terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Piadas de Advogado

Depois de uma semana maravilhosa no Rio grande do Sul, estamos de volta para mais um ano de desafios. Mesmo atrasado aproveito para desejar deixar ao amigos o Abraço de Feliz Natal e um ano novo próspero. É muito bom poder rever a família e os amigos, ainda mais no período natalino que serve de reflexão e de força espiritual. Para não ficar só nisso abaixo vai uma piadinha enviada pela minha amiga e jornalista Rosane Rodrigues.

BOM É SER ADVOGADO !!!

- Morrendo
O advogado, no leito da morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente. Todos se surpreendem com a conversão daquele homem ateu, e uma pessoa pergunta o motivo.
O advogado doente responde:
- Estou procurando alguma brecha na lei.

- Bebida
Dois advogados saem do escritório cansados... Com a gravata semi-aberta, o cigarro no canto da boca depois de um dia estafante de trabalho, um vira para o outro e pergunta:
- Vamos tomar alguma coisa?
O outro arregala os olhos empolgado e responde:
- Vamos!!! De quem????

- Perguntas
O sujeito chega para um amigo, advogado e diz:
- Quanto você cobra para me responder duas perguntas?
- Quinhentos reais! Qual é a segunda?

- Pai e filho
Dois advogados, pai e filho, conversam:
- Papai! Estou desesperado. Não sei o que fazer. Perdi aquela causa!
- Meu filho, não se preocupe. Advogado não perde causa. Quem perde é o cliente!

- Juntos
Dois advogados, sócios em um escritório, saem juntos e vão almoçar. Já no meio da refeição um vira para o outro e reclama:
- Puxa vida, esquecemos de trancar o escritório!
E o outro responde:
- Não se preocupe, estamos os dois aqui.

- Absolvido
Num julgamento o Juiz pergunta ao réu:
- Como o senhor matou sua esposa?
- A chifradas, meritíssimo!
- Absolvido! Legítima defesa.

- Na faculdade
Aluno de Direito ao fazer prova oral:
- O que é uma fraude?
- É o que o senhor, Professor, está fazendo, responde o aluno.
O professor fica indignado:
- Ora essa, explique-se.
Então diz o aluno:
- Segundo o Código Penal, 'comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar'.

- Pessoas diferentes
Certo dia estavam dois homens caminhando por um cemitério quando se depararam com uma sepultura recente.
Na lápide lia-se:
'Aqui jaz um homem honesto e advogado competente'. Ao terminar a leitura um virou-se para o outro e disse:
- Desde quando estão enterrando duas pessoas na mesma cova?

- Diferenças
Sabe qual a diferença entre Juizes de primeira Instância e os de Segunda?
Os primeiros pensam que são Deus....
Os outros já têm certeza!!!

- Atropelamento
Dois trabalhadores estavam caminhando pelo acostamento da Via Dutra, voltando de uma Indústria onde haviam trabalhado duro o dia inteiro, quando um Advogado, que vinha a toda velocidade no seu carro importado, atropela os dois.
Um deles atravessou o pára-brisa e caiu dentro do carro do Advogado, enquanto o outro voou bem longe, a uns dez metros do local do atropelamento.
Três meses depois, eles saíram do Hospital e, para surpresa geral, foram direto para a cadeia....Um, por 'invasão de domicílio' e o outro por 'se evadir do local do acidente.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Dicionário Candango Gaúcho – Edição Especial de Natal

O mês de dezembro se caracteriza por especiais, principalmente, na tv. Para imitar um pouco essa pratica resolvi fazer uma edição extraordinário do nosso manual para entender o que os candangos falam e o que significa algumas expressões gaúcha.

Vamos lá então a mais quatro pérolas. Em 2009 virão mais algumas

Capaz significa
Em Brasília: Relativo à capacidade
Em Porto Alegre: Capaz ou se preferir Bem capaz

Bezerrão
Em Brasília: Estádio de futebol
Em Porto Alegre: Um terneiro grande.

Para as mulheres, o salto alto e vestido longo combinam com:
Em Porto Alegre: Casamento, 15 anos, formatura ou festa de final de ano
Em Brasília: Churrasco, caminhada no parque da cidade, show de rock, partida de futebol, etc

Mumu
Em Porto Alegre: Marca de doce de leite
Em Brasília: Forma de um bezerro se comunicar com os outros animais

Piá
Em Porto Alegre: Criança
Em Brasília: Alguém que escreveu errado a palavra pia que é uma plataforma dotada de uma cuba côncava usada principalmente em banheiros e cozinhas, geralmente com uma torneira.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 27

1) O fenômeno da fiel: A chegada de Ronaldo no Corinthians vai tornar o campeonato paulista, brasileiro e copa do Brasil mais atrativo. Bela jogada de marketing do clube paulista para trazer o fenômeno. A criatividade é fundamental para trazer uma grande estrela para o Brasil. Claro que o craque está em baixa devida a lesão e aos acontecimentos com um travesti no Rio de Janeiro. Mesmo assim o jogador tem espaço em qualquer clube do mundo. Vai depender muito do desempenho dele para o sucesso do investimento.

2) 25 anos do mundial: O Grêmio relembrou a conquista de 1983 trazendo ídolos da época para homenagear. A direção está certa. Datas importantes devem ser lembradas e comemoradas. O mais importante é ter como meta montar um grande time para conquistar novamente o título.

3) Pifero no Centenário: Deu à lógica nas eleições do internacional. A reeleição de Vitório Pifero foi o melhor para o clube. A administração colorada é muito boa desde a gestão Fernando Miranda. Tem aquele que reclamam do ex-presidente pela falta de ambição na época. Mas acho que ele fez o que tinha que fazer. Organizou a casa. Depois ficou mais fácil para o outro Fernando, desta vez o Carvalho, fazer um excelente administração que levou o Inter aos principais títulos de sua história. Vitório Pifero no comando é ter a certeza de ter Fernando Carvalho por perto, um cara que vive o clube e que entende de futebol

4) Madonna: Milhares de pessoas no Rio de Janeiro estão enfrentando filas para assistir uma das principais musas da música mundial. A comparação pode ser péssima, mas a Madonna é uma espécie de Britney Spears dos anos 80. Claro que bem melhorada, pelo menos no repertório. Falta ainda São Paulo receber a musa da terceira idade. O interessante é que a cantora acompanhou a evolução musical de cada tempo. Hoje ela faz um trabalho bem mais eletrônico do que na época. E não vive só das músicas do passado. Mas é óbvio que não pode faltar Like a Virgin e Material Girl.

5) Por onde anda?

*** O zagueiro Argel (ex- Internacional, Santos, Palmeiras e Porto)
O jogador se destacou no Inter pela forma viril de atuar. Um jogador que não dava moleza para o atacante. Como diria aquela expressão popular “cada enxadada uma minhoca”. Era mais ou menos assim a forma de atuar de Argel. Ele passou por grande clubes no Brasil e no exterior também como Porto e Benfica. Chegou a jogar algumas partidas pela seleção Brasileira. Duas cenas inesquecíveis, na minha opinião, na carreira de Argel. A primeira foi quando o zagueiro foi convocado para a seleção e no primeiro lance ele fez um pênalti, que o Danrlei defendeu. A outra cena inusitada foi quando o atleta jogava no Palmeiras. O Argel entrou em campo no segundo tempo para para o meia do Boca Riquelme. Ele tentou dar três pancada no cara, que deu um diversos toques sem contar uma janelinha.

+ Atualmente Argel é o técnico do Guaratinguetá.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 26

Custou mais chegou. Geralmente faço o resumo no domingo ou na segunda-feira, mas já estamos na terça e só agora saiu. Como não poderia ser diferente as pílulas desta semana que passou tem como o foco o final dos campeonatos de futebol.

1) Muri Tri: Sem comentários. Mais uma vez o treinador Muricy Ramalho soube explorar ao máximo a qualidade dos atletas do São Paulo e levou o tricolor paulista ao sexto título na história dos brasileiros. O time do Morumbi é a equipe a ser batida por todos os outros grandes que estão vendo o clube dominar a disputa de pontos corridos.

2) Campeão de tudo: Mesmo não conseguindo a vaga para a libertadores o Inter tem um final de ano feliz com a conquista da taça Sul Americana. Que por sinal foi merecida. O colorado foi o único time que levou a sério o torneio. Serve de lição para os outros times brasileiros para o ano que vem. Mas para o campeonato ser mais atrativo tinha que dar uma vaga na libertadores para o campeão.

3) Gostinho de quero mais: Acho que é desta forma que termina o ano pro Grêmio. Os torcedores ficaram com a sensação de que era possível levantar o caneco se não fossem os tropeços no segundo turno. Mesmo assim todo mundo reconhece o trabalho bem feito por parte dos jogadores e comissão técnica que levaram o clube além da expectativa de ínicio do campeonato.

