

  1. Fico feliz que voltou a escrever, meu alemão gremista.... Beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Êêêê!!!!
    Excelente texto Ernesto!!!
    Que bom que tu voltaste a escrever.
    Fico muito feliz e quem sabe um dia possamos trabalhar juntos nós três: Eu, Tu e o Adriano, será que iria prestar?

    ResponderExcluir