4) Mais um grande na B: O Vasco vai ter que se organizar para voltar para a série A. O time de São Januário foi merecidamente para segunda divisão. Não pode-se culpar Roberto Dinamite pela queda. O clube já vinha capengando com Eurico Miranda que deixou o clube por força da justiça que exigiu novas eleições no vasco. Boa sorte ao cruz maltino na segunda divisão. Se bem planejado o time pode voltar com força em 2010 a elite do futebol.


5) Por onde anda?

*** O atacante Guilherme (ex-São Paulo, Grêmio e Atlético Mineiro)
O jogador apareceu no expressinho do São Paulo, que era treinado pelo então auxiliar de Telê Santana, Muricy Ramalho. Naquele time que ganhou a Conmebol tinha ainda o Juninho Paulista, Axel e senão me engano Denílson e Caio (agora comentarista de futebol). Ele passou ainda pelo Rayo Vallecano da Espanha, Grêmio, Vasco e Corinthians, mas se destacou mesmo foi no Atlético Mineiro formando uma dupla infernal com Marques.

Agora, o ex-jogador está investindo na carreira de treinador. Atualmente ele é auxiliar técnico no Marília (Clube que foi revelado como jogador)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 25

1) Imortal: Mais uma vez o Grêmio consegue a proeza de se manter vivo na briga pelo título do Brasileirao na última rodada. Agora a torcida vai lotar o olímpico para embalar o tricolor gaúcho ao título. A tarefa é dificílima, pois o tricolor paulista precisa de um empate contra o Goiás. Jogo que por sinal vai ser aqui no DF no Bezerrão na cidade do Gama.

2) Salto alto: O Inter só tem que evitar o clima de já ganhou para levar a sul americana. O time colorado conseguiu uma ótima vitória contra o Estudiantes lá na Argentina. A decisão de quarta no Beira Rio pode salvar o segundo semestre do milionário time que tinha como objetivo jogar a Libertadores no centenário do clube. A direção tenta ingressar na competição como convidado caso os times peruanos fiquem de fora do campeonato.

3) Santa Catarina: è lindo o mutirão que todo o Brasil está fazendo para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas naquele estado. Dessa forma se faz uma nação. Não adianta esperar só pelo governo, o povo tem que se unir mesmo para ajudar os irmãos. A gente espera que São Pedro de uma trégua para que a chuva pare.

4) Rubinho: No desafio de Kart o nosso Rubens Barrichelo conseguiu superar o alemão Schumacher. Até que enfim, mas precisou os dois encerrarem a carreira para o brasileiro vencer... hehehe. Rubinho ainda quer correr mais algumas temporadas na formula 1. Mas ao que parece a situação é difícil. Vai acabar na Toro Rosso.

5) Por onde anda? Hoje eu faço a estréia deste espaço. Por algumas semanas vamos colocar algumas curiosidades principalmente do mundo do futebol

*** Aílton (ex-meia do Flamengo, Fluminense e Grêmio)
Lembram dele? Ele surgiu no final da década de 80 no Flamengo naquele time que tinha Renato Gaúcho, Zé Carlos, Leonardo, Djalminha e o “vovô” Júnior em final de carreira. Depois ele passou por diversos clubes e ganhou destaque em outros dois momentos: No Fluminense que tinha no ataque o velho parceiro Renato Gaúcho que fez um gol de barriga em um chute do próprio Ailton. E no grêmio ele foi o autor do gol que deu o título ao time gaúcho em 96 contra a Portuguesa

Atualmente ele é técnico do Volta Redonda do RJ

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Nico Rezende

Como recordar é viver, andei baixando as músicas consideradas trash’s dos anos 80. E lá no meio de tanta coisa surgiu esse cara que confesso que não lembrava dele direito dessa época. A canção que baixei da internet do Dvd festa ploc é transas. Fui pesquisar para saber quem era o cidadão e de onde conhecia essa música. Graças ao google lembrei que o Nico Rezende era tecladista do Ritchie (aquele mesmo da menina veneno). E a música transas é exatamente do primeiro disco do Ritchie que tem também além dessas perolas que citei a canção A vida tem dessas coisas.
Descobri que eu conhecia o Nico Rezende pela música “esquece e vem” do disco da novela “Top Model”. Todas essas “jóias” raras eu tinha na minha infância em casa. Quem era o proprietário dessas "jóias" era o meu tio, “o famoso”, Jadir que tinha uma coleção com vários Lp’s com tudo que se possa imaginar. E esses dois discos eu ouvia quando tinha uns 5 anos.
Muitos amigos brincam que eu sou um jukebox não só por gostar de cantar mas também por conhecer muitas música e bandas ou cantores. E boa parte do que conheço do pop rock dos anos 80 é graças ao Jadir, que infelizmente depois de “velho” resolveu ouvir funk e Sandy e Júnior. Os motivos da mudança do gosto musical eu me reservo no direito de me manter calado... hehehe.


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 24

Atrasou mais chegou o resumo da semana...


1) Campeão: O São Paulo praticamente carimbou a faixa ao vencer o Vasco fora de casa e ver o Grêmio afundar na Bahia diante do Vitória. Ao tricolor paulista falta pouco para comemorar o tri e o sexto título na história do campeonato Brasileiro. Ao tricolor gaúcho cabe garantir a Libertadores e começar o planejamento para a libertadores 2009. Acho que deve iniciar com a mudança do técnico.

2) Campeão 2: Acho que o Internacional está muito perto de conquista a sul americana. Mas é preciso ter pé no chão e muita cautela para não comemorar antes do tempo. No Brasileirão o colorado vai aos trancos e barrancos apenas cumprindo tabela.

3) Show no Bezerrão: Fazia tempo que a seleção do Dunga não fazia uma exibição de gala. O time venceu com propriedade o “modesto” time de Portugal. Se o técnico Felipão a seleção lusitana é um time comum. Tem um grande craque sim, Cristiano Ronaldo. No mais são jogadores medianos como Simão, Nanni e o veterano Deco. No Brasil destaque para Luis Fabiano autor de três gols. Pena que a bela obra do Bezerrão vai servir para ser sede dos jogos do Gama na série C.

4) Queen: Mais de duas décadas depois de sua última apresentação no País, o Queen volta ao Brasil com o novo vocalista Paul Rodgers (ex-Free e Bad Company), na esteira de seu novo álbum "The Cosmos Rocks" . O show vai ser em São paulo na Via Funchal (SP). Para relembrar os clássicos dessa banda, o espectador vai pagar nada mais nada menos do que R$270 pelo ingresso mais barato R$900 para ficar na turma do “gargarejo”

5) Frase da Semana: Nunca vai existir uma segunda vez para causar a primeira boa impressão – Fabio Arruda (Consultor em etiqueta)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Papo de MSN

Sei que colocar uma conversa no msn a público pode ser perigoso. Ao contrario do que muitos pensam esse meio de comunicação também dever ser mantido em sigilo assim como os contatos telefônicos. Mas resolvi “grampear” um conversa muito curiosa que tive com a minha mãe, dona Nádia, nos últimos dias. Como algumas pessoas sabem sou fascinado pelo mundo da gastronomia, principalmente em comer. Mas me aventuro a pilotar também o fogão. Como a minha especialidade no veículo de quatro bocas se restringe a arroz de carreteiro, galinhada e carne com batatas, notei que minha habilidade era limitada a isso e resolvi ampliar meu conhecimento gastronômico. Não sou nenhum “Anonymos Gourmet”, mas gosto de inventar novos pratos e outros nem tão novos assim, mas para um cozinheiro que tem algumas limitações pode ser. Pois bem, a minha grande dúvida era como eu deveria preparar o feijão para que ele fique bem cozido e bom. A última vez que tinha cozinhado feijão faz mais ou menos uns 10 anos. Para solucionar este problema recorri a “Super Mammy”. Olha só o que a dona Nádia, uma espécie de Ofélia dos Pampas me disse:

“Coloca primeiro o feijão de molho por mais ou menos 8 horas;
Após, coloca na panela e completa com água acima de feijão;
fecha a panela e coloca no fogo;
depois que começar a ferver vai sai da panela vapor da tampa;
aí coloca o pino da pressão de deixa cozinhar 40 minutos”

Pô tão simples assim né... E eu não sabia... Mas vamos lá, quem quiser contribuir para o meu enriquecimento gastronômico fique a vontade.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 23

1) A espera de um tropeço: É o que os gremistas querem que aconteça com o São Paulo. Os dois tricolores fizeram a sua parte nesta rodada. O Paulista derrotou o fraco Figueirense. Já o gaúcho despachou o instável Coritiba. Em compensação Palmeiras e Cruzeiro dão adeus às pretensões do título do brasileirão deste ano. Já o Flamengo vê uma luz no fim do túnel. Mas acho que a briga para saber quem será o campeão de 2008 está com os dois tricolores.

2) Quase lá: Com a vitória fora de casa sobre o Chivas, o Internacional deu um passo importantíssimo para o título inédito da Sul Americana. O colorado confirmando a ida para a final vai pegar um time Argentino na decisão. Vai ser difícil, mas pra quem derrotou o Boca Juniors, enfrentar mais um time argentino não deve assustar.

3) E’ts: Será que eles estão chegando? Depois de Varginha na década de 90, agora aparecem no sul. Segundo o jornal diário Caratinense um círculo com cerca de seis metros de diâmetro apareceu em uma plantação de trigo na pequena cidade de Ipuaçu, Oeste de Santa Catarina. Parece que o local já virou ponto turístico na região.


4) Papas da Língua: A banda gaúcha lançou o sexto trabalho. Batizado como Disco Rock, o grupo vai no embalo do sucesso da música “eu sei”. Daqui uns dias vou comentar esse novo trabalho do grupo liderado por Serginho Moah.

5) Frase da Semana: "Enquanto não acho a mulher certa, me divirto com as erradas"
Diego Alemão,ex-BBB.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jogadores que incorporam nome de comida

Nunca vi um jogador que tenha alguma comida incorporada ao nome ter sucesso no futebol brasileiro. Claro que tem o Alexandre Pato, mas na realidade ele faz uma homenagem a cidade de Pato branco no Paraná. Fiz uma lista só para matar a curiosidade dos leitores e a minha também.

Nilton Batata (ex-jogador do Cruzeiro de Belo Horizonte).
Gilson Batata (ex-atacante do Goiás)
João Leite (ex-goleiro do Atlético Mineiro).
Sardinha (lateral do Bahia).
Café (ex-zagueiro do América de São José do Rio Preto/SP).
Wilson Macarrão (ex-goleiro do Corinthians).
Ademir Sopa (jogador do São Caetano).
Lúcio Surubim (ex-jogador do Náutico). Surubim é um peixe de rios brasileiros.
Jéferson Feijão (atacante que jogou no Internacional)
Eduardo Arroz ( Lateral direito da Ponte Preta)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 22

1) Na Briga: O grêmio está de volta para o campeonato brasileiro. A tarefa é difícil, mas o time gaúcho ainda tem chance de desbancar o São Paulo que é o atual líder. A vitória sobre o Palmeiras foi fundamental, mas o problema do tricolor dos pampas foram os tropeços para o Goiás e Figueirense em casa. Sem contar a derrota para a Portuguesa no Canindé.

2) La Bombonera é vermelha: O Inter conseguiu quebrar a escrita de perder sempre para o Boca juniors. E desta vez o colorado derrotou os argentinos fora de casa. Esse papo de que o Boca estava com os reservas não vai entrar para história. O que fica de concreto é que o Internacional tem tudo para ser o primeiro time Brasileiro a ganhar a Sul Americana.

3) Obama: Não vou analisar as eleições nos Estados Unidos. Nem muito menos fazer prognósticos de como pode ser o governo do novo presidente norte-americano. Quero comentar o que me chamou a atenção que foi a cobertura dada pela Rede Globo e pela Record . Ela foi maior ou igual as eleições no Brasil. Não que seja contra esse tipo de postura da imprensa. Pelo contrário, tenho a convicção de o que eles fizeram foi certo e curioso. Claro que é bom lembrar que estamos falando do país que serve de espelho para a economia mundial. Sem contar que Barack Obama é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. O que começa a romper a barreira do preconceito

4) “Olho no lance”: O grande narrador Silvio Luiz foi demitido esta semana da Band. Com ele mais sete profissionais incluindo Guilherme Arruda que era apresentador do Band Esporte Clube. Acho que agora aposentaram de vez da tv aberta o cara que criou bordões sensacionais no futebol como “No gogó da ema”, “Pelas barbas do profeta”, "O que é que só você viu", “ééééééééééé´do Brasil... foi, foi, foi foi ele”, “Balançou o capim no fundo do gol”, entre outros. Para não dar a informação pela metade, pelo menos o Silvio Luiz vai seguir no canal Band Sports.

5) Frase da Semana: “A esperança venceu o medo”. Presidente Lula ao mandar a mensagem à Obama pela vitória na eleição para a Presidência dos Estados Unidos

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

15 de campo bom

Boas notícias!!!

O meu segundo time acertou uma parceria com a "Sportrade Assessoria e Marketing". A promessa é de um investimento forte no futebol para a retomada das vitórias. Outro compromisso firmado, pelo menos na nota em que está no site do 15, é que o time não vai mais só funcionar por seis meses e sim o ano todo. Para comemorar a boa notícia vou colocar o refrão do hino do meu 15. Lá vai:


“QUINZE, QUINZE, QUINZE. Tantas vezes campeão. Com garra vamos à luta. Trazendo o troféu da conquista na mão”

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 21

Hoje o resumo é um pouco temático. Vamos falar da decisão em Interlagos do Mundial de Formula 1. Mesmo assim vamos dar uma rápida passadinha pelo Brasileirão.

1) Não deu Massa: O Grande prêmio do Brasil foi emocionante como sempre. Mesmo o Brasileiro Felipe Massa dominando a corrida de ponta a ponta os ingredientes desta prova foram a chuva e os últimos metros da chegada. Quando tudo parecia perdido para Massa, surge Sebastian Vettel da STR que ultrapassa Hamilton na penúltima volta do Grande Prêmio colocando o inglês em sexto e dando momentaneamente o título ao brasileiro. Felipe cruza a chegada em 1º e comemora só que na última curva, Timo Glock da Toyota que estava em quarto foi ultrapassado por Vettel e Hamilton. Foi um ano de muita emoção e inesquecível na história da F1. E com um ponto a mais que Massa, Hamilton foi o grande campeão desta temporada.

2) Fim de Carreira: Ao que tudo indica o grande prêmio Brasil de F1 foi a última prova de Rubens Barrichelo. O piloto pode estar encerrando a carreira em que o seu principal resultado foi chegar por duas vezes ao fim de uma temporada como vice-campeão. Rubinho vai ficar na história com um grande piloto, porém muito azarado por sempre ter problemas com o carro na hora decisiva. Acho que o brasileiro sofreu na F1 por ter sido considerado o substituto de Senna. A cobrança foi grande e infelizmente acho que ele será lembrado no automobilismo como um grande piloto que nunca ganhou nada. Ele entra para o time de Gerard Berger, Michele Alboreto e Ricardo Patrese.

3) Aposentadoria: Outro piloto que disse adeus a F1 foi David Coulthard. Ele também pode entrar naquela lista de cima

4) São Paulo o líder: Finalmente o clube paulista chegou na ponta da tabela. Mesmo tudo estando indefinido no Brasileirão o time treinado por Muricy Ramalho tem tudo para levantar o caneco pela terceira vez. Como falou nesta semana aqui no blog o meu amigo Ernesto Brock o time do Morumbi tem a melhor equipe e deu uma arrancada boa justamente na decisão do campeonato. Pela ordem, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo segue aos trancos e barrancos no campeonato.

5) Frase da Semana: “Temos que levantar a cabeça”. Felipe Massa.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aquele que ninguém quer ganhar...

Texto escrito por Ernesto Brock

O que está acontecendo no campeonato brasileiro de 2008? Parece que nenhum dos times que está brigando pelo titulo está com “sorte” para ganhar.
Se olhar pela qualidade, eu diria que o Cruzeiro é favorito, mas perde jogos “fáceis” onde não pode perder pontos, como contra o Atlético Paranaense. O Palmeiras perde um jogo inexplicável para o Fluminense na última rodada. O Grêmio vem se segurando como
pode na primeira posição com um futebol de baixo nível técnico. Atualmente o time que parece mais preparado para ganhar o titulo é o São Paulo que começou a arrancada ganhando fora e dentro de casa do mesmo jeito, sem jogar muito, mas chegando ao resultado.

Mas porquê toda esta falta de regularidade no campeonato? Minha opinião é que este ano temos um dos campeonatos com mais baixo nível técnico comparado com os anteriores e por isso vemos esta irregularidade. Vejamos de novo os times que estão brigando pelo titulo:
Palmeiras é um time de idade media alta que não consegue manter um grande número de partidas jogando bem;
Cruzeiro, por outro lado, peca ao contrário do verdão por ter um time de garotos que depende muito do caldeirão do Mineirão para ganhar e quando joga fora de casa sente a pressão;
Grêmio sente a falta de um jogador diferenciado, tem um grupo bom mas não tem o jogador que decida uma partida difícil;
São Paulo talvez tenha o grupo mais equilibrado entre os quatro primeiros, mas também vem sentindo a falta de um jogador mais decisivo.

Então o que esperar das últimas seis rodadas do campeonato brasileiro? Acredito que o São Paulo continue sua arrancada para o título, porém torço para que algum um dos outros três times leve o caneco, por um simples motivo: com o São Paulo ganhando o terceiro título em seqüência pode surgir vozes entre os dirigentes brasileiros para mudar a forma do campeonato, que a meu ver é um sucesso, pois quase todos os times têm algo pelo que lutar até a ultima rodada, ao contrário dos famosos “mata x mata” onde nesta época do ano a maioria dos times brasileiros já estaria de férias.

Como gremista ainda tenho esperança de um título inédito neste formato de pontos corridos, porém tenho sérias críticas ao desempenho do treinador e de alguns jogadores. Acredito que o Grêmio, dos quatro times que disputam o título, seja o de pior momento e que devia se preocupar em ganhar os jogos que ainda tem em casa para garantir a Libertadores e começar a planejar a temporada 2009 com novo presidente e possivelmente com um novo treinador.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 20

1) Corinthians: O "timão" está de volta a Série A. Com méritos, acampanha da equipe na segunda divisão foi e está sendo invejável. Àsvezes é preciso ter uma queda para o clube se reorganizar e voltar comforça ao cenário nacional junto aos principais times do País. Nãotenho dúvida que o Corinthians terá um time competitivo para 2009 evai lutar pelos principais títulos. Parabéns ao grande Mano Menezesque mais uma vez reconduzir um time grande à 1ª divisão.

2) Tropeços: Não sei se dá para classificar como tropeço, mesmo assim,Palmeiras e Cruzeiro perderam nesta rodada e estão agora à quatropontos do líder Grêmio. A situação do verdão é a pior. O clube saiu dazona de classificação para a libertadores. Restam sete rodadas e ocampeonato segue em aberto tanto para o título, quanto para osclassificados para o principal torneio da América do Sul de 2009.

3) Reeleição 1: José Fogaça conseguiu a reeleição em Porto Alegre.Fazendo uma rápida leitura sobre essa eleição, o prefeito da capitalgaúcha poder ser um dos postulantes ao governo do estado pelo PMDB em2010. Não consigo vislumbrar nenhum nome forte da sigla para oPiratini. A tendência é o PMDB repetir o nome de Germano Rigotto casonão peça para Fogaça renunciar a prefeitura em nome do estado. Osempre lembrado Pedro Simon acho que é carta fora do baralho nadisputa do Governo Gaúcho.

4) Reeleição 2: Já em São Paulo surge mais uma força nos Democratas. Aeleição de Gilberto Kassab praticamente ajuda a garantir o atualgovernador paulista José Serra como candidato a presidência. Kassab sedeu bem por ter o apoio de Serra e pela grande rejeição de MartaSuplicy. Nem a participação do presidente Lula ajudou a petista areverter essa situação.
5) Frase da Semana: "Vim fazer o programa aqui antes que vocês resolvam se separar do Brasil e eu precise de passaporte para entrar aqui". Serginho Groissman conversando com os gaúchos no Teatro São pedro em comemoração aos 8 anos do Programa Altas Horas.

sábado, 25 de outubro de 2008

Brasília é um sucesso – 1 ano na Capital Federal

A impressão que tenho é que cheguei ontem aqui. Ao mesmo tempo tenho a sensação de que já moro e trabalho em Brasília a mais ou menos uns 5 anos. O que realmente posso dizer é que estou feliz vivendo na capital federal. Obviamente que sinto muita falta da minha família e dos amigos que estão no Sul, mesmo assim, passados 365 dias tenho a certeza de que fiz a coisa certa ao aceitar a proposta da minha amiga Roberta Paz em vir pra cá trabalhar na rádio Justiça. Não tenho como esquecer aquele dia 1º de Outubro em que de certa forma fui surpreendido com uma ligação de Brasília me chamando pra trabalhar na “terra do lula”. Digo isso, pois eu sabia que existia essa possibilidade de vir pra cá, mas achava que dificilmente se concluiria. Depois teve também as conversas que tive tanto com familiares quanto com amigos para saber qual a decisão mais correta que devia tomar. Como falei no artigo em comemoração a um ano de blog, neste período também já troquei de emprego e agora to na Bandnews.

Arriscar uma nova vida, em outro estado com mais pessoas desconhecidas do que conhecidas gera medo e muitas incertezas. Graças a Deus, e agradeço à ele cada dia por ter encontrado amigos maravilhosos que me receberam muito bem e que estão sempre do meu lado dando apoio e formando uma família, que não é a Scolari, mas de gaúchos no Distrito Federal. Claro que também tem aquelas pessoas sensacionais que a profissão se encarrega de colocar também neste núcleo de amizades.

Após a dificuldade em entender as siglas que chamam de endereço e os códigos que servem como referência posso dizer que estou adaptado a essa “terra de gigantes” que oscila uma temperatura agradável com momentos de muita seca ou chuva no verão.

Não tenho muito o costume de relatar coisas pessoais. Utilizo o blog mais para emitir opinião de assuntos que gosto e contar algumas situações curiosas. Mesmo assim, resolvi escrever para compartilhar com os amigos que torcem pelo meu sucesso mesmo distante dos pampas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Entenda a crise nos mercados

Esta perfeita explicação sobre o que acontece no tumultuado mercado financeiro mundial, recebi por e-mail do meu colega da Band Achiles Pantazopoulos


"Isso é uma forma didática de explicar a crise americana."

É assim: O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça na caderneta aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito). O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia. Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS, PQP, FDP ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer. Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu). Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países. Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu e nós também!

Entenderam!!!


É quase isto!!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Semana em Pílulas n.º 19

1) Futsal: Falcão e cia. deram um show no mundial realizado aqui no Brasil. A decisão contra a Espanha foi mto difícil. mesmo assim conseguimos o Hexa. A curiosidade ficou na premiação dos melhores atletas da competição. Eles receberam um trofeu chamado e com formato de "Chuteira" ou de ouro, prata, bronze. Não sei se estou desatualizado, mas até onde sei o Futsal se joga com tênis. Fica aí a "corneta". Por falar em "corneta", o técnico PC podia passar algumas dicas de como ganhar e superar adversidades pro Dunga né...

2) Plebe Rude “in the roots”: Projeto bem bacana desta banda clássica de rock e punk dos anos 80 no Brasil. O grupo vai tocar duas quintas por mês num bar aqui em Brasília chamado Bocanegra. A idéia é fazer a festa da música, tocando sons dos anos 60, 70 e 80. Claro que não vão faltar as músicas da Plebe. Segundo o vocalista Philippe Seabra vários convidados vão participar e um que já está confirmado é o vocalista do Biquíni Cavadão Bruno Gouveia.

3) Duda Kroeff:
O novo presidente colocou como meta quitar as dívidas do Grêmio. Colocar o tricolor literalmente no “azul” é ótimo, ó não podemos esquecer que futebol se faz com time. Portanto, é importante manter a base do elenco deste ano e reforçar o grupo com pelo menos 5 jogadores com condições de serem titulares para as disputas dos campeonatos do ano que vem. Vai aí as sugestões: Um lateral esquerdo, um zagueiro, Um volante e Dois atacantes.

4) Ficou para o Brasil: Mesmo com uma vantagem de sete pontos para Hamilton, o Brasileiro Felipe Massa mantém a esperança de conquistar o mundial em casa. A tarefa é difícil, mas nunca se sabe se uma Raikonen ou um Alonso não bata com seu carro no do inglês no dia da corrida. Sabe como é né, Senna e Prost já foram campeões do mundo assim. Não é bonito, mas ilegal também não é.

5) Frase da semana: “'Depois que o Brasil vence, todas as equipes são fracas' Dunga ao analisar a vitória do Brasil sobre a Venezuela.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

1 ano de Blog

Por incrível que pareça resisti e venho resistindo à preguiça e a falta de criatividade e assim, estou completando um ano escrevendo “minhas bobagens”. Na real, a idéia era expressar e comentar sobre assuntos que gosto muito como futebol e música. Também há sempre um espaço reservado para contar histórias e abrigar a colaboração de textos de amigos. Nesse período muita coisa mudou. Troquei de emprego duas vezes e mudei de estado. Saí do meu amado Rio Grande para viver na espetacular Brasília. Inclusive, daqui uns dias estarei comemorando um ano aqui no planalto central. Claro que será também motivo de artigo. Durante esse período no futebol os temas foram quase sempre recorrentes a dupla grenal e ao técnico da Seleção o Dunga. Na música falei por diversas vezes nos Engenheiros do Hawaii e tentei resgatar coisas esquecidas como Cascavelletes, Rotnitxe e o próprio Yahoo. Agora partimos para mais um ano de muito trabalho e diversão contando muitas histórias.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Piada de Gaúcho

Quem estiver esperando por uma piada com os meus conterrâneos pode esquecer que eu não vou fazer isso. A idéia é contar um pouco como nós gaúchos radicados em outros estados sofremos. Olha é quase que rotina as piadas sem graça que fazem do nosso povo. Quando chego ao trabalho sempre escuto a seguinte frase “Ohhhh Gaúcho!!! Eu tenho uma piada lá da tua terra pra te contar”. Se analisarmos que um ano tem 360 dias e que eu estou morando em Brasília quase esse tempo, posso afirmar que durante esse período ouvi praticamente uma piada de gaúcho por dia, geralmente sempre vinculada aos moradores de Pelotas. O negócio é ouvir e não revidar. Isto é inveja que a gente está tomando conta do País, seja na política, na cultura ou no futebol... hehehe.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Semana em Pílulas n.º 18

1) Emocionante: A cada prova fica mais sensacional a disputa na Formula 1. Mais uma vez aconteceram coisas estranhas que estão resultando num final de temporada imperdível. Hamilton largou na pole e Massa em 5º. Na largada o inglês já se enroscou com o finlandês Kimi Raikonnen. Por isso, ele foi punido e teve que cumpria a pena passando pelos boxes. O mesmo aconteceu com o Brasileiro da Ferrari que se enroscou com Hamilton em uma ultrapassagem. Resultado disso: O espanhol Fernando Alonso levou a melhor e por conseqüência o grande prêmio do Japão. Massa chegou em sétimo e somou mais 2 pontos enquanto que Hamilton amargou uma 12ª colocação.

2) Renato Russo: Ele foi um dos maiores poetas do Brasil e do mundo. Neste sábado, completou 12 anos da morte do líder da Legião Urbana. O material deixado por este artista ficará eternizado pra sempre na música. Era um cantor com voz inconfundível, interpretação forte e inteligente ao brincar com as palavras que transformava em canção. O Brasil sente saudade e presta homenagens sempre a esse cara que foi e será sempre um grande nome na nossa música.

3) Ganhou: O time do Dunga fez 4 a 0 na “forte” seleção da Venezuela. Não quero parecer q estou sempre de mau com o treinador brasileiro, mas vencer a equipe venezuelana é como brigar com bêbado. Se bater, bateu num bêbado. Se apanhar, apanhou de um bêbado. Mas o que importa nisso tudo mesmo é que o Brasil fez o que tinha que fazer. Impôs o futebol como tem que ser uma seleção que é pentacampeã.

4) Que exemplo: Nada mais me surpreende. Olha só esta história que foi publicada no site clicrbs. Um guarda de trânsito em Porto Alegre foi flagrado bêbado. Se não bastasse o mau exemplo, além da embriaguez, ele foi autuado por ultrapassar pela direita (três vezes), deixar de sinalizar manobra com antecedência (três vezes), dirigir ameaçando os demais veículos e por desobedecer ordem de parada da polícia. O azulzinho (como são chamados os agentes de transito na capital gaúcha) vai responder a processo administrativo no Detran e poderá perder a habilitação por período superior a um ano.

5) Frase da semana: “Seu Silvio, muda o Pantanal de horário, coloca a Hebe no lugar”. Danilo Gentili do CQC ao entrevistar Silvio Santos no programa exibido na segunda dia 06/10.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Envelheço no feriado

Texto escrito por Eduardo Neto
Conheço muitas pessoas que consideram seus aniversários o dia mais importante do ano. Talvez isso seja um traço que cada um traga de sua infância. Me refiro a aquela bagagem que formamos nos primeiros anos de nossa vida e depois carregamos até o fim dela. De qualquer forma, respeito e concordo com todos que pensam dessa forma. É realmente um dia especial. Nos sentimos especiais quando as pessoas lembram de nós, recebemos presentes, visitas, ligações, abraços e outros cumprimentos. Quem não gosta de se sentir querido?
Já os meus aniversários costumam gerar histórias que poderei contar para meus netos; disso tenho certeza. Nos três últimos não tive muita sorte e, por isso, deixarei essas de fora. Mas trago comigo uma experiência que a maioria das pessoas não tem: fazer aniversário em um feriado. E não é um feriado qualquer, pois falo de sete de setembro.
Consigo lembrar claramente de como era na escola. Os colegas que faziam aniversário durante a aula, recebiam algo da professora, a turma cantava parabéns, ganhavam algum tipo de “lanche especial”, e outras pequenas homenagens. Depois chega a época das sacanagens, quando os companheiros de classe passam a levar ovos, farinha, erva-mate e outras coisas, que misturadas e devidamente aplicadas no cabelo, podem transformar-se em um shampoo um tanto difícil de se retirar.
No meu caso, tudo sempre foi diferente. Nada de festinhas de turma, ou shampoos estranhos. Normalmente havia o compromisso de participar do desfile da escola nas ruas de São Leopoldo. Nesses dias, a preocupação com a bateria, as bicicletas, a organização das filas e outros detalhes do desfile, faziam até com que eu me esquecesse que aquele deveria ser meu dia especial.
Quando perdi o interesse pelos desfiles, algo que não demorou a acontecer, entrei na fase das festinhas caseiras. Porém, como minha cidade fica perto do litoral, as famílias de meus amigos mais próximos optavam por ir para a praia e meu evento perdia público.
Depois dos 18 anos, os ventos começaram a soprar ao meu favor. Passei a ter a oportunidade comemorar em casas noturnas, ou ir à praia com os amigos que viajavam com suas famílias quando éramos crianças. A partir daí foi uma beleza. O “aniversário do Batata”, em algum lugar, na véspera do feriado passou a ser algo que me fez entender o sentimento citado no início deste texto. Amigos reunidos, fazendo um churrasco, dançando em uma festa ou tomando uma cerveja comigo.
Sou uma pessoa que pensa demais na vida e, normalmente, durante essas divagações é que percebo como esses pequenos detalhes podem fazer tanta diferença. Acho até engraçado quando alguém comenta comigo: “Meu aniversário caiu em um domingo. Que estranho!”. Normalmente me limito a responder que sei como é, pois o meu é sempre em um “domingo”.

domingo, 5 de outubro de 2008

Semana em Pílulas n.º 17

1) Voto: Desde os meus 16 anos eu voto a cada eleição. Portanto, são 10 anos, Começou em 98 quando Fernando Henrique se reelegeu Presidente e para governo do RS foi eleito Olívio Dutra. Depois disso ocorreu mais quatro eleições. Neste pleito tive que justificar o voto pela primeira vez. É algo estranho, mesmo achando que o voto não deveria ser obrigatório senti falta de ir votar e ver o movimento nas urnas, sem contar o fato de rever os amigos no meu colégio Rodrigues Alves.

2) Nesta o Castro Neves dançou: O piloto Hélio Castro Neves foi preso nos EUA por sonegação de impostos. Ele só foi liberado após pagar fiança. Helinho que já venceu as 500 milhas de Indianápolis (prova clássica na Formula Indy) disse em entrevista que vai provar sua inocência. Com o perdão do trocadilho, tomara que ele consiga sair dessa corrida vencedor. Ah só pra explicar o porque do dançou no título do texto, é que Castro Neves foi o vencedor de uma espécie de “dança dos famosos” nos EUA.

3) Brasileirão: Só pra não dizer que não falei no resumo da semana, o Grêmio depois da sacudida que tomou no clássico contra o Inter jogou o suficiente para ganhar do botafogo e seguir na briga pelo título. Já o colorado decepcionou. Tomou 4 do Coritiba e fica cada vez mais distante da Libertadores 2009.

4) Yahoo: Esta semana vi a Banda Yahoo na ativa. Eles estiveram no Jô Soares. Acho que foi uma banda que terminou que ninguém sentiu falta. Mas como sempre é hora de recomeçar, adivinhem? Eles gravaram um DVD com os sucessos. A gravação foi no ano passado, mas só agora é que fui tomar conhecimento. Hehehe... Para os fãs vai um trechinho aí do meu conhecimento musical dessa banda, da época em que eles só apareciam na Xuxa. O nome da canção é “mordida de amor”. “Eu não quero tocar em você oh Baby, e fazer seu jogo vai me deixar louco...”.

5) Frase da Semana: "Vou levar o green, o verdinho". Marcelo D2, em momento Planet Hemp, ao ser indagado por Marcos Mion sobre o que levaria para a Jamaica

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eleições no Grêmio

As cartas para a presidência do grêmio estão lançadas. Duda Kroeff e Antõnio Vicente Martins disputam ainda neste mês quem será o novo comandante tricolor. Confesso que achei duas boas opções com estilos bem diferentes. Primeiro porque foge dos nomes de sempre como Cacalo, Adalberto Preiss, César Pacheco, Saul Berdichevski, Antônio Carlos Maineri, Denis Abraão, José Alberto Guerreiro e o próprio Paulo Odone, que já deu a sua contribuição e foi fundamental para a retomada das finanças e da auto-estima do clube. Claro que sei que essas “velhas raposas” que citei estão bem envolvidas nas duas campanhas, o que não poderia ser diferente. Quero dizer que não sou contra a participação desses dirigentes. Acho que são experientes e importantes para o Grêmio, mas a hora é de criar novas lideranças que queiram deixar o tricolor gaúcho no lugar que ele merece, entre os grandes e disputando o título.
Quem lê pode pensar, “mas esse cara que está escrevendo é louco, o Grêmio desde que voltou da série B tem ido bem”. De fato, mas é importante que tenham novos nomes para balançar e motivar a estrutura que completou este ano 105 anos.

Voltando aos candidatos, os dois nomes estiveram presentes em outras administrações, mas sem grande destaque. Duda Kroeff tem um perfil mais diplomático na linha de Fábio Koff, Obino, Adalberto Preiss e César Pacheco. Um cidadão inteligente capaz de montar uma boa estrutura principalmente de clube. Já Antõnio Vicente Martins é mais coração segue o estilo de Paulo Odone, Paulo Pelaipe, Cacalo e André Kriguer. No caso, esses dois últimos nomes que citei como um perfil semelhante a Vicente Martins apóiam Kroeff.

Discursos: Está no site globo.com

Martins: "Queremos um grande time de futebol para que possamos conquistar os títulos que o Grêmio merece. Se nos classificarmos para a Libertadores, seremos novamente campeões da América. Além disso, temos como compromisso a modernização do clube, e aí está inserida a Arena. Mas o principal compromisso é o futebol".

Kroeff: "O Grêmio se remete a minha infância, lida com minha vida. Nem quero falar do meu pai, porque aí bate uma saudade. A vontade que tenho é de administrar o Grêmio de forma moderna. Temos a Arena pela frente, que será a oportunidade de levar o clube a um novo patamar de administração".

Acho que as duas falas mostram bem o que disse acima. Gostei é claro mais do discurso de MartinsO primeiro turno está marcado para o dia 13 de outubro

domingo, 28 de setembro de 2008

Semana em Pílulas n.º 16

1) Divisor de águas: O clássico Grenal tem este poder e magia de ser um divisor de águas. A goleada do Internacional foi incontestável. O time jogou melhor, teve mais volume de jogo e ganhou o meio de campo. O Grêmio foi um time apático e sem criatividade, coisa que tem sido normal desde os “grenais” pela Sul Americana. Mais uma vez um time comandado pelo Celso Roth começa a cair de produção na hora decisiva do campeonato.

2) Novo Líder: o Palmeiras assume a ponta do Brasileirão com o mesmo número de pontos que o Grêmio (50). A diferença é que o clube paulista tem uma vitória a mais nos critérios de desempate

3) A virgem do Pornô: A sobrinha da Gretchen, Carol Miranda aceitou fazer um filme adulto por R$ 500 mil. Para assinar o contrato ela teve que apresentar um atestado médico um pouco diferente dos demais trabalhadores brasileiros quando começam no serviço. O exame que a jovem teve que apresentar para a produtora Sexxy World é que ela ainda é menina “moça”. O título do filma da futura rainha do “bumbum”: “Fiz pornô e continuo virgem”. Por que será? Hehehe.

4) Avante Xavante: O Brasil de Pelotas está na fase final da série C. Que ótima notícia, pode ser a retomada deste clube que tem uma torcida fiel. Sorte ao clube na seqüência do campeonato.


5) Frase da Semana: “A máquina amarelou e veio devagar” Índio, Zagueiro do Internacional ao definir a vitória do Grenal por 4x1 e comentar a frase dita por Paulo Odone “Vamos jogar os 90 minutos para ganhar e passar a maquina”.
Frase Bônus: “A marca de chocolate é Galático” Vitório Pífero, também sobre a vitória no Grenal

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Será a última convocação de Dunga?

Muitos colegas jornalistas que cobrem o dia-a-dia do futebol afirmam que pode ser os dois últimos jogos da seleção com Dunga no comando. Não tenho tanta certeza assim. Ao que me parece ele ainda está prestigiado pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira. Mas como venho comentando no blog gostaria de ver outro técnico no comando da seleção. Até lancei alguns nomes como Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho, mas confesso que também não me emocionam muito. Pelo menos, acredito que esses dois estão credenciados pelas últimas campanhas com seus clubes. Tem ainda o carioca Paulo Autuori que está treinando fora do País.

Convocação
Como de costume dunga manteve os nomes que vem chamando para seleção, o que é coerente. De novidade na lista tem o meia-atacante e ex-lateral direito Mancini que está jogando pela Inter de Milão. O jogador já devia ter sido chamado a muito tempo, principalmente quando era a estrela do Roma ao lado do italiano Totti. Tem também às voltas de Káka, Pato e Doni. Além da não convocação de Ronaldinho

Seleção com jogadores do Brasil

No artigo do último dia 14, comentei no resumo da semana que o Dunga deveria convocar uma seleção formada por atletas que atuam no Brasil. Assim, tomei a ousadia de escalar o time titular e os reservas. Vê se presta a atenção dunga!!

Goleiros: Victor (Grêmio); Fábio (Cruzeiro)
Laterais: Léo Moura (Flamengo); Juan (Flamengo); Vítor (Goias) e André Santos (Corinthians)
Zagueiros: Léo (Grêmio); Thiago Silva (Fluminense) André Dias (SP) e Fábio Luciano (Flamengo)
Volantes : Hernanes (SP); Ramires (Cruzeiro); Willian Magrão (Grêmio); Rafael Carioca (Grêmio)
Apoiador: Alex (Internacional); Diego Souza (Palmeiras), Wagner (Cruzeiro); Ibson (Flamengo);
Atacante: Nilmar (Inter); Kleber Pereira (Santos); Borges (SP); Keirrison (Coritiba)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Semana em pílulas: n.º 15

A semana que passou foi de crises no mercado econômico. Como no blog não quero esquentar a cabeça com isso, vamos aos nossos destaques:

1) Síndrome Roth: O Grêmio estagnou no campeonato brasileiro o que começa a deixar os torcedores preocupados. O Palmeiras está a apenas 1 ponto do atual líder que chegou a ter 6 de diferença para o segundo colocado. Para piorar, o próximo adversário é nada mais, nada menos que o arqui rival Inter. E como sempre, em clássicos não há favoritos.

2) 20 de setembro: Não poderia deixar passar batida essa data que é motivo de orgulho para os gaúchos. O dia representa a luta, a cultura e o ideal de um povo. Como diria o nosso hino: “Sirvam nossas façanhas de modelo pra toda terra”

3) Jota Quest prepara um novo disco: A previsão é que este novo trabalho chegue as lojas em Outubro. O nome do disco é La Plata. O primeiro single, que leva o mesmo nome do disco inédito deve chegar às rádios nos próximos dias

4) Inglês: Tenho assistido o campeonato Inglês nos últimos três anos e a cada nova temporada tem ficado melhor a competição. Esse ano tem os “atrativos” Felipão e Robinho. Mas o interessante é que pelo menos cinco times jogam com chances de ganhar o título: Mancheter United, Chelsea, Liverpool, Arsenal e Manchester City. Ao contrário dos demais campeonatos europeus quando no máximo três equipes brigam pelo título

5) Frase da semana: “É muito louco pensar que a Sandy casou! Poxa, ela não poderia ter casado. Quem os brasileiros vão usar como exemplo para suas filhas, agora? De uma pessoa talentosa, trabalhadora, com valores e...virgem! A Maísa?”
Marcos Mion, 'desesperado' com o casamento de Sandy e Lucas Lima

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os medos da sociedade moderna

Texto escrito por Eduardo Neto

Em meus textos gosto de trazer relatos do dia-a-dia e neste trago uma constatação um tanto triste. Andei um pouco desorganizado com meu tempo e compromissos. Mesmo assim, arrumei uma brecha na agenda para uma atividade física e fugir sedentarismo. Então comecei a freqüentar uma academia que fica na quadra da minha casa, depois de voltar do trabalho. Após os dois primeiros dias, pensei em ir correndo até lá, com a intenção de chegar com o aquecimento “iniciado”. Criado esse hábito, passei a reparar na reação das pessoas na rua, quando passo por elas. É impressionante! Os que estão de costas, ao ouvirem meus passos, viram-se com expressões de preocupação em seus rostos. Algo como “por que esse cara está correndo atrás de mim?”. Nada muito diferente das pessoas que estão caminhando na direção oposta. Estas costumam evitar-me; sequer me olham direito, afastam-se e, normalmente, encolhem-se como que assumindo uma posição de defesa.
O mais impressionante é que sou apenas um cara de bermuda e casaco, correndo com uma toalha em mãos. Mas essa é a sociedade na qual nos acostumamos a viver. Se observamos alguém correndo em nossa direção, principalmente à noite, ficamos assustados. Outro exemplo que trago comigo é o de uma amiga que foi assaltada, no início do ano, por dois homens em uma motocicleta. Desde então, ela evita andar na rua sozinha, principalmente se estiver escurecendo, e assusta-se a cada vez que passa um moto.
A triste constatação que posso fazer é que vivemos com medo. Estamos acostumados a ter assombração de assaltos, roubos, seqüestros, que nos tiram a paz e impedem que possamos ter uma vida normal.
Solução? Não tenho... como comentei no início, esta é apenas uma triste constatação.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Desafio das décadas

A pedido da minha amiga Lu encarei o desafio das épocas. Tanto procurei diversos perfis e fui parar nada mais nada menos do que nos anos 70. Acho q poderia muito bem trabalhar no filme anos incríveis... hehehe
Bah!!! tá certo q já sou feio, mas não imaginei q nos anos 70 ia ser tão horrível... hahaha

Quem quiser viajar no mundo da imaginação é só clicar em http://www.yearbookyourself.com/ . O site tem várias fotos que vai dos anos 50 até o ano 2000.

O que gostei desta foto foi dos cabelos. Como diria o filósofo "minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos..."

domingo, 14 de setembro de 2008

A Semana em pílulas: nº. 14

Numa semana em que foi de muitas mudanças para este blogueiro, vamos aos nossos destaques desta edição.

1) Brasileirão pega fogo: A derrota do Grêmio para o Goiás dá novo animo às equipes que tentam se aproximar do líder na busca do título do Brasileiro. Chama a atenção a queda de rendimento do grêmio nas últimas partidas. Celso Roth vai ter que pensar em novas alternativas para que o time retome as boas atuações. Acho que Soares pede passagem no ataque e Richard Morales tem que ser no mínimo opção de banco.

2) F1: Também pega fogo o mundial de Formula 1. Agora só um ponto é a diferença do inglês Lews Hamilton para o brasileiro Felipe Massa. No grande prêmio da Itália o vencedor foi Sebastian Vettel que ganhou a primeira prova da carreira nesta competição.

3) Seleçãozinha: Mais uma vez ficou provado que o time treinado por Dunga é apático. Falta entrosamento, vontade e tática. Nunca fui muito favorável a tese de convocar apenas atletas que atuam no Brasil, porque acho que os jogadores que atuam no exterior estão lá por méritos ou por terem um bom empresário. Mas estou revendo esse conceito. Se é pra jogar um futebol em ritmo de amistoso contra a Bolívia, então que se convoque os atletas que disputam o Brasileirão. Dá pra montar um time competitivo que mostrará vontade de jogar pelo menos.

4) Eleições SP: A lei eleitoral cria uma série de restrições com relação a comentários envolvendo políticos. Como não é o objetivo deste blog falar de política, nem fazer campanha para algum candidato, limito ao nosso leitor apenas alguns nomes de artistas conhecidos que disputam a eleição para vereador em SP para aguçar a curiosidade. Lá vai alguns nomes na lista: Luis Carlos (vocalista do Raça Negra); Netinho de Paula (ex-vocalista do Negritude Júnior e Mano da Cohab city) Wladimir (ex-jogador de futebol pelo Corinthians); Marcelo Aguiar (cantor Sertanejo Gospel); Ademir da Guia (Ídolo do Palmeiras na década de 70); Agnaldo Timóteo (Cantor); Aurélio Miguel (Judoca, medalha de ouro em seul 88) e Maurício Cafu (irmão do Cafu)
*P.s.: Os candidatos citados apareceram na propaganda eleitoral gratuita de televisão no sábado dia (13/09)

5) Frase da Semana:
“O nada quase sempre dá em Nada” Ricardo Noblat

sábado, 13 de setembro de 2008

O que pode mudar em 20 minutos?

Por mais de dois anos diariamente repeti essa frase “Em 20 minutos tudo pode mudar”. Há quase um ano mudei para Brasília e esse slogan deixei guardado com muito carinho. Quis o destino mais uma vez me encaminhar ao Grupo Bandeirantes, desta vez, aqui no Planalto central. A partir de segunda-feira voltarei a usar a famosa frase “Bandnews FM em 20 minutos tudo pode mudar”. Com certeza será um novo desafio e uma alegria grande voltar a um veículo de comunicação respeitado em todo o país e de muita credibilidade. Algumas adaptações é claro que serão necessárias nesta trajetória. Acho que uma das mais complicadas será diminuir o sotaque gaúcho que ainda é muito carregado. Não é fácil deixar de dizer algumas palavras de uma hora para outra como: “bah; tri legal; bem capaz; vou fazer o rancho, tu” entre outras expressões características do RS. Mas tenho cuidado muito para reduzir o sotaque. Perder ele jamais, mas quem sabe maquiar um pouquinho... hehehe

Estréia:
Para quem interessar, estarei das 18h às 24h de segunda a sexta no ar e nos plantões de fim-de-semana.
P.s. A foto é antiga e foi tirada no estúdio da Bandnews FM Porto Alegre

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Semana em pílulas: nº. 13

Os grampos telefônicos no Supremo tomaram conta do noticiário da semana. Mas isso fica pros “noticiosos” diários. Vamos aos nossos destaques:

1) Seleção do Dunga: Não encontrou dificuldades contra o Chile. Dunga foi arrojado e inteligente ao escalar três atacantes. O time deu certo porque além da equipe chilena não se apresentar bem Diego e Luis Fabiano estavam inspirados. Vamos ver se o Dunga mantém esse estilo de jogo daqui pra frente nas eliminatórias.

2) Depois da Chuva a seca: Se a chuva do último fim-de-semana trouxe uma trégua para o clima seco de Brasília isso durou apenas dois dias. Depois disso a umidade relativa do ar na capital do País ficou em torno dos 20%. Como aqui é oito ou oitenta, tenho que lembrar que quando começar a chover (o que deve acontecer só no final de outubro) é temporal todos os dias.

3) Perto do título: Esta é a sensação que tenho a cada rodada do Brasileiro com relação ao Grêmio. Mesmo estando tudo muito equilibrado o tricolor mantém uma regularidade de bons resultados em casa e fora. Na rodada do próximo fim-de-semana pode decidir muita coisa. O Grêmio vencendo o Goiás e Palmeiras empatando com o cruzeiro podem deixar o Grêmio muito próximo do tri brasileiro.

4) Rebecão: Na sexta-feira veio a confirmação de que a nadadora Rebeca Gusmão foi banida da natação. Ela tenta reverter na corte arbitral, mas a situação dela é muito difícil. A brasiliense tinha um grande potencial, mas infelizmente para ganhar mais massa muscular utilizou níveis elevados de testosterona (hormônio masculino) o que apareceu no exame antidoping.

5) Frase da Semana: “Ele não ganhou, mas levou” Galvão Bueno sobre a vitória de Lewis Hamilton que foi punido e perdeu os pontos para Felipe Massa na Fórmula 1

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Semana em pílulas: nº. 12

Foi uma semana que teve como foco mais uma vez o poder judiciário. Teve o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a demarcação da reserva indígena raposa serra do sol em que o ministro Menezes Direito pediu mais tempo para avaliar a situação. O outro ponto foi o presidente do STF Gilmar Mendes que reclamou de grampo telefônico em seu gabinete. Mas vamos aos nossos assuntos de sempre no blog.

1) “Choveu na Brasília”: Depois de 124 dias sem uma gota d’água na capital federal, São Pedro ouviu minhas preces e mandou uma chuva neste fim-de-semana. Claro que a garoa que caiu foi muito tímida, mas como diz o poeta “que a chuva traga Alívio imediato”,

2) Série D do Brasileirão: A idéia é boa e começa a valorizar mais os campeonatos de futebol. Além disso, diminui os custos e pode aumentar a renda dos times pequenos que sonham em um dia serem grandes. Sinto saudade dos campeonatos regionais que deveriam retornar modificando a fórmula de disputa dos estaduais.

3) Briga pelo título: Ao que tudo indica a briga pelo título do Brasileirão vai ficar entre Grêmio e Palmeiras. Líder e vice vão se distanciando dos demais clubes. A diferença entre o tricolor e o verdão segue em 5 pontos.

4) Pouca vogal na ativa: A partir do dia 11 de setembroo duo formado por Humberto Gessinger e Duca Leindecker vai disponibilizar 8 músicas inéditas no site http://www.poucavogal.com.br/. Humberto diz no site dos Engenheiros que nos shows da dupla além das inéditas vão entrar algumas canções dos Engenheiros do Hawaii e do cidadão Quem. O primeiro show acontece no dia 17 de outubro no Bourbon Contry em Porto Alegre.

5) Frase da Semana: Dita por Jô Soares “O Dunga não entende de futebol nem aqui, nem na china”

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Semana em pílulas: nº. 11 - Olimpiadas

Acabou!!! Infelizmente, minhas madrugadas não serão mais as mesmas. Depois que eu assisti ping-pong às 3h da manhã não dúvido mais nada... Na próxima Semana volta o resumo a sua normalidade... hehehe

1) OURO: Mais do que merecido para Maurren Maggi e para as meninas do vôlei. Foi emocionante ver a dedicação e o desempenho perfeito dessas atletas que orgulharam o Brasil.

2) PRATA: Robert Scheidt e Bruno Prada na vela, Vôlei masculino e Marcio e Fábio Luiz no vôlei de Praia. Foram pratas com gosto de ouro. A superação da dupla na vela para conseguir o segundo lugar. A exibição primorosa na quadra do vôlei americano tirou o nosso bi olímpico na era Bernardinho. Já na praia a falta de calma e leitura de jogo impediram os “brasucas” de derrotarem a dupla americana

3) BRONZE: Nossa grande guerreira desacreditada no Taekwondo Natalia Falavigna e as veleiras Isabel Swan e Fernanda Oliveira. Surpresas ótimas no fim dos jogos de pequim. Mandaram super bem!!!

4) MICO: A seleção brasileira de Futebol masculino. É importante uma medalha nos jogos olímpicos? Sim é ótimo. Mas o time do Dunga foi um vexame. Uma seleção com atletas que dão inveja a qualquer time ter um rendimento tão abaixo da média é um fiasco. Sei que o time argentino é bom e que em clássico não tem favorito. Mas a derrota para os “hermanos” apenas foi um reflexo de um time sem comando e estrutura tática. Para não ter um choro mais doloroso logo ali adiante é necessário mudanças rápidas e drásticas.

5) Expectativa:.Que em 2012 o nosso desempenho em Londres seja bem melhor. Que as nossas reais esperanças de medalhas consigam êxito e que sempre algumas boas surpresas apareçam. Para isso é necessário prepara desde agora. E outra coisa, que os nossos atletas aprendam a se concentrar melhor para que evite erros. Para isso seria bom que o COB e as federações coloquem a disposição dos atletas acompanhamento psicológico para que não dê “apagão” ou nervosismo exagerado nas decisões de medalhas. Sem contar num investimento mais digno aos heróis que não recebem incentivos e mesmo assim brigam por medalhas.

sábado, 23 de agosto de 2008

Uma nova era de entretenimento

Texto escrito por Eduardo Neto

O entretenimento digital vêm tomando o espaço da vida das pessoas já há alguns anos. Computadores pessoais, videogames, mini games, celulares... Enfim, uma infinidade de aparelhos que podem distrair alguém por um bom tempo. Obviamente, defendo a importância da leitura, do cinema e todas as formas de arte que conhecemos desde os primórdios. Porém, algumas empresas estão conseguindo mexer com os sonhos das pessoas de uma forma impressionante.
Em Décadas passadas, os autores de histórias em quadrinhos de super-heróis fizeram as pessoas sonhar. Fãs deliravam com as aventuras de personagens totalmente fictícios como o Homem-Aranha, Batman, Hulk, entre outros. Os super-poderes já foram muito desejados. Os filmes, com efeitos especiais de encher os olhos, trouxeram a tona, mais uma vez, este desejo. Muitos fãs de quadrinhos dos heróis anteriormente citados ficaram estasiados com as películas da nova geração do cinema.
Porém, estas artes não são novidades para o ser humano. Apesar de acompanharmos uma evolução tecnológica, o cinema, a TV e as HQs continuam os mesmos, em essência. Eles contam estórias que deixam as pessoas maravilhadas por seu conteúdo e, nos dias atuais, por seu visual. Sejam os efeitos especiais dos filmes, seriados ou os acabamentos dos quadrinhos, o público tem ficado cada vez mais “boquiaberto” Talvez tenha sido tarde, na opinião de algumas pessoas, mas tive a oportunidade de experimentar uma das novas manias desta geração. Me refiro ao jogo Guitar Hero. Mais precisamente ao 2º título desta franquia, para o Playstation 2.
Sei que o jogo ou o “controle-guitarra” que foi lançado especialmente para ele não são novidades. Mas o fato é que ele mexe com os jogadores de uma maneira diferente. Qual o apreciador de uma boa música que nunca pensou em ter uma banda? Aprender a tocar algum instrumento, fazer shows, enfim: ser um astro do rock. Esta nova geração de entretenimento digital tenta chamar a atenção do público de uma maneira extremamente inteligente; mexendo com sonhos. O interessante nesse caso é que o jogo contagia tanto músicos como os “não músicos”. Como baixista, pensei que seria uma barbada tocar-jogar. Doce ilusão... a curva de aprendizado é um tanto longa e, por sorte, divertida. Comecei desacreditando que aquele falso instrumento que tinha em mãos não me traria a sensação que tenho ao tocar com músicos reais. Outro engano. Quando me dei conta, já não estava mais sentado. Lá estava eu em pé, na frente da TV, com a “guitarra” em mãos, batendo o pé para marcar o tempo da música e com a mesma postura que assumo ao tocar meu baixo.
Infelizmente, não tenho tempo livre para ensaios ou shows. É inviável dedicar-me a música como eu gostaria. Acredito que eu não seja o único. Assim, os novos meios de entretenimento conquistam seu espaço na vida das pessoas de todas as idades. A partir de hoje meu quarto passa a abrigar três instrumentos musicas: um violão, um baixo e a “guitarra” do Guitar Hero.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nostalgia da vez

Texto escrito por Eduardo Neto

Andei pensando sobre o comportamento das pessoas e reparei o seguinte: o ser humano é uma criatura nostálgica. Alguns colecionam brinquedos, bonecos(as), carrinhos, miniaturas, latinhas, qualquer objeto. Conheço um colecionador de discos. Não vamos pensar em nada que envolva muita tecnologia, como CDs, pois me refiro ao bom e velho"LP", "Long Play" ou "bolachão", como são conhecidos. Me refiro a alguém que cuida de seus discos com o mesmo cuidado que uma mãe cuida de um filho. Após longas conversas com pessoas de diferentes idades, lugares e profissões, percebi que a nostalgia está sempre presente. E que na maioria das vezes, ela se manifesta na forma de objetos colecionáveis ou difíceis de serem encontrados por não existirem mais. Em casos mais extremos, podemos presenciar pessoas pagando cifras absurdas por coisas antigas ou relançamentos de objetos que lembram alguma fase da sua vida. No caso da minha geração, os nascidos na década de 80, algo que marcou nossas infâncias, certamente, foram os videogames. Atualmente, essas super máquinas são capazes de renderizar gráficos e resolver cálculos complexos com tanta rapidez que a maioria dos computadores pessoais ficaria com inveja. Se a tecnologia evoluiu desta forma, por que uma empresa se preocuparia em relançar consoles já ultrapassados como o "MasterSystem III" ou um "Mega Drive" portátil? A resposta desta pergunta é o título deste texto. Esta é a nostalgia da vez. Eu gostaria muito de ter um destes consoles novos. Playstation 3, Xbox360 ou o Nintendo Wii. Tenho certeza que os três são excelentes máquinas e me divertiriam por horas. Mas quando ví aquele Mega Drive portátil, cheguei a fechar os olhos. Imaginei jogando clássicos, como Sonic, em algum lugar bem diferente do meu quarto, onde se encontra meu PS2. Um jogador mais recente não vai gostar destes consoles relançados. Dirão que os gráficos não são bons ou que os jogos são simples. Então, vamos festejar os relançamentos e a nostalgia dos videogames da décadade 80.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Por favor tirem o anão do comando: Branca de Neve já!!!

Bastou pegar uma seleção um pouco melhor para aparecer as deficiências do time do brasileiro. O maior problema da equipe, seja ela olímpica ou a principal, está no banco de reservas e tem nome Dunga. Ganhar ou perder faz parte do jogo, a situação é que o time não tem estrutura e dinâmica de jogo. Não venham colocar a culpa de que não teve tempo pra treinar, pois as outras principais seleções como a Argentina, por exemplo, também não tiveram. Vou utilizar uma frase do grande Galvão Bueno “O time se apequenou” O Brasil no comando do Dunga está jogando com medo de todos os adversários. Respeitar é uma coisa, ter medo é outra. Uma seleção com história, mesmo que a olímpica nunca tenha vencido nada, tem que impor e mostrar jogo. A tática quando bem executada dá bons resultados. Mas o que se viu não era uma estratégia de esperar o adversário para aplicar o contra-ataque como golpe fatal. O que o “sr Dunga” fez foi tentar não tomar gol. Nem o meu querido 15 de Campo Bom ou o Legião aqui de Brasília fazem isso.

O Futuro da Seleção

Espero que o Ricardo Teixeira faça mudanças, mas acho difícil. Caso mude, Dunga não deve ser demitido e sim recolocado em outra função, como Coordenador técnico por exemplo ou pedir demissão. Se manter essa comissão técnica estaremos fadados a não conquistar mais uma vez a copa do mundo

O Patrão
Não culpo Ronaldinho Gaúcho pelo desastre. Dá pena ver que um jogador genial como ele atuar como ex-atleta. A impressão que tenho é que o Ronaldinho está sempre jogando como se tivesse atuando pelo Trianon (equipe formada no RS para amistosos durante as férias dos atletas). Se quiser emplacar no Milan e voltar a ser o melhor do mundo vai ter que colocar muita vontade e um bom preparo físico.
A frase da Semana

Inclusive foi retirada do blog do Noblat. Essa foi dita pelo grande narrador da Band Luciano do Valle no fim do jogo Argentina 3 x 0 Brasil
“Acabou! Felizmente acabou!